Brincadeiras antigas para entreter a criançada

Seg, 28/12/2009 - 17h14

Brincadeiras antigas para entreter a criançada

Férias, crianças em casa e mães usando toda a sua criatividade para entreter os pequenos sem gastar muito. Para te ajudar a animar a garotada, o Vila Filhos resolveu voltar ao passado.

Publicidade

Isso mesmo, que tal mostrar para as crianças brincadeiras antigas e bem diferentes dos jogos de vídeo game, computador e televisão? Confira as dicas e reúna a criançada, a diversão é garantida.

Amarelinha - você vai precisar de um pouco de espaço, quem sabe o quintal da casa da vovó? Risca-se a amarelinha no chão (com um giz de lousa), de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Então é hora de começar a brincar. O primeiro jogador joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo e assim por diante. Chegando ao fim vira e volta, depois, quando chegar no número 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2 e continua pulando. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.

Passar anel - os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta com quem está o anel.

Batata quente - os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Quem está na roda vai passando uma bola ou qualquer outro objeto de mão em mão enquanto quem está de fora, de costas para o grupo, grita "batata quente, quente, quente ... queimou!". Quem estiver com a bola quando a pessoa disser "queimou", é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Cabra-cega - É necessário ter um pouco de espaço e poucos móveis para que ninguém se machuque ou quebre algo. Tire a sorte no par ou ímpar para ver quem será a cabra-cega. Essa pessoa deverá ter os olhos vendados com um lenço. Depois disso, as crianças deverão rodar a cabra-cega e iniciar a brincadeira. Todos saem correndo e a cabra-cega deverá tentar pegar alguém. Quando conseguir é necessário adivinhar quem é. Se acertar, essa pessoa que foi pega será a próxima cabra-cega, se errar a cabra-cega continua sendo a mesma de antes.

Carniça - Quem estiver participando da brincadeira deve fazer uma fila. Todos devem estar curvados com as mãos apoiadas na coxa. Um participante começa pulando sobre todos. Quando pular a última carniça, para (na frente do primeiro da fila) e fica na posição dos outros participantes esperando que os seguintes pulem sobre ele.


Cobrinha - Duas pessoas seguram a corda perto do chão e começam a fazer ondulações. As outras começam a pular, quem tocar ou esbarrar na corda sai da brincadeira. Ganha o jogo conseguir ficar pulando mais tempo.

Por Larissa Alvarez

5 comentários no Vilaclub

Comente!
sarah crystina sarah crystina
Sex, 08/11/2013 - 11h40 - reportar abuso

obrigado estava precisamos

responder ao comentário
Thalita Thalita
Qui, 26/04/2012 - 17h13 - reportar abuso

adoroo brincar de amarelinha

responder ao comentário
Samantha Leite Samantha Leite
Sex, 18/11/2011 - 09h56 - reportar abuso

obrigada adoramos a ajuda bjis

responder ao comentário
maira maira
Sex, 21/10/2011 - 20h18 - reportar abuso

nao e

responder ao comentário
Ivete Ivete
Qui, 06/10/2011 - 20h16 - reportar abuso

Chega de computador, games e dvds ! Pelas brincadeiras antigas ! incentive seu filho ! Eu incentivo e meu filho vivencia !

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Avião e crianças: o que fazer?
Avião e crianças: o que fazer? Veja aqui por vilamulher