Especial de Páscoa

Por que as crianças não gostam de matemática?

Ter, 04/10/2011 - 05h00

As crianças e a matemática

Quase sempre a matemática é a grande vilã nos boletins escolares. Ao lado de outras disciplinas das ciências exatas, por exemplo, física e química, a matemática se torna uma verdadeira armadilha para o bom desempenho.

Estudiosos afirmam que é possível combater a repulsa que os alunos têm por essa matéria. O professor universitário Evanilton Rios Alves, escreveu o livro "Etomatemática - Multiculturalismo em Sala de Aula". Segundo o autor, o livro é indicado aos profissionais de educação, estudantes das licenciaturas em matemática e pedagogia, administradores do eixo escolar e todos que, de alguma forma, usam a matemática como recurso no trabalho.

Publicidade

Alves acredita que os alunos, até o sexto ano do ensino fundamental, costumam gostar da disciplina. "A partir dessa fase muitas crianças e jovens começam a não mais se interessar pela matemática. Acredito que seja pela forma como ela é desenvolvida, ou seja, como ela está no currículo para ser cumprida. Além de outras questões, bem como a interação com algo concreto, que a criança possa relacionar com a aplicação", diz o autor.

O livro propõe que seja ensinado aos alunos uma matemática "viva", ajudando a estabelecer uma relação entre a disciplina e o cotidiano daqueles jovens. Evanilton explica: "Acredito que isso poderá diminuir a rejeição pela matemática, pois deixa o aluno frente a uma matemática com vida. Por exemplo, a atividade de marceneiro estudada e proposta no livro". "O papel do professor é muito importante na mediação de elementos diversos que possa compor uma matemática viva para os alunos", completa.

A participação do professor é fundamental na obtenção de resultados positivos. O autor afirma que o professor tem o objetivo de repensar práticas para contribuir com o processo educacional no ensino de matemática e fazer com que o estudante veja essa ciência como algo vivo, útil e prazeroso. "É possível ficar apaixonado pela matemática, dependendo da abordagem dos conteúdos em sala de aula", garante Alves.

Evanilton diz que a matemática deveria ser ensinada tendo como base as diversas profissões. Ele acredita que, em maior ou menor grau, as profissões têm como componente a matemática. Ele conclui que cabem à escola e ao professor adequar o conteúdo ao ambiente escolar e aproveitar o que tais profissões podem contribuir para que as crianças e jovens procurem gostar dessa ciência.

O professor universitário ressalta que não se trata de tornar o estudante do ensino básico um profissional antecipado, mas, sim, oferecer a oportunidade para fazer a relação com a matemática acadêmica. "Da forma como se encontra hoje, parecem situações distintas, sem ligação. Uma coisa é a matemática que os profissionais utilizam nas suas atividades, outra é a matemática "aprendida" na escola. Isto tende a diminuir com esta proposta", explica Alves.


Evanilton acredita que o professor pode e deve fazer essa relação entre o conteúdo teórico e a matemática prática das profissões. O professor diz: "Basta o professor realizar projetos que associem os conteúdos da grade curricular e a matemática apontada nas diversas atividades profissionais". Ele ressalta o fato de que matemática é importante para o desenvolvimento lógico do aluno.

Por Bianca de Souza (MBPress)

8 comentários no Vilaclub

Comente!
Lyselene Lyselene
Sex, 14/10/2011 - 08h10 - reportar abuso

Concordo plenamente com a matéria. A matemática é fundamental para a vida e portanto deve ser tratada de uma forma a ser atraente à aprendizagem.
Uma forma de torná-la atrativa é realmente o uso no concreto. Uma atividade que , de forma lúdica, permite a realização de atividades convretas é a Robótica Educacional.

responder ao comentário
Evanilton Alves Evanilton Alves
Sáb, 08/10/2011 - 14h09 - reportar abuso

Prezadas

Esta proposta é da sociedade que almeja mudanças para melhor os nossos alunos serem contaminados pelos conhecimentos necessários para o desenvolvimento da sociedade para a sociedade
Obrigado.

responder ao comentário
Sthéfani Sthéfani
Sex, 07/10/2011 - 13h49 - reportar abuso

parabens professor, pelo livro publicado e pela matéria.

responder ao comentário
Edineusa alves Edineusa alves
Qua, 05/10/2011 - 21h32 - reportar abuso

Parabéns professor, sua iniciativa pelo ensino tanto prático e teórico, é excelente, pois essa sua atitude vai encorajar ainda mais os pais, que querem vê seus filhos envolvidos nos estudos, para o próprio desenvolvimento intelectual e profissional futuro.

responder ao comentário
Conceição Alves Conceição Alves
Qua, 05/10/2011 - 11h59 - reportar abuso

Apoio totalmente, o ensino tradicional deixa o aluno pensando...”não vou usar isso nunca”. Com a ligação do teórico com algo concreto, tenho certeza que a utilização e a interpretação será diferente. Parabéns pela dedicação ao ensino. Conceição Alves

responder ao comentário
Jacqueline Faria Jacqueline Faria
Qua, 05/10/2011 - 11h53 - reportar abuso

Parabéns professor Evanilton!

Você disse tudo nessa matéria. já gostei muito de matemática no colégio, mas com o tempo comecei a desgostar, talvez por não ter aprrendido a relacionar a materia com o dia a dia. Hoje sei a importância da matemática em nossas vidas, não basta apenas realizar os exercícios propostos pelas escolas e pronto, a matemática está em tudo e é para sempre.

Abraços e muito sucesso

responder ao comentário
Andréa Zamaro Andréa Zamaro
Qua, 05/10/2011 - 08h49 - reportar abuso

Parabéns pela iniciativa e sensibilidade!! É isso que faz a diferença entre um professor e um grande mestre!

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
( César Coll )

Forte abraço

responder ao comentário
Andréa Zamaro Andréa Zamaro
Qua, 05/10/2011 - 08h44 - reportar abuso

Parabéns pela iniciativa Professor !! É justamente essa a essência do ensinar: fazer com que a criança possa aprender brincando !!

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".
( César Coll )

Forte abraço !

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos