Enjoo na gravidez - por que ele acontece?

Enjoo na gravidez  por que ele acontece

A razão é simples. Durante a gestação, a mulher passa a produzir outros hormônios além da testosterona, um deles é a gonadotropina coriônica humana (hCG). Ao passo que ele ajuda a manter a gravidez, também provoca náuseas, pois retarda a digestão, assim o alimento demora mais para sair do estômago e chegar ao intestino. O mal estar acontece principalmente nos três primeiros meses, quando o hormônio é liberado em maior quantidade.

Causas emocionais também devem ser levadas em consideração, afinal, a mulher entra em um mundinho novo que é o da gravidez. Conforme Nara Mattia, ginecologista e mastologista, algumas teorias evolucionistas explicam a aversão por determinados alimentos, o que causa vômitos. Essa foi uma forma de proteger as gestantes (durante a evolução), de comerem alimentos contaminados que poderiam transmitir doenças ao feto durante sua formação. Faz sentido, não?

Ao invés dos enjoos, as futuras mamães ainda têm o desejo de comer certos alimentos. Segundo a ginecologista é justamente a gonadotrofina coriônica que explica a vontade da lasanha no meio da madrugada. Alterações emocionais, principalmente relacionadas à carência afetiva, também estão relacionadas.

Pelo menos 80% das gestantes passam por este mal estar no início da gravidez. Entretanto é possível aliviar náuseas e vômitos com algumas medidas. A nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá algumas recomendações.

- Alimente-se a cada duas horas.

- Coma pequenas porções.

- Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão.

- Coma biscoitos de água e sal para aliviar o mal-estar.

- Evite alimentos muito condimentados.

- Comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B pode diminuir a náusea.


- Reduza o uso de temperos com cheiros muito forte como o alho.

- Cheirar casca de limão também pode lhe ajudar a diminuir o enjôo.

Por Juliana Lopes

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

casamentogravidezsexoorgasmo femininoemagrecermaquiagempenteadosansiedadedietacortes de cabeloamamentaçãoinício das aulaspartobolo de cenouraformaturadecoração para festa infantilauxílio maternidadedecoração para quartopensão alimentícia