Especial de Páscoa

Gravidez sem sintomas é normal?

Sex, 02/11/2012 - 13h32

Gravidez sem sintomas é normal

Nos primeiros meses de gravidez é muito comum as grávidas terem náuseas e tonturas constantes. No entanto, em muitas mulheres, esses clássicos sintomas gestacionais variam de intensidade e em outras nem são sentidos.

Publicidade

Mas isso não deve ser motivo de preocupação!

A médica obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Cecilia Helena Barboza afirma que não tê-los é normal. "Uma pequena parcela não relata sintomas como enjoo, vômitos e tontura. Já sintomas como urinar com maior frequência são bem mais comumente citados", diz.

Dra. Cecília afirma que o enjoo não tem uma causa bem estabelecida: "Alguns acreditam estar relacionado com os níveis hormonais, principalmente do beta HCG, que aumenta até por volta do terceiro mês e depois declina, coincidindo com o período mais comumente associado ao sintoma".

Outros, porém, confiam ser um sintoma psicossomático, mais relacionado com a parte emocional e psíquica de aceitação dessa nova fase. "A tontura está mais correlacionada com a queda de glicemia e/ou pressão arterial. Já os desejos alimentares não encontram respaldo científico, mas são evidenciados na prática clínica", informa Cecília.

Como todos os sintomas a obstetra explica que o aparecimento e intensidade dependem de vários fatores, como sensibilidade individual, capacidade de suportar mudanças, emocional, psicológica, ambiente, relacionamento com a família e com o parceiro, idade, desejo de engravidar, planejamento prévio e outros.

"Nos casos de gravidez indesejada, falta de planejamento, idade muito jovem e falta de relacionamento estável com o parceiro, os sintomas tendem a ser mais presentes e intensos. E, sem dúvida, as mais imaturas, inexperientes e inseguras tendem a sofrer mais sintomatologia", descreve Barboza.

E se você já ouviu que o fato de não ter sintomas significa que terá uma criança do sexo masculino, pode desencanar porque é mito! "Não existe nenhuma relação entre o sexo da criança e os sintomas. Apesar de ter relato constante no consultório de azia relacionada ao cabelo do bebê, feto mais agitado relacionado a meninos, formato da barriga relacionado ao sexo, não existe nenhum embasamento cientifico conhecido", assegura a obstetra.

Dra. Cecilia narra que normalmente os sintomas gestacionais surgem após o atraso da menstruação e, em sua maioria, são motivados pelas alterações hormonais, predomínio da progesterona e aumento do beta HCG. "Alguns são causados pelas mudanças físicas da gestante. Porém, passados os três primeiros meses assintomáticos, a chance de não sentirem mais enjoos é real", afirma.

A ausência de enjoos, no entanto, pode ocorrer durante a gestação inteira. "Existem mulheres que não experimentam esse sintoma por toda a gravidez e ficam em dúvida, no início, se de fato de estão grávidas", relatou Cecilia Helena Barboza.

Por Stefane Braga (MBPress)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
jackyeli jackyeli
Ter, 17/12/2013 - 11h44 - reportar abuso

Ola tudo bein ? mes passado veio pra mim um pouquinho ai coloquei o absorvente pensei q ia deser mais não desseu aii transei sem camisinha ai depois continuei tomando e esse mes não desseu eu posso esta gravida ? to sentindo muito sono vontade de ir ao banheiro e cansaço .. sinto vontade de come mais não arroz e feijão mais sinto muita fome ..

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos