Moda das Famosas

Banco de sêmen - entenda como funciona

Sex, 29/05/2009 - 05h00

Banco de sêmen  entenda como funciona

Quando você vê uma mulher gestante, costuma pensar na possibilidade de ela ter tido problemas para engravidar? Provavelmente não. Isso porque se tem a idéia de que engravidar é simples. Mas não é tão fácil assim.

Publicidade

Infelizmente, existem muitos casais que sofrem com o drama da infertilidade ou ainda doenças que impedem a geração de vida a partir de gametas próprios. Somado a todas as técnicas de fertilização, existem os bancos de sêmen, que ajudam na geração de novas vidas.

Pacientes com câncer, por exemplo, e que terão de realizar tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, podem ficar estéreis. Hoje, eles podem recorrer à medicina reprodutiva para garantir a geração de filhos, no futuro. “O banco de sêmen pode ser utilizado por pacientes que buscam pela criopreservação do próprio espermatozóide após receberem um diagnóstico com câncer”, explica o especialista em medicina reprodutiva Assumpto Laconelli Júnior, de São Paulo.

Segundo ele, homens que apresentam um quadro de azoospermia (ausência de espermatozóide na ejaculação) e vasectomia também podem recorrer ao banco de sêmen. Parceiros com HIV sorodiscordantes, quando somente o homem ou a mulher é portador do vírus, também têm a possibilidade de gerar filhos sem contaminar o feto, a partir do banco.

Em São Paulo, a colheita desse sêmen pode ser realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais tradicionais do país nessa área, e também em clínicas de reprodução assistida como o Fertility - Centro de Fertilização Assistida, dirigido por Assumpto. “Para a coleta do material, é necessário uma abstinência sexual de no mínimo dois dias e no máximo cinco. A coleta é feita em ambiente laboratorial, por masturbação”, conta. Os bancos de sêmen desses locais também oferecem a possibilidade de fertilização in vitro, para casais inférteis.

No entanto, não são apenas casais com problemas para gerar filhos que procuram os bancos de sêmen. “Nos últimos anos, detectamos um crescimento no índice de mulheres solteiras que procuram o banco de sêmen para uma maternidade independente”, Edson Borges Junior, especialista em medicina reprodutiva, diretor da Clínica Fertility.

Assumpto ressalta que, para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 40 anos e ser totalmente saudável. Ele diz ainda que o voluntário deve procurar a clínica para realizar uma série de entrevistas e exames laboratoriais. “Afastadas as possibilidades de doenças sexualmente transmissíveis e aquelas de incidência familiar genética, o sêmen é armazenado em um tanque de nitrogênio líquido em uma temperatura inferior a 196°C”, diz.

É importante ressaltar que existe uma triagem rígida para selecionar quem pode ser um doador de esperma. “O centro utiliza critérios rigorosos para a seleção, e de cada 10 voluntários, apenas dois são aproveitados”, conta Assumpto. Apesar de existir uma triagem entre os interessados em se tornar doador, não existe burocracia - basta que a pessoa queira - e também não há remuneração.

Se um casal optar por usar o sêmen de um voluntário, de maneira alguma saberá quem foi o doador. “A identidade dele é um segredo médico. Durante o processo de doação é informada a identidade médica do voluntário, nunca sua identidade civil”, completa Edson. A resolução 1358/92 do Conselho Federal de Medicina de 30 de setembro de 1992, determina que a doação de gametas (espermatozóide e óvulos) deva ser totalmente anônima.

Estima-se que a mulher tem de 50% de chance de engravidar se fizer a fertilização in vitro até os 35 anos. Segundo a Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, essa chance diminui com o passar dos anos, ficando em apenas 10% se a pessoa tiver mais de 45 anos. No caso de inseminação artificial, a chance cai para 35% no caso de mulheres até 35 anos. E diminui para 20% para quem tem mais de 40 anos. Para quem tem mais de 45 anos, a estimativa é quase nula. Estes números são referentes à utilização de banco de sêmen, onde a fertilidade é maior.

“A infertilidade conjugal está presente em 15% dos casais com idade reprodutiva. E em 40% dos casos, as dificuldades são em decorrência de complicações masculinas”, afirma Assumpto. Segundo ele, os problemas mais comuns vão desde varicocele, uma dilatação do conjunto de veias que drenam o sangue utilizado pelo testículo, infecção seminal, disfunção hormonal, pouca mobilidade dos espermatozóides e, até mesmo, vasectomia.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

310 comentários no Vilaclub

Comente!
Marcia Marcia
Sáb, 19/04/2014 - 16h51 - reportar abuso

Procuro homem de SC, que tenha interesse em doar sêmen para casal homossexual feminino.
marcina.fernanda@hotmail.com

responder ao comentário
Ellen Ellen
Seg, 24/02/2014 - 14h22 - reportar abuso

Oi, eu e minha namorada estamos a procura de um doador na região de Curitiba, não exigimos nada, apenas que seja saudável, ficaremos grata caso alguém queira nos ajudar a realizar esse sonho.
Entrar em contato pelos e-mails:
lelly_cap@hotmail.com
sashabarros@hotmail.com

ou pelos números:

(041) 9693-9020
(041) 9671-0798

responder ao comentário
Walter Walter
Sáb, 01/02/2014 - 11h58 - reportar abuso

Eu tô horrorizado...parece que a instituição familiar virou um negócio e que o pai ou até mesmo a mãe não tem importância nem valor; não sei porque as coisas tão simples as pessoas tende a complicar ignorando o método mais simples e eficaz: mas na verdade vejo que esses problemas aparentemente fisiológicos estão se tornando cada vez mais um problema social e estrutural e extremamente individualista, será que vocês não percebem que o que está acontecendo neste momento é resultado do modelo capitalista que molda a cultura ocidental com o único objetivo de produzir e consumir? E que todo o resto tem que se adequar a esse estilo de vida!?...Eu sei que nem todos(as) se encaixam nessa descrição mas estou fazendo um alerta por que essa é a realidade e que as estatísticas comprovam, mães querendo gerar filhos sem o pai e os pais para conservarem sua espécie viram pseudo doadores, com a intenção saudável e absolutamente natural de procriar.

responder ao comentário
Walter Walter
Sáb, 01/02/2014 - 11h53 - reportar abuso

Eu tô horrorizado...parece que a instituição familiar virou um negócio e que o pai ou até mesmo a mãe não tem importância nem valor; não sei porque as coisas tão simples as pessoas tende a complicar ignorado o método mais simples e eficaz: mas na verdade vejo que esses problemas aparentemente fisiológicos estão se tornando cada vez mais um problema social estrutural e extremamente individualista, será que vocês não percebem que o que está acontecendo neste momento é resultado do modelo capitalista que molda a cultura ocidental com o único objetivo de produzir e consumir? E que todo o resto tem que se adequar a esse estilo de vida!?...Eu sei que nem todos(as) se encaixam nessa descrição mas estou fazendo um alerta por que essa é a realidade e que as estatísticas comprovam, mães querendo gerar filhos sem o pai e os pais para conservarem sua espécie viram pseudo doadores, com a intenção saudável e absolutamente natural de procriar.

responder ao comentário
Antonio Antonio
Ter, 21/01/2014 - 02h52 - reportar abuso

OFEREÇO-ME PARA DOAR ESPERMA,NÃO QUERO DINHEIRO EM TROCA,QUERO AJUDAR VOCÊ MULHER A REALIZAR SEU SONHO E A ECONOMIZAR,POR ISSO A MINHA ÚNICA EXIGÊNCIA É QUE A INSEMINAÇÃO SEJA FEITA POR MÉTODO NATURAL(PENETRAÇÃO SEXUAL) SOU BRANCO,ESTATURA MÉDIA,BONITO DE ROSTO E SOU SAUDÁVEL COM TODOS OS EXAMES EM DIA,ECONOMIZE: EU INSEMINO VOCÊ POR MÉTODO NATURAL COM UMA ÓTIMA PENETRAÇÃO SEM COBRAR NADA! PENSE NISSO,OBS: SOU DE FORTALEZA-CE.

responder ao comentário
adrielle adrielle
Qua, 15/01/2014 - 21h03 - reportar abuso

Olá,estou a procura de doador de sêmen em sp capital,homem caucasiano,de preferência de olhos e cabelos claros,que queira doar sem fins lucrativos. caso se encaixe nesse perfil enviem email para dri_fresnetica@yahoo.com.br . não pretendo ter nenhuma relação com o homem que doar nem que a criança venha a ter alguma relação com o doador.

responder ao comentário
tião tião
Qua, 15/01/2014 - 05h38 - reportar abuso

Homem, heterossexual, 40 anos, pele branca, 1,77m, 79 Kg, olhos e cabelos lisos castanhos escuros. Sangue tipo O positivo. Não uso drogas.

Estou na grande São Paulo, região de Mogi das Cruzes.

Trabalho em casa, vendas.

Tenho disponibilidade de horários.

Respeito sempre as pessoas com quem me relaciono. Sou discreto, amigo e confiável.

Existem mulheres e/ou casais que exigem pessoas “super”. Eu não sou super em nada... Sou homem simples!

Posso doar sêmen di grátis desde que custos de exames de sangue, espermogramas e quaisquer outras despesas relacionadas a doação sejam cobertas pela interessada.

Aguardo retorno se tiver interesse ou saber de alguém que esteja interessada.

Muito obrigado amigodamamae@gmail.com

responder ao comentário
Ter, 14/01/2014 - 00h31 - reportar abuso

Boa tarde.
Caso desejeM um doador de sêmem, entre em contato para melhores detalhes. Sou de Goiânia, tenho boa saúde e possuo os exames em dia.
Já fui doador por 2 ocasiões, sem nenhum interesse financeiro. Apenas para ajudar mulheres que desejam ter um filho.
Abraços PAULO

responder ao comentário
Juliano Juliano
Seg, 13/01/2014 - 18h05 - reportar abuso

Para quem interessar: "Pai de aluguel" . Sou da região de Curitiba. Tenho 33 anos, moreno claro, cabelos e olhos castanhos, 1,78 altura, 78 kg, sem históricos de doenças cronicas na familia, sem vicios e exames medicos em dia. tenho 3 filhos lindos q sao a razao de minha vida. ja colaborei outras vezes, mas nao tenho contato. dou e exijo sigilo. contatos no mail: ajflex@gmail.com ou msn: ju.julliano@hotmail.com

responder ao comentário
Seg, 13/01/2014 - 17h30 - reportar abuso

Sou de Brasília e estou a procura de um doador. Quem tiver interesse de conversar sobre o assunto: core.ana@hotmail.com
Abraço

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos