Diferenças e semelhanças entre gerações

qua, 24/06/2009 - 12h20

Diferenças e semelhanças entre gerações

Renato Russo já dizia na música Pais e Filhos sobre a divergência entre gerações. Muitas vezes jovens e adultos vivem em conflitos e tem opinião adversas sobre vários temas. Mas uma pesquisa comprova que às vezes essa distância não é tão grande assim.

O estudo "Juventude e Integração Sulamericana: diálogos para construir a democracia regional", coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e Instituto Pólis, confirma que jovens nos seis países pesquisados da América Latina compartilham com os adultos valores semelhantes em relação a temas morais e éticos, como a legalização do aborto. As gerações pensam de modo parecido, em geral contra.

Os dois grupos também estão de acordo que é importante o esforço pessoal para se melhorar de vida, e acreditam que a corrupção é a principal ameaça à democracia.

As gerações também se aproximam na hora de definir o que é prioridade para a juventude: eles creem que o mais importante para os jovens hoje é ter mais oportunidade de trabalho, embora os adultos acreditem mais na teoria de que a experiência é um fator de ingresso no mercado de trabalho.

Em relação a escolaridade, há um número maior de jovens alfabetizados do que as gerações mais velhas. No Brasil, 3% são analfabetos, contra 17% dos adultos. Entretanto, adolescentes são menos religiosos. Por aqui 14% dos jovens declaram não ter religião, contra 7% dos adultos.


O estudo - cujo questionário contou com 50 perguntas - é o primeiro a comparar gerações na América do Sul (50% dos entrevistados foram jovens de 18 a 29 anos e 50% adultos de 30 a 60 anos).

Por Juliana Lopes

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

gravidezamamentaçãopartoauxílio maternidade