Você sabe a idade certa para cada vacina?

Qui, 13/03/2008 - 10h43

vacinação

A cada fase da vida, a criança deve ser imunizada contra diversos tipos de doenças infectocontagiosas. E as vacinas são imprescindíveis no combate dessas doenças. Produzidas a partir das próprias bactérias e vírus, elas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que combatem a infestação dessas doenças. Assim, se a pessoa vacinada tiver contato com os agentes causadores de doença, o organismo os reconhecerá e estará pronto para atacá-los.

Durante os primeiros anos de vida da criança, deve-se ter um cuidado maior com a vacinação da criança. Afinal, são essas pequenas doses que os protegerão a vida inteira.

Publicidade

Veja a tabela abaixo e verifique se o seu filho tomou todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde.

vacinação

(1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.
(2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.
(3) É possível administrar a primeira dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida).
(4) É possível administrar a segunda dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). O intervalo mínimo preconizado entre a primeira e a segunda dose é de 4 semanas.
(5) A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos 09 meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Crianças em suas primeiras experiências
Crianças em suas primeiras experiências Veja aqui por vilamulher