Moda das Famosas

Contrações de Braxton Hicks

Ter, 13/01/2009 - 18h18

Contração Braxton Hicks

Gravidez não é doença, mas requer cuidados e atenção ao próprio corpo. Ter uma vida crescendo dentro do útero muda a dinâmica dos órgãos e é preciso estar alerta aos sinais que o próprio organismo envia.

Publicidade

Um dos ‘sintomas’ que a mulher pode ter, geralmente no terceiro mês de gestação, são as contrações de Braxton Hicks. Conforme explica o ginecologista e obstetra Juscélio de Andrade, que atende na Clínica Senhora e no Hospital São Paulo, em Cianorte, no Paraná, elas são reações do útero recorrentes de estímulos como esforços, toques e até relações sexuais.

“Tratam-se de contrações leves inefetivas, ou seja, são incapazes de desencadear trabalho de parto”, diz. Segundo ele, os sintomas são endurecimento abdominal leve de curta duração, que não levam à dilatação do colo uterino - e cedem espontaneamente. “Já as contrações do trabalho de parto são rítmicas, de freqüência progressiva e mais intensas. Essas sim culminam com a dilatação do colo”.

Quando esse tipo de contração incomodar, é melhor colocar o pé no freio. O recomendado é evitar esforços físicos, inclusive o sexo. Mas não precisa se descabelar. Como Juscélio esclarece, esses sintomas não indicam início de trabalho de parto. Quando as Braxton Hicks acontecem, é sinal de que o útero está se preparando para as contrações verdadeiras que ajudam a empurrar o filhote na hora certa.

Essas contrações têm esse nome devido ao médico inglês John Braxton Hicks, o primeiro a descrevê-las, em 1872.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Leia Também

2 comentários no Vilaclub

Comente!
MARISANDRA MARISANDRA
Sex, 04/11/2011 - 09h20 - reportar abuso

Estou com 34 semanas e 4 dias e já há duas semanas tenho sentido minha barriga endurecer toda, acompanhada de uma forte pressão na parte mais inferior do abdomêm e uma sensação de dor/ardência na parte inferior das costas. São irregulares, mas duram mais de um minuto, e a sensação é de um cólica menstrual leve. Tenho tido também uma secreção vaginal diária semelhante a uma água, sem cheiro e sem cor. Falei com minha obstetra sobre isso. Ela disse que a secreção não é liquido aminiótico e que as contrações que estou sentindo são as de Braxton. Será quer realmente devo ficar tranquila quanto a isso????. As contrações têm sido bastante incômodas, mas no geral estou bem, minha filha tem mexido bastante. Por favor me ajudem!

responder ao comentário
IVALDETE APARECIDA GUMIER IVALDETE APARECIDA GUMIER
Seg, 30/11/2009 - 14h18 - reportar abuso

ESTOU COM 22 SEMANAS DE GESTACAO E TODOS OS DIAS SINTO COMO SE A MINHA BARRIGA SE APERTASSE POR DENTRO. SERA QUE SAO CONTRACOES?

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos