Especial de Páscoa

Silicone não afeta amamentação

Qua, 20/01/2010 - 05h00

Silicone não afeta amamentação

As mulheres não precisam deixar a vaidade, nem o desejo de fazer uma cirurgia plástica de lado, se querem se tornar mães. Mas alguns cuidados podem ser tomados para que nem ela nem o bebê sejam prejudicados.

Uma das cirurgias mais comuns e populares do mundo é a colocação de próteses para aumentar os seios, e os mitos que rodeiam o silicone e a amamentação são muitos.

Publicidade

Se ele prejudica o bebê e se altera o gosto e as propriedades do leite materno são algumas das dúvidas que muitas mamães possuem.

"O silicone não interfere na amamentação. As próteses também não interferem na produção ou excreção do leite", garante o cirurgião plástico Múcio Leão, de Belo Horizonte, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. "O silicone não interfere na qualidade ou sabor do leite materno porque o silicone é um gel de alta coesividade que não ultrapassa pela membrana do silicone. Além disso, o implante fica abaixo da glândula mamária não tendo nenhum contato com o leite", completa o também cirurgião Lecy Marcondes Cabral, membro do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Existem certas cirurgias que podem sim afetar a mama e, consequentemente, a produção do leite materno, mas a colocação do silicone não é uma delas. "As cirurgias para a correção dos mamilos invertidos podem lesar os ductos ao liberar as fibras que mantêm a posição. Sobre a qualidade do leite, não há cirurgia que altere sua composição, que é hormônio-dependente", explica o médico. "A técnica de redução de mamas também pode comprometer e afetar a amamentação. Tudo depende do cirurgião, da região das mamas que ele vai fazer a redução e, principalmente, qual técnica vai utilizar", completa Lecy.

O tamanho dos seios também não indica se uma mulher terá menos ou mais leite. "A quantidade de leite produzida por uma mulher não está associada ao tamanho de suas mamas e sim com o estímulo hormonal que a paciente terá durante a fase de gestação", explica Lecy.

É normal que a mulher fique preocupada com a estética durante - e principalmente após - a gravidez. Mas as mães que possuem silicone e pensam em não amamentar por isso, estão bem erradas. Além de a amamentação ser muito importante para a criança e também para a relação entre mãe e filho, as próteses não são afetadas quando se amamenta.

"Silicone não sofre nenhum dano durante ou após a amamentação. As próteses modernas têm uma maior proteção contra a contratura capsular", afirma Lecy. O que pode acontecer é a amamentação aumentar a espessura dessa cápsula, o que causa o endurecimento da mama. "Mas isso acontece em apenas 2% a 4% dos casos, e o implante de silicone precisa ser trocado", conta.

E quem deseja ter um bebê em breve e também deseja aumentar os seios, tanto o Lecy Marcondes como Múcio Leão indicam que a mulher pode amamentar cerca de seis meses após colocar implantes de silicone.

Por Juliana Guastella (MBPress)

5 comentários no Vilaclub

Comente!
jessica jessica
Qui, 12/01/2012 - 23h32 - reportar abuso

olá. vou por silicone nos seios esse mês, meu médico só faz o procedimento de colocação pela aréola . pretendo dentro de 5 a 10 anos ter mais um filho(pois sou mãe de uma de 5 anos) e eu e meu marido gostaríamos de saber se esse procedimento pela aréola atrapalha na produção de leite pois não sabemos se dessa forma de colocar, o silicone fica atrás ou na frente das glândula mamárias. muito obrigada

responder ao comentário
karla karla
Seg, 30/05/2011 - 13h27 - reportar abuso

gostaria de por silicone mais ainda pretendo engravidar .será que apos a gravidez os seios com silicone ficam flacidos novamente?

responder ao comentário
louanna louanna
Qui, 17/03/2011 - 12h23 - reportar abuso

o silicone apos a amamentaçao tem q ser trocada e o peito tera queda

responder ao comentário
edena edena
Sex, 04/02/2011 - 17h06 - reportar abuso

oi seios caim depois da mamentasao cm protes eu vou ter trocar minha ou nao jafaz3 anos que tenho aminha estou gravida estou cm medo tem ploblema vai ficar feio meus seios

responder ao comentário
Cris Cris
Dom, 25/07/2010 - 21h13 - reportar abuso

Mulheres que operam seios enfrentam mais dificuldade para amamentar: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/771458-mulheres-que-operam-seios-enfrentam-mais-dificuldade-para-amamentar.shtml

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos