Cuidados nos primeiros meses de gravidez

qua, 23/04/2008 - 10h26

Segundo a ginecologista Nadie Patrick Tolezani, os primeiros meses são os mais crítico de toda gravidez. Nessa fase, acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto.

Um aborto espontâneo é o termo médico para o término acidental de uma gravidez antes da vigésima semana de gravidez. A maioria dos abortos espontâneos, entretanto, ocorre dentro das primeiras 14 semanas de gravidez.

No decorrer da gestação, a morte do feto ocorre devido à doenças maternas, vida irregular da mãe, tabagismo, insuficiência da placenta e por infecções, como a toxoplasmose. Anemia, diabetes sem controle e pressão alta, por exemplo, também são fatores de risco para a gravidez.

Para prevenir essas fatalidades, o principal cuidado é o pré-natal. Ele deve ser feito desde o dia em que a mulher descobre que está grávida e qualquer diferença notada pela gestante deve ser informada ao seu médico. "É preciso contar tudo para o ginecologista, cólica, perda de sangue, se a criança não se mexer", diz Nadie.

Nos primeiros meses de gestação, toda atenção é necessária, inclusive em relação à alimentação. Deve-se reduzir o consumo de café e chás, pois a cafeína aumenta o risco da bebê nascer com baixo peso. Evitar cigarro, bebidas alcoólicas, ingerir carne crua ou mal cozida e também não fazer exames de raio-x, ter contato com produtos químicos e se auto-medicar, de maneira alguma.


Outro cuidado importante diz respeito aos animais domésticos. As fezes dos bichinhos (em especial os gatos) pode se transformar um risco para a gestante devido a infecção por toxoplasmose.

Superados os transtornos e a perda emocional, é possível engravidar novamente após a perda de um bebê. Os médicos normalmente recomendam esperar até que tenha passado pelo menos uma menstruação antes de tentar engravidar novamente, "Tudo depende da causa. Se foi doença da mãe, ela deve se tratar primeiro", explica a médica.

Fonte - MBPress

115 comentários no Vilaclub

Comente!
patricia
seg, 16/06/2014 - 21h08 - reportar abuso

ola estou na decima semana e tenho me sentido muito mal,principalmente a dois dias que não paro de cuspir e fico com um gosto amargo na boca o tempo todo muito cansaço e pouquissima vontade de me alimentar ai da um fundo no estomago fico muito preocupada com o nenem e não sei oque fazer preciso de ajuda .obrigada

responder ao comentário
DANNIELA RIBEIRO
seg, 17/03/2014 - 12h24 - reportar abuso

OLA! ESTOU NA MINHA SEGUNDA GRAVIDEZ ,TENHO 20ANOS,DESCOBRI AGORA E SINTO MUITA DOR DE CABEÇA É NORMAL?

responder ao comentário
Ju
dom, 02/02/2014 - 00h59 - reportar abuso

Olá, o gato não é transmissor da toxoplasmose, isso é crendice popular/ignorância. Deve-se sim tomar cuidado (como sempre) com a higiene do bichinho e manter as vacinas em dia, além de sempre lavar as mãos após o contato com o bichinho. Mas principalmente ter muita higiene com os alimentos, lavar muito bem a salada e comer carne bem cozida. Higiene é tudo!

responder ao comentário
amanda
quin, 05/12/2013 - 03h46 - reportar abuso

Oi tenho 16 anos sou casada. Parei de tomar anticoncepcional a tres meses mes retrasado desceu pra mim depois de cinco dias que acabou a menstruação desceu de novo e agora esse mes nao desceu minha menstruação está. atrasada 18 dias posso esta gravida?

responder ao comentário
Selma
quin, 14/11/2013 - 13h10 - reportar abuso

Aff!!achei q ia me ajudar ......

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas