Contrações de Braxton Hicks

ter, 13/01/2009 - 18h32

Contração Braxton Hicks

Gravidez não é doença, mas requer cuidados e atenção ao próprio corpo. Ter uma vida crescendo dentro do útero muda a dinâmica dos órgãos e é preciso estar alerta aos sinais que o próprio organismo envia.

Um dos ‘sintomas’ que a mulher pode ter, geralmente no terceiro mês de gestação, são as contrações de Braxton Hicks. Conforme explica o ginecologista e obstetra Juscélio de Andrade, que atende na Clínica Senhora e no Hospital São Paulo, em Cianorte, no Paraná, elas são reações do útero recorrentes de estímulos como esforços, toques e até relações sexuais.

“Tratam-se de contrações leves inefetivas, ou seja, são incapazes de desencadear trabalho de parto”, diz. Segundo ele, os sintomas são endurecimento abdominal leve de curta duração, que não levam à dilatação do colo uterino - e cedem espontaneamente. “Já as contrações do trabalho de parto são rítmicas, de freqüência progressiva e mais intensas. Essas sim culminam com a dilatação do colo”.

Quando esse tipo de contração incomodar, é melhor colocar o pé no freio. O recomendado é evitar esforços físicos, inclusive o sexo. Mas não precisa se descabelar. Como Juscélio esclarece, esses sintomas não indicam início de trabalho de parto. Quando as Braxton Hicks acontecem, é sinal de que o útero está se preparando para as contrações verdadeiras que ajudam a empurrar o filhote na hora certa.

Essas contrações têm esse nome devido ao médico inglês John Braxton Hicks, o primeiro a descrevê-las, em 1872.

Por Sabrina Passos (MBPress)

2 comentários no Vilaclub

Comente!
MARISANDRA
sex, 04/11/2011 - 09h49 - reportar abuso

Estou com 34 semanas e 4 dias e já há duas semanas tenho sentido minha barriga endurecer toda, acompanhada de uma forte pressão na parte mais inferior do abdomêm e uma sensação de dor/ardência na parte inferior das costas. São irregulares, mas duram mais de um minuto, e a sensação é de um cólica menstrual leve. Tenho tido também uma secreção vaginal diária semelhante a uma água, sem cheiro e sem cor. Falei com minha obstetra sobre isso. Ela disse que a secreção não é liquido aminiótico e que as contrações que estou sentindo são as de Braxton. Será quer realmente devo ficar tranquila quanto a isso????. As contrações têm sido bastante incômodas, mas no geral estou bem, minha filha tem mexido bastante. Por favor me ajudem!

responder ao comentário
IVALDETE APARECIDA GUMIERI KEPPO
seg, 30/11/2009 - 14h06 - reportar abuso

ESTOU COM 22 SEMANAS DE GESTACAO E TODOS OS DIAS SINTO COMO SE A MINHA BARRIGA SE APERTASSE POR DENTRO. SERA QUE SAO CONTRACOES?

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas