Mamadeiras: limpeza e esterilização

Qui, 18/09/2008 - 14h53

Mamadeira

Vários fatores explicam porque o uso constante da mamadeira é um vilão para os bebês. Elas prejudicam a formação da fala e arcada dentária, ou mesmo a amamentação. Mas, muitos pais sabem que na prática é difícil lidar com os pequenos sem usá-las, principalmente em casos de “emergência”. Não tem jeito, ela já faz parte da nossa cultura, está nos chás de bebê, na lista de enxoval, enfim.

Antes de oferecê-la aos filhotes é preciso ficar atenta a higienização, afinal, uma legião de bactérias e vermes permanece nos bicos, mesmo depois de fervidos.

Publicidade

Imagine que o sistema imunológico do bebê ainda não está formado. Por isso, todo cuidado é pouco. Para se ter uma idéia, se a mamadeira não estiver bem esterilizada pode provocar sapinhos, diarréias e até infecções no sistema digestivo.

Após comprá-la coloque por cinco minutos no fogão ou microondas em um recipiente com água. Depois do uso, os bicos devem ser limpos com sabão neutro e água corrente, com escovas próprias para limpeza - você as encontra em lojas especializadas.

Assim que ele usar a mamadeira novamente repita o processo. E sempre troque os bicos artificiais a cada seis semanas, algumas dobras são difíceis de serem limpas e representam uma brechinha para germes e bactérias.

Outras dicas:

Amamentação - quantas vezes por dia?

Por Juliana Lopes

Leia Também

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Mãe faz quimioterapia durante gravidez
Mãe faz quimioterapia durante gravidez Veja aqui por vilamulher