O poder dos elogios para as crianças

Qui, 29/10/2009 - 04h00

O poder dos elogios para as crianças

Como todos nós, as crianças aprendem com erros e acertos. Mas não adianta somente criticar o pequeno, falando que isso não é bom, ou aquilo não é certo.

Publicidade

Os pais tem que ter consciência de que os elogios também devem ser feitos, e, às vezes, valem mais do que castigos.

"O seres humanos precisam ser reconhecidos e, com as crianças não é diferente. Para elas, nosso olhar, interesse e participação direta no dia-a-dia constroem uma imensa vontade de seguir crescendo", conta a psicóloga e terapeuta Daniella Freixo de Faria.

A profissional deixa claro que os elogios devem ser sinceros, verdadeiros - nada de usá-los para substituir a ausência dos pais, por exemplo. "Quando a criança percebe que é respeitada e aceita, e que toda a segurança da qual necessita está disponível, crescer passa a ser algo que vale a pena, algo positivo", enfatiza.

Para ela, o que conta mesmo no desenvolvimento de uma relação harmoniosa e do crescimento saudável da criança são exatamente esses elogios. "O mais importante é corrigir as atitudes das crianças e não as crianças. Digo isso pois muitas vezes os julgamos , caracterizamos, taxamos por suas atitudes e esse olhar acaba por ‘aprisioná-las’, chegando a dificultar que a mudança ocorra, de fato. Isso porque nosso olhar, nossas reações e nosso julgamento servem de referência para ela. Então a frase: ‘você é’ deve ser usada positivamente , pois não duvide , as crianças acreditam e seguem construindo sua referência de si mesmas baseadas neste nosso olhar", explica a especialista.

Para ajudar nessa tarefa de incentivar os pequenos, Daniella ensina três palavrinhas essenciais. A primeira delas, "constância" demonstra a presença dos pais no aprendizado. "Significa que sempre que aquela atitude ocorrer estaremos lá, presentes para corrigí-los", afirma a profissional. A segunda, "coerência", trará sempre uma segurança aos pequenos, demonstrando que eles não precisam temer nada. "Ela traz a noção de que a criança sempre encontrará a segurança da forma, ou seja, não irá encontrar o adulto um dia conversando e no outro gritando ou batendo. A criança tem a garantia de que será sempre tratada com respeito neste momento de aprendizado", explica Daniella.

A terceira e última é a "conseqüência", mostrando às crianças que todas as ações possuem responsabilidades. "Ela traz a importância da construção da vivência neste cotidiano. Substitui o castigo, que muitas vezes é encarado pela criança como pagamento de penitência, onde ela cumpre e depois volta a fazer as mesmas coisas. A construção da ‘consequência’ carrega em si a intenção da possibilidade da criança desenvolver a consciência da escolha interna", ensina a especialista.

Fazer exercícios simples com a família também é uma forma de conseguir a harmonia tão falada pela terapeuta. Uma dica que ela deixa é "a caixa de reconhecimento", que surgiu em uma vivência de Daniella com professores em uma escola de São Paulo. Essa seria uma caixa imaginária que contém pequenos momentos da vida que normalmente passam batidos, como se não fossem tão significantes. O principal objetivo dessa caixa é lembrar às pessoas de que os pequenos gestos, como um sorriso ou um olhar, também fazem parte da preciosidade da vida. "A ideia é que a ‘caixa de reconhecimento’ seja mais um canal de amor e comunicação de coisas simples, pequenas e maravilhosas como um abraço de um filho, um olhar especial, um momento de brincadeira, a ajuda do parceiro e dedicação nas mínimas coisas que vivemos e não percebemos".

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

3 comentários no Vilaclub

Comente!
yghwbvyqw yghwbvyqw
Dom, 24/11/2013 - 13h30 - reportar abuso

VilaMulher - O poder dos elogios para as crianças
yghwbvyqw http://www.g1u42i4rev72y5jih375909c2ouqv97ss.org/
<a href="http://www.g1u42i4rev72y5jih375909c2ouqv97ss.org/">ayghwbvyqw</a>
uyghwbvyqw

responder ao comentário
Marta Domingues Marta Domingues
Qua, 12/05/2010 - 10h26 - reportar abuso

gostaria de receber os boletins do Vida Mulher

responder ao comentário
geraldina geraldina
Qua, 04/11/2009 - 08h43 - reportar abuso

gostei da pagina. gostaria de receber boletins da Vila Mulher

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamento
X
Como formar filhos sucessores
Como formar filhos sucessores Veja aqui por vilamulher