Para incentivar leitura, pais devem dar exemplo

Seg, 25/06/2012 - 10h21

Família deve incentivar leitura infantil com exemp

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Ler é um hábito adquirido principalmente na infância, quando as crianças são incentivadas a ganhar livros com desenhos, sempre muito coloridos, para despertar o interesse e a curiosidade dos pequenos. Porém, o incentivo puro não funciona, pois se os pais não leem para seus filhos enquanto ainda não estão alfabetizados ou não têm eles próprios o hábito de ler, o gosto infantil pela leitura pode se perder.

Publicidade

Foi comprovado por pesquisas que quanto mais cedo a criança tem contato com livros, principalmente se for acompanhado pelos pais, tem melhor capacidade de compreensão, pronuncia das palavra e de comunicação. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

O hábito da leitura ajuda a criança a criar familiaridade com a escrita e a compreensão de texto, facilitando a alfabetização. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. Ou seja, quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

A leitura é contagiante, então se os filhos se acostumam a ver os pais lendo, quietinhos, imersos num bom livro, com certeza saberão que ler é gostoso e farão o mesmo. Como a criança adora estar na companhia dos adultos, uma boa dica é aproveitar um período do dia e chamar seu filho para junto de você, para lerem uma história infantil ou mesmo alguma matéria de revista relacionada ao mundo deles.

Não existe uma idade ideal para começar a ler para seu filho, que mesmo bebê, já se acostuma a ouvir a história, que mais tarde, ganhará imagens e letras quando ele estiver alfabetizado. Ler em grupo estreita o vínculo familiar, já que as emoções da história são vivenciadas por todos.

Outras pequenas atitudes podem ajudar a incentivar a criança a ler, como deixar os livros sempre ao alcance dos pequenos e ler junto com eles pelo menos uns 20 minutos por dia. Os livros não são objetos sagrados, devem ser folheados, mexidos, até rasgados, pois essa vivência os tornará mais próximos.

Frequente livrarias e bibliotecas, dê livros, gibis e revistas de presente. Empreste livros para os amigos dele, estimule a troca entre eles. Estimule a participação em outras atividades que usem a leitura, como jogos, receitas e mapas.

Quando a criança já estiver alfabetizada, peça para que leia para você, invente histórias, crie outros personagens ou até incentive a criar outros finais para aquele livro favorito, isso estimula a imaginação e é um exercício prazeroso, pois invenções maravilhosas podem surgir e a diversão é garantida.



Por Carmem Sanches

Assuntos relacionados: ler alfabetização

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
História com final feliz
História com final feliz Veja aqui por vilamulher