Conflitos entre pais e filhos

Sex, 08/02/2008 - 17h56

Nem sempre é fácil o entendimento entre os membros da família. É compreensível e natural que os jovens e os adultos tenham uma visão de mundo diferente. O conflito entre gerações sempre existiu.

Publicidade

Seria surpreendente se um adolescente pensasse como uma pessoa madura. Os jovens têm impulsos de rebeldia quando começam a formar seus próprios valores. Todavia, com o passar dos anos compreendem que os pais tinham razão em muitas coisas com as quais não concordavam no passado.

A experiência de vida e o amor dos pais pelos filhos são fatores importantes para o bom relacionamento familiar. Compete aos pais facilitar esse relacionamento com flexibilidade e espírito jovial. Educar com liberdade e ensinar a administrá-la com responsabilidade é a melhor forma para desenvolver a confiança e consolidar a amizade entre pais e filhos.

Alguns conflitos são inevitáveis, mas muitos podem ser solucionados com um bom diálogo e respeito mútuo. A comunicação entre pais e filhos exige escuta atenta, livre expressão de sentimentos e busca ativa de entendimento mediante negociação e compromisso. Não é fácil desenvolver a habilidade de comunicação, mas trabalhar para isso produz recompensas imediatas e a longo prazo.

A forma de comunicação tem um impacto muito grande na saúde física e mental dos membros da família, pois influencia na maneira como as pessoas lidam com as emoções. Pode afetar as atitudes, a auto-estima e a reação a situações estressantes. Se o prazer do relacionamento afetivo saudável for substituído por conflitos sem solução adequada, a família será sem dúvida infeliz.

Atualmente, um dos maiores conflitos entre pais e filhos se dá no aspecto material. O pai e a mãe que não dedicam muito tempo e atenção aos filhos, acabam tentando compensar sua ausência com recompensas materiais. Esses pais desconhecem que as crianças não desenvolvem suas relações apenas em termos de tempo, mas também pela forma como se desenvolvem essas relações.

Os pais que têm dificuldade de demonstrar afeto reforçam ainda mais os conflitos. A criança que percebe o sentimento de culpa ou a dificuldade dos pais em demonstrar afeto poderá manipular e fazer chantagem emotiva para obter mimos ou regalias.

Pais saudáveis são aqueles que vêem a educação e os conflitos familiares como algo que requer sabedoria, dedicação e amor para lidar com tão complicada tarefa. Os relacionamentos saudáveis não acontecem de forma mágica. É necessário respeito mútuo e reconhecer que as pessoas são únicas e diferentes. São essas diferenças que as tornam especiais. Há necessidade de reflexão e tranqüilidade para manter o equilíbrio de forças antagônicas que existem nas relações familiares.

Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043

15 comentários no Vilaclub

Comente!
Simone Simone
Qua, 23/10/2013 - 09h05 - reportar abuso

Tenho um adolescente em casa com todos os sintomas citados aqui: arrogante, dono da verdade, rude, insencível... Estávamos brigando quase todos os dias. Por isso, minha filha menor também estava brigando muito com ele!! Uma semana atrás resolvi mudar de tática. Depois de muita briga e choro, cheguei pra ele e disse: Filho, a partir de hoje só vou falar sobre suas qualidades!!! Ele me disse: Vai ser difícil né mãe!!! A partir desse dia, estamos tendo um ótimo relacionamento! Ele mudou e não estou nem acreditamdo que perdi tanto tempo brigando com ele!!! Mudou nossas vidas!!

responder ao comentário
elisiane elisiane
Dom, 16/06/2013 - 18h32 - reportar abuso

bom aki em casa a coisa ta feia hein nao tem dialogo nao tem respeito nem nd meus pais nao me entendem vivo triste chateada,to aponto de procurar uma psicologa tudo oq acontece aki a culpa e minha,nao tenho maids animo pra nd!

responder ao comentário
elisiane elisiane
Dom, 16/06/2013 - 18h25 - reportar abuso

bom sou filha....meu relacionamento com meus pais nao sao dos melhores!!eles nao conseguem entender os meus propositos e minhas atitudes...queria q pelo menos em vez de tanta briga a gente tivesse um dialogo q quando fiseçe algo errado eles conversassem e acima de tudo me respeitacem....olhacem pelo meu lado mas achoo q isso é quase impossivel se eu tento falar com eles eles ja acham q eu estou sendio mal criada e respondendo eles mas nao e´isso eu apenas estou tentando mostar meu lado da situaçao,mas eles nao me entendem!!!

responder ao comentário
Cris Cris
Sex, 27/07/2012 - 14h12 - reportar abuso

Por que será que os filhos não nos aceitam no seu convívio social?Será que êles tem repúdio aos pais?Ou têem vergonha de nós,só porque temos uma idade que não tem nada haver com a idade dêles?Os filhos quando pequenos são uma coisa,é só crescerem já se revoltam contra nós.Sabe o que êles se tornam?Cruéis,insensíveis,sem sentimentos,só pensam nêles e no bem estar físico e espiritual dêles e dos amigos dêles.Ingratos,desleais.....

responder ao comentário
Mariana Culler Mariana Culler
Seg, 28/05/2012 - 17h29 - reportar abuso

Realmente os conflitos familiares são muito comuns, e na maioria das vezes nem sabemos quem são os verdadeiros culpados!
Fiquei sabendo de uma palestra muito boa que terá em São Paulo, que fala justamente sobre como enfrentar essas dificuldades, principalmente nos dias de hoje.
Para quem se interessar há mais detalhes aqui: http://processohoffman.com.br/eventos/pais-e-filhos-mais-facil-do-que-parece/

Acontece agora, dia 30 de maio, talvez seja um pouco em cima, mas quem puder ir, vamos, porque parece que será ótima! =D

responder ao comentário
beatriz e julinha beatriz e julinha
Qui, 19/04/2012 - 17h21 - reportar abuso

deixa ele de castigo um ano acorrentada e só coco pra ele comer oque tu acha

responder ao comentário
pry pry
Sex, 11/02/2011 - 01h01 - reportar abuso

tenho um filho de 17 anos ele esta em comflito com a vida e nao quer mas morar comigoagora quer saber de seu pai que vivi longe o que eu faço eu nao quero perde meu filho

responder ao comentário
Tai Sena Tai Sena
Sáb, 25/09/2010 - 14h55 - reportar abuso

bah, é uma droga viver numa família onde tu sente q as pessoas nao gostam de ti. Pior ainda é ter irmãos e nao ser tratado da mesma maneira q eles . Meu sonho de vida é ser mãe, mas espero nao cometer s erros que a minha mae está cometendo comigo.

responder ao comentário
Laura Laura
Qui, 29/07/2010 - 15h32 - reportar abuso

Falo como filha. Nossa, é muito difícilsobreviver em um lar onde as opiniões e as diferenças não são aceitas. As pessoas precisam entender que acda pessoa tem suas opiniões e particularidades.
Também sempre fui criticada e olhe que pouco falo para não criar conflitos. Sempre fui estudiosa, boa filha, mas nunca recebi amor, carinho, copreensão. Não gosto da minha família. Não gosto de vê-los. Só criticam, acusam e ofendem.
Família se amor é oficina do ódio!

responder ao comentário
bicccca bicccca
Seg, 07/06/2010 - 13h46 - reportar abuso

geeeeeeeeeeente , filho concerteza é a melhor coisa nessa mundo // mesmo não teendo . fattão *-*
posha é uma criança que nasce , sai de voocê , um ser que VOCÊ dá luz !
um pequeno ser , que em algum dia vai ser um adulto , *-*
& e por acaso eles são levado ou outra coisa,é culpa dos paais ! por ser impacientes , ausentes , ... que em ves de dar carinho muitas vezes dão algo para substituir ! Mas não estou sitando nada & muito menos NINGUÉEEM !

então , vamos cuidar, dar atenção á eles !
*-------------------------------------------------------------------------------------------------------------*

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Inspiração: tema Frozen para festinhas!
Inspiração: tema Frozen para festinhas! Veja aqui por vilamulher