Lipoenxertia: entenda o que é

quin, 16/09/2010 - 10h56

Lipoenxertia entenda o que é

Para quem quer fazer alguns ajustes no corpo, mas ainda não está decidida, a opção pode ser a lipoenxertia (ou lipoescultura) - trata-se de um procedimento cirúrgico como qualquer outro, mas a diferença é que ele consiste na retirada de gordura do organismo da paciente e a recolocação em outras partes do próprio corpo.

O cirurgião plástico Gustavo Tillman, membro da Sociedade Cirurgia Plástica, explica que depois de uma lipoaspiração, a gordura retirada é preparada - por meio de filtragem para retirar fragmentos indesejáveis - e, por fim, enxertada na nova área.

Luís Pinotti, que também é cirurgião plástico, avisa que o procedimento é comumente aplicado "no rosto, onde é possível aumentar os lábios, diminuir o ‘bigode chinês’ e melhorar a projeção malar". Segundo ele, também é possível aumentar o volume do bumbum e dos seios e corrigir áreas que apresentam leves depressões.

Luis comenta que normalmente as mulheres que optam pela lipoenxertia na área dos seios fazem isso porque ou não querem colocar o silicone propriamente dito ou são impossibilitadas, devido à histórico clínico, como lupus ou esclerodermia. No entanto, Gustavo adverte. "No seio, com o tempo, pode ocorrer uma fibrose local e o enxerto ser confundido com nódulo de mama".

Agora, se o assunto é o bumbum, Luis conta que o resultado da lipoenxertia é bem satisfatório. "Diferente da prótese glútea, costuma deixar o bumbum arrebitado, redondo e de maneira natural".

Como qualquer outra cirurgia, a lipoenxertia também pode ocasionar algumas complicações ao organismo. Hematomas, infecção e tromboembolismo são alguns dos sintomas adversos que podem ocorrer. O jeito é tomar bastante cuidado e seguir as indicações do pós-operatório corretamente.


E, antes de tudo, sempre tome o cuidado de procurar um profissional qualificado para tratar do seu problema. "Todo procedimento cirúrgico pode apresentar riscos para os pacientes, sobretudo quando não são feitos por profissionais adequados. A lipoenxertia possui riscos, porque a gordura pode atingir um vaso sanguíneo e provocar embolia pulmonar ou cerebral", alerta Luis.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas