Moda das Famosas

Inseminação Artificial

Seg, 01/12/2008 - 18h31

Inseminação Artificial

A maternidade faz parte dos sonhos de quase todas as mulheres. Algumas engravidam de surpresa, sem planejamento. Outras, porém, planejam anos a fio.

Publicidade

São aquelas que, por mais que tentem engravidar de forma natural, não conseguem. Aí, uma boa saída pode ser a reprodução assistida de baixa complexidade - a famosa inseminação artificial.

No processo, alguns milhões de espermatozóides são colocados na cavidade ovariana, na época da ovulação. Funciona mais ou menos assim: a mulher passa por um processo de estimulação dos ovários por aproximadamente 10 dias. Enquanto isso, o sêmen recolhido do homem é tratado e limpo. Depois, cerca 0,5 ml desse material é colocado na cavidade do útero. E aí é só esperar.

Segundo o ginecologista Dirceu Mendes Pereira, especialista em medicina reprodutiva, o resultado pode vir entre 12 e 14 dias e as chances da uma gravidez bem sucedida variam entre 14% e 17%. Uma relação sexual sem problemas rende 18% de chance de gravidez. “A inseminação é então o mais natural dos métodos artificiais”, completa. “Mas não é o casal que opta pelo método”, informa a ginecologista Nilka Fernandes Donadil, especialista em reprodução humana.
Segundo ela, a escolha do procedimento é do médico. “Optamos pelo que é melhor para o casal”.

Os dois alertam que a mulher não deve tentar a inseminação mais de quatro vezes. “Depois disso, as chances são mínimas. É prova de que o método não está alcançando seu objetivo. Ela deve partir para outra alternativa”, aponta Dirceu.

De qualquer forma, os riscos são sempre presentes. De acordo com Nilka, da Clínica Pró-Embryo, existem três possíveis problemas durante o processo de inseminação artificial. “O primeiro é com a medicação: se não for bem dosada, pode produzir mais óvulos do que o necessário e resultar em gravidez múltipla. O segundo é o risco de síndrome de hiper-estímulo ovariano, também por conta da medicação”. Além disso, a ginecologista explica que existe a possibilidade de ocorrer gravidez fora do útero. “Na inseminação artificial isto pode acontecer tanto quanto na gravidez natural”, alerta.

O emocional de quem procura um processo de inseminação está, normalmente, alterado. E, nesse caso, acaba por influenciar nos resultados. Nilka defende que a reação dos pacientes depende muito da abordagem do médico. “Otimismo exagerado pode ser ruim para o paciente. Prefiro ter casal pé no chão. Reprodução assistida não é cartola de mágico”, diz.

O público que procura a inseminação é em sua maioria formado por casais que não conseguem engravidar pelo método natural. Cerca de 5% são solteiros, em busca da produção independente. Outro 1% é representado por casais homo afetivos.

Mulheres com idade avançada também costumam procurar o método. “E infelizmente elas procuram as clínicas muito tarde. Mais cedo, as chances de engravidar seriam maiores”, lamenta Dirceu. Quanto mais jovem, maior a quantidade e a qualidade do óvulo feminino.

O preço do processo varia dependendo da clínica e da medicação utilizada. Dirceu, atual presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, estima que cada tentativa para fecundação pode sair entre R$2 mil e R$3 mil.

Veja também
Congelamento de óvulos

Por Cristina Boscolo (MBPress)

Leia Também

52 comentários no Vilaclub

Comente!
Silvana dos Santos Parrei Silvana dos Santos Parrei
Sáb, 02/11/2013 - 00h43 - reportar abuso

Oi, tenho 45 anos, fiz laqueadura e entrei na menopausa, queria muito ter outro filho, existe possibilades? E algim risco ?

responder ao comentário
Zana Zana
Qua, 25/09/2013 - 12h48 - reportar abuso

Olá sou Barriga Solidaria, sou Casada, tive 03 gestações perfeitas, sou vegetariana sem vicios, meu esposo e Terapeuta, faço exercicios fisicos regulamente, meus filhos naceram perfeitos, o primeiro com 52 cm 4 kg 02 53 cm 4 kg e 200 mg e o terceiro 54 cm 4 kg e 100 mg, tenho 1,76 e tbm sou uma profisional de saude, em todas minha fgestações me alimento bem e 100% natural e por esse motivo que meus filhos são perfeitos e fortes, todos naceram de parto normal. aguardo contato: zanadecastro@outlook.com

responder ao comentário
ediana francisca de olive ediana francisca de olive
Seg, 05/08/2013 - 18h51 - reportar abuso

olá tenho 38 anos à um ano eu e meu marido descobrimos que ele tem varicoceles e a chance de ele me engravidar é baixa,gostaria saber nesse caso a inseminação teria um bom resultado?me responda por favor.obrigado.

responder ao comentário
Qua, 24/07/2013 - 10h14 - reportar abuso

Olá , estou aqui disposta em realizar o seu maior sonho, quero te entregar o seu maior desejo, uma vida, o seu filho.
Antes de tudo peço sigilo absoluto.
Tenho 18 anos, sou saudável, não bebo,não fumo, Não tenho doenças cronicas, nem hereditárias, como diabetes,pressão alta, obesidade ou algo que possa prejudicar a gravidez.
Possuo um filho de 2 anos,moro na região de Campinas - SP , com fácil acesso a outras cidades e regiões.
Se sentir interesse, me comunique e combinaremos o valor. email: barrigaperfeita085@gmail.com

responder ao comentário
maria maria
Dom, 14/07/2013 - 15h04 - reportar abuso

disponibilizo minha barriga para aluguel,interessados contatar email mjsv28@ovi.com. obs apenas barriga nao faço com meus óvulos.

responder ao comentário
claudia claudia
Qui, 11/07/2013 - 07h54 - reportar abuso

bom dia por motivos financeiros quero alugar minha barriga ser mae de aluguel ja tenho 3 meninos tenho 35 anos sou branca cabelo liso e saudavel quero ajudar a casais que nao possam ter filhos tudo em contrato meu email claudiasfgadia@hotmail.com ou tel 88567525 moro no rio de janeiro grato

responder ao comentário
rosana paradela xavier rosana paradela xavier
Qua, 27/02/2013 - 16h01 - reportar abuso

sou ligada há 14 anos e tenho 34 e meu esposo nao tenhe filhos e eu queria saber se eu posso faser a inseminaçao e quanto custa?responda_me por favor

responder ao comentário
maria divina rosa maria divina rosa
Ter, 28/08/2012 - 09h32 - reportar abuso

Oi, tenho 45 anos e gostaria de saber se posso ter outro filho fiz laqueadura, a 24 anos e quanto custa e os riscos por eu ter 45 anos abrigado

responder ao comentário
janne janne
Qui, 23/08/2012 - 19h31 - reportar abuso

BOA TARDE MORO NO RIO DE JANEIRO DUQUE DE CAXIAS, SOU MÃE BRANCA 32 ANOS, QUERO ALUGAR
MINHA BARRIGA PARA CASAIS DE BOA UNIÃO FAMILIAR, QUE POR ALGUM MOTIVO NÃO POSSAM TER
SEUS FILHOS, PELO MODO NATURAL DA VIDA, SOU RESPONSÁVEL E PROCURO CASAIS COM MESMO
PENSAMENTO, ASSINO CONTRATO, EU NÃO DOO MEUS ÓVULOS, FAÇO FIV ÓVULOS DA MÃE OU DE
OUTRO DOADOR, OBRIGADA ESPERO RESPOSTA. meu e-mail filhosqueridos@live.com
valor 50 mil

responder ao comentário
Andressa Kaline Ribeiro D Andressa Kaline Ribeiro D
Qua, 22/08/2012 - 18h37 - reportar abuso

tenho 32 anos e 2 filhos,estou no meu segundo casamento a 5 anos nos tamos muito bem ele tem 27 anos e ñ tem filhos,sou ligada a 3 anos gostariamos muito fazer uma inseminação quanto custa moro em natal,porfavor nos responda é nosso sonho ter um filho estou disposta a fazer.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos