A arte de encapar cadernos

Qua, 22/10/2008 - 13h51

A arte de encapar cadernos

Fotos Paula Perdiz

Apesar da vontade de continuar eternamente de férias, voltar às aulas sempre foi motivo de euforia entre a criançada a partir do momento em que mães e pais dão início à arte de encapar e etiquetar livros e cadernos. Não era assim com você também?

Algumas gerações utilizavam (muita gente ainda deve se lembrar!) os memoráveis plásticos xadrez, na maioria vermelhos, verdes ou azuis, para esta tarefa.

Publicidade

Havia quem preferisse os contacts transparentes. A idéia era proteger o material, fazê-lo conservar-se novo até o fim do ano, a ponto de ser reutilizado por outros alunos. Depois, era só colar uma etiqueta branca no canto e escrever o nome e a série do aluno. Lá estava! Muitos guardam exemplares da época até os dias de hoje.

Encapar cadernos

Fotos Paula Perdiz

“Minha mãe é uma delas. Encapava tão bem que conseguiu guardar vários de recordação”, diz Mariana Leme, que mora em São Paulo e é mãe de Vinícius, de 8 anos. Ela também é a titular do trabalho de encapar os livros e cadernos do menino a cada início de ano. Mas, atualmente, esta tarefa anda bem mais fácil e rápida. É que os rolinhos xadrez cederam espaço para uma porção de modelos supermodernos com a mesma finalidade.

Quem vai às papelarias em busca do acessório encontra rolinhos plásticos dos mais diversos tipos e estampas: autocolantes, coloridos lisos, decorados, com linhas de personagens como Meninas Superpoderosas, Barbie, Looney Toones e muitos outros. Mas os mais práticos, sem dúvida, são as capas plásticas protetoras, com ou sem personagens ou decoração, no qual encaixam-se as capas dos cadernos e livros. Além de bonitos, são resistentes, capazes de durar por muitos anos escolares e se apresentam em diversos tamanhos.

E as etiquetas, então? A criatividade neste item superou o tempo. Hoje em dia é possível fabricar em casa mesmo modelos incríveis de etiquetas ao gosto do aluno. Há sites infantis, por exemplo, que disponibilizam vários modelos e personagens. É só preencher com o nome e a série, imprimir em papel autocolante, recortar e aplicar no material.

Leia também - Material escolar: compre de forma consciente

Por Adriana Cocco

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Nilson Augusto Nilson Augusto
Ter, 13/12/2011 - 09h36 - reportar abuso

Existe n Rio de Janeiro, um pessoal que executa serviço de encapar material escolar, apanhando na sua residencia e entregando. é o Encapando. veja informações no site:http://encapando.webnode.com/

responder ao comentário
izabella izabella
Sex, 29/04/2011 - 19h09 - reportar abuso

que que na que não da pra comprar mais é muito bonito e eu tó prescisando encapar o meu...

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Festa infantil \
Festa infantil \"Oficina de Arte\" Veja aqui por vilamulher