Refluxo na gravidez

Qua, 25/02/2009 - 05h00

Refluxo na gravidez

Durante a gestação, o metabolismo da mulher sofre algumas alterações bem específicas. Isso porque o organismo está mantendo uma nova vida e se preparando para o parto. Com o passar dos meses, alguns desses incômodos se acentuam, tirando o sossego e o bem-estar das futuras mamães.

O refluxo é um desses males da gravidez.

Publicidade

Essa condição faz com que a mulher se sinta cheia, com azia e com uma queimação gástrica de doer. “Com o aumento do útero, a estrutura do sistema digestivo acaba sendo comprimida, dando a sensação de que o alimento está voltando”, explica Felipe Luis Calvillo, especialista em ginecologia e obstetrícia do Hospital Brasília, na capital federal. Ele afirma que a progesterona também contribui para que a mulher mude um pouquinho nesse período, com oscilações de humor ou preguiça.

A sensação de que o alimento está voltando para o esôfago se dá nos últimos meses, quando a gravidez está em um estágio mais avançado. Por isso é necessário que a gestante tenha certos cuidados e adote hábitos saudáveis no intuito de prevenir o mal estar.

Felipe ensina que fazer a última refeição uma ou duas horas antes de dormir, para que a comida não fique parada no estômago e haja tempo de fazer a digestão pode ajudar. “Comer menos quantidade em períodos maiores é o indicado”. Ele afirma que a mulher deve fazer 6 pequenas refeições por dia.

Fazer uma caminhada após as refeições também ajuda e não ficar com a comida parada e acelerar o processo de digestão. Vale lembrar que qualquer tipo de exercício deve ter o consentimento do médico para a gravidez não corra perigo.

Se mesmo com a alimentação balanceada e a rotina de exercícios você estiver sentindo o refluxo, pode fazer uso de alguns medicamentos, com orientação do médico. “Tomar um medicamento chamado “inibidor da bomba” ou qualquer outra medicação anti-ácida podem ajudar a gestante”, ensina.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

7 comentários no Vilaclub

Comente!
erika erika
Qui, 13/06/2013 - 11h08 - reportar abuso

estou com 5 meses e meio e garanto que o refluxo só piora com o passar dos dias! tudo que eu como me sinto mal, a não ser comidas naturais e sem condimentos. está sendo muuuito difícil, mais é por uma ótima causa.

responder ao comentário
Adriana Adriana
Ter, 01/01/2013 - 21h25 - reportar abuso

ja estou com 3 meses e continuo com refluxo me ajudem ele melhora ou piora com os meses

responder ao comentário
sandra borges da silva sandra borges da silva
Sáb, 15/12/2012 - 10h40 - reportar abuso

esto gravida de 3mes e meio e foi constatado q esto com refluxos esto tomando os medicamentos q meu medico oriento mas nao esta resolvendo ,oque eu faço?

responder ao comentário
angelica angelica
Sex, 20/01/2012 - 15h17 - reportar abuso

Estou com 2 meses de gestaçao, ja com 1 mes senti muita dor no estomago fui ao gastro foi constatado o refluxo.Estou tomando medicamento orientada pelo gastro ,as melhoras sao poucas.

responder ao comentário
angelica angelica
Sex, 20/01/2012 - 15h11 - reportar abuso

Estou com 2 meses de gestaçao, logo no primeiro mes adquirir uma dor terrivel no estomago fui ao gastro e foi constatado o refluxo.Estou tomando medicamento auxiliado por ele que e o ranitidina e as melhoras sao poucas.

responder ao comentário
Michele Michele
Qua, 25/05/2011 - 14h07 - reportar abuso

Olá, estou com 1 mes de gravidez e já tenho refluxo, é normal no início da gravidez? faz algum mal ao bebe? obrigada

responder ao comentário
Michele Michele
Qua, 25/05/2011 - 14h05 - reportar abuso

Ola, estou sentindo como se tivesse uma bala na garganta, ansia e tenho vontade de arrotar toda hora (refluxo)...mais estou no começo da gravidez creio que com 1 mes..é normal? e isso faz algum mal ao bebe? obrigada.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento
X
Renascimento do Parto 2
Renascimento do Parto 2 Veja aqui por vilamulher