O dilema do bebê no quarto dos pais

O dilema do bebê no quarto dos pais

Sandra e Luis resolveram se casar assim que gravidez, já planejada, aconteceu. Nos nove meses de preparação, planejaram como seria a vida depois que os dois virassem três. Mas Gabriel nasceu e muito do sonhado não era tão azul-bebê. Ele já tem um ano e os pais não conseguem tirar o menino do quarto do casal, mesmo com o de Gabriel todo preparado especialmente para ele. Não há quem faça o pequeno dormir por lá.

Para a psicóloga Célia Maria de Souza Terra, muito disso é culpa dos próprios pais, que o mal acostumaram desde recém-nascido. "Os bebês não devem ir para o quarto dos pais, nem quando bem pequenos. Isso tira a privacidade dos pais e pode dificultar o desenvolvimento independente da criança".

Se os pais insistem em ter os recém-nascidos por perto, Célia diz que um mês é o suficiente. Mais velhos do que isso, ela aconselha já levar a criança para o próprio espaço. A psicóloga, que faz parte do Departamento de Psicodinâmica da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, entende que não há fórmula exata de educação, mas acredita que o filho não deve ser usado como uma "barreira" no meio do casal. "Muitos dizem que continua tudo normal, que têm relações sexuais depois que os filhos dormem. Mas há sempre o risco de a criança acordar. E como ela não entende o ato, pode até achar que há violência e dor no quarto".

Fora isso, ela lembra que, mesmo dormindo, o sentido da audição permanece.

E se, como no caso de Sandra e Luis, Gabriel não consegue mesmo dormir no quarto ao lado? "Será mesmo que não consegue - ou os pais não sabem como suprir uma necessidade dele?", questiona. É preciso ter paciência e tolerância bem desenvolvidas para aguentar o choro do bebê e saber como agir. "Chamamos isso de continência, ou seja, perceber o sofrimento, não sofrer junto e achar uma solução".

Como muitas famílias brasileiras crescem mais do que as condições financeiras, e muitos casais tem mesmo que dividir o quarto com os filhos, a dica de Célia é que os pais sejam criativos. Uma cortina ou mesmo outro móvel por separar o ambiente e dar para cada lado, a privacidade de que necessitam.

Por Sabrina Passos (MBPress)

 

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

casamentogravidezsexoseparaçãoorgasmo femininoemagrecermaquiagempenteadosansiedadedietacortes de cabeloamamentaçãoinício das aulaspartoabortobolo de cenouraformaturadecoração para festa infantilauxílio maternidadedecoração para quartopensão alimentícia