Rivalidade entre gêmeos

Sex, 23/10/2009 - 04h00

Rivalidade entre gêmeos

Os personagens Miguel e Jorge, interpretados pelo ator Matheus Solano, na novela Viver a Vida. Foto: divulgação/ Globo.

Publicidade

Quem assiste à novela das oito, da Rede Globo, vê bem como vivem os irmãos Miguel e Jorge, interpretados pelo talentoso Mateus Solano. Os gêmeos vivem numa rivalidade que é até comum entre irmãos, mas fica um pouco mais complicada quando o reflexo no espelho é igualzinho.

Os especialistas garantem e os pais não precisam se descabelar. Brigas entre irmãos são normais, quase naturais. E, no caso dos gêmeos, podem significar uma tentativa de fazer a diferença de alguma maneira - já que com a aparência fica complicado. "É uma forma de construírem identidades próprias, estabelecerem seus espaços na família, buscarem atenção e imporem vontades", diz a psicóloga Claudia Finamore.

No caso de Miguel e Jorge, os pais bem que tentam impor limites, explicar que as brigas exageradas não levam a nada. Mas, às vezes, é preciso entender que o fato de serem gêmeos não muda em nada um acontecimento anterior, simples, de serem ‘apenas’ irmãos. "Os pais, muitas vezes, acreditam que irmãos não devam brigar por temerem um rompimento do vínculo fraternal. Desse modo, quando os filhos se desentendem, eles tendem a minimizar os motivos. Administrar os conflitos e as diferenças faz parte do processo de amadurecimento. É importante que os pais reflitam sobre o modo que eles próprios lidam com isso".

Outro problema que se potencializa no caso de irmãos gêmeos é a comparação. Ai, mais uma vez são os pais que precisam ensinar (e incentivar) o respeito às individualidades. "A tendência social e parental em igualar os irmãos gêmeos pode ser estressante, trazendo sofrimento para as crianças", pontua.

Isso por que, assim como qualquer criança, os gêmeos também precisam criar o próprio espaço no mundo. Nesse sentido, vesti-los de maneira igual ou decorar seus quartos do mesmo jeito pode prejudicar um pouco no desenvolvimento. "É importante que eles tenham seus próprios brinquedos e roupas. Suas próprias escolhas são importantes. Os pais podem propiciar aos filhos situações para que façam algumas coisas sozinhos, ajudando na busca dessa independência", sugere.

Os gêmeos da novela têm personalidades bem diferentes e sofrem pela mesma mulher. O que a psicologia explica é que, como em qualquer relação fraternal, podem ocorrer ciúmes e invejas. "Não é o fato de ser irmão gêmeo que determina a presença desses sentimentos ou define o grau de rivalidade entre irmãos. A dinâmica familiar estabelecida e as personalidades de seus integrantes podem ser mais propícias, ou não, para que esses sentimentos se ampliem".

Por Sabrina Passos (MBPress)

Leia Também

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamento
X
Existe receita para criar os filhos?
Existe receita para criar os filhos? Veja aqui por vilamulher