Especiais > Espelho da Beleza |
Imagem de assinatura

Atividades artísticas

ter, 03/03/2009 - 05h02

Desenhar, pintar, modelar... Libere a imaginação e a criatividade dos pequenos em casa, é fácil, barato e entretém até os mais agitados!

Quem não sossega com folhas de papel e lápis de cor? Vale também giz de cera, canetinha e até tinta para os mais corajosos. Com sorte e quintal a massinha também entra na fila! Quem achava que essas atividades são exclusivas das escolas e da educação informal está enganada. Desenhar e colorir estimula a criatividade, a coordenação motora fina, a concentração e o capricho, e desde que causem prazer, podem ser executadas em diversos lugares: na escola, em casa, e com um bloquinho e estojo em mãos, até nas saídas da família nos restaurantes ou barzinhos, dando sossego aos adultos e se desenvolvendo saudavelmente.

Valorizar os primeiros rabiscos é um passo importante na estimulação da criança com a arte. As garatujas (como devem ser chamados os rabiscos) são essenciais no início dessa trajetória, esses riscos desordenados logo ficarão circulares e aos poucos tomarão formas que poderão ser interpretadas sem a explicação oral da criança autora. Essa explicação feita pelo autor do desenho é tão importante quanto o próprio desenho. Experimente perguntar as crianças o que estão desenhando e você terá respostas surpreendentes e deliciosas de se contar!

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas