Especiais > Espelho da Beleza |

Adolescentes não querem ajudar nas tarefas de casa

sex, 24/02/2012 - 06h08

Adolescentes não querem ajudar nas tarefas de casa

A adolescência é um período de oposição a tudo e quando se fala em ajudar nas tarefas de casa a coisa não é diferente. Muitos pais se queixam, pois os filhos não querem ajudar, se revoltam contra seus pedidos e fazem pouco de sua autoridade. Mas este pai perdeu as estribeiras e radicalizou na hora de resolver o problema da má vontade e queixas da filha adolescente por conta de ter obrigações em casa.

Após consertar o computador da filha, o pai leu no Facebook uma mensagem bem malcriada, onde ela reclamava, utilizando inclusive palavrões, sobre suas tarefas e sua vida difícil. Indignado o pai respondeu aos desaforos e destruiu o netbook da filha a tiros. A adolescente deve ter se arrependido de sua rebeldia pela internet, pois segundo o pai, a partir de agora é que ela vai ter, realmente, uma vida difícil.

A pedagoga e terapeuta Educacional Rebeca Broner, em seu artigo Incrível Adolescência, afirma que a sociedade americana considera o período difícil, ‘ de busca do grupo, da busca pela própria identidade ’. A má vontade com os afazeres domésticos é comum entre os 9 e os 12 anos, uma fase de tentativa de afirmação da individualidade.

A mãe Elaine Ferraz, vendedora, confirma a teoria. Ela afirma que a filha Beatriz, 12 anos, ouve mil pedidos para que ajude a lavar a louça, mas não se mexe. "Ela responde que depois lava e fica no computador. Ai acabo eu lavando. Tanto ela quanto o Douglas (filho mais velho) quando eu reclamo ou peço ajuda a eles , eles querem escolher os afazeres do tipo lavar a área, o que acaba virando uma bagunça por conta da molhadeira que fazem", afirmou.


O professor Aldemir Nobre afirma que só mudam de endereço. "Lá em casa quem mais lava louça sou eu, pedir eu peço, mandar eu mando, só que ninguém obedece", contou.

Por Catharina Apolinário

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Ana
qua, 16/05/2012 - 10h00 - reportar abuso

Eu concordo também que devemos incentivar as crianças com os afazeres da casa, afinal os pais trabalham para eles, e não tem essa de eles decidirem o que fazem, afinal voce é a autoridade ou não. É muito chato voce chegar do trabalho e ver que sua casa continua do mesmo jeito de quando voce saiu, isso desanima e faz os pais ficarem estressados e com razão. Ninguém vai tirar a infância di filho se o fizer ajudar com a casa, muito pelo contrário vai ajudar ele a se tornar uma pessoa organizada e responsável. Eu tenho uma filha de 7 meses mas tenho uma cunhada de 14 anos que não faz nada, mas não sou a mãe dela, no entanto isso não é problema meu. Boa sorte para as mamães.

responder ao comentário
rosemary maria da silva santos
sex, 30/03/2012 - 09h04 - reportar abuso

Nós não temos que ter medo nem dó,são nossos filhos que tanto amamos. Mas se não pedirmos com autoridade de pais,eles não irão obedecer. Eles são pessoas, sabem se aproveitar das situações e de nossos momentos de fraquezas e dúvidas, para com a educação deles. Fica esperto pai e mãe pra um dia não levar tapa na cara dos filhinhos queridinhos.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas