Aparelho ortodôntico: quando começar o tratamento

Qui, 06/11/2008 - 16h43

Aparelho ortodôntico

Difícil olhar para uma sala de aula e não encontrar crianças e adolescentes com um aparelho ortodôntico na boca. Sem dúvida o fator estético é a principal causa de muitos deles procurarem a cadeira do ortodontista.

Publicidade

Mas o que muita gente não sabe é que os dentes desalinhados, para frente ou para trás, além de prejudicarem a auto-estima de jovens e crianças também são a causa de vários problemas bucais, entre eles, cáries, doenças gengivais ou até dificuldades de mastigar. Isso mais tarde interfere nos ossos ao redor dos dentes ou causam dores musculares.

Cícero Ermínio Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP, explica que as mordidas cruzadas e as interferências ortopédicas, como queixo para trás, são os principais motivos que levam crianças de cinco a sete anos começaram o tratamento. “Isso acontece por causa do uso exagerado da chupeta, chupar o dedo, ou mesmo por respirar errado, pela boca”, esclarece.

Quando se trata de problemas ósseos, o especialista em ortodontia e ortopedia facial indica usar o aparelho entre oito e dez anos. “A idade biológica é o fator determinante. Sabemos hoje que, depois de uma menina ter a primeira menstruação, só poderemos contar com apenas mais um ano a um ano e meio de crescimento facial. Veja bem, digo que só poderemos contar com esse período de tempo do seu crescimento facial, já que o restante do seu corpo ainda continuará se desenvolvendo por um bom tempo, mas o rosto não. E nos rapazes, após a primeira ejaculação, esse tempo é de até dois anos", explica.

Para crianças, os aparelhos móveis são os mais indicados. Entre os adolescentes, o sorriso metálico colorido foi substituído por aparelhos feitos com porcelana e transparentes, mesmo sendo 40% mais caro do que os de metal. Entre os mais cobiçados está o Invisalign, placa transparente moldada nos dentes e removível trocada a cada quinze dias. Seu preço chega até cinco mil reais porque é confeccionado nos Estados Unidos. Já o de porcelana custa em média três mil.

Durante a manutenção do aparelho são necessárias visitas mensais ou quinzenais ao ortodontista. O paciente deve escovar os dentes sempre após as refeições, com escovas unitufo e usar o fio dental com apoio do passador.

O tratamento pode chegar até três anos e varia conforme cada caso. É comum muitas mães reclamarem de profissionais que estendem a manutenção, por isso é prudente procurar profissionais com formação específica em ortodontia, apesar de a Constituição Brasileira habilitar qualquer cirurgião-dentista para exercer esta especialidade.

Ao começá-lo é indicado buscar a opinião de vários ortodontistas, que devem pedir radiografias e moldes dos dentes. E não se esqueça de consultar o Conselho Regional de Odontologia do seu próprio estado para verificar se o profissional é mesmo especialista na área.

Por Juliana Lopes

10 comentários no Vilaclub

Comente!
Anonimo Anonimo
Qua, 04/09/2013 - 13h35 - reportar abuso

Não doi para colocar aparelho doi só no dia seguinte pq machuca a gengiva !

responder ao comentário
anonimo anonimo
Sex, 04/05/2012 - 20h45 - reportar abuso

qr dizer....

pra colocar n doi mais pra acostumar doi d+.

responder ao comentário
anonimo anonimo
Sex, 04/05/2012 - 20h43 - reportar abuso

galera eu coloquei aparelho ontem!!!!

n doi nada pra colocar,mais demora q e uma beleza.

responder ao comentário
juliana juliana
Seg, 02/01/2012 - 02h50 - reportar abuso

Mais credo nao vo coloca aparelho coitado(A)de quem coloco!!!!!!!

responder ao comentário
konya konya
Sáb, 26/11/2011 - 22h15 - reportar abuso

ola gente ainda tenho 8 anos e vou colocar aparelho fixo,com 9 anos ano que vem:)
edisem que doiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mttttttttttttttttttttttttt alguem pode me diser se doi mttttttttttttttttttttt mesmo?? comverse com migo no MSN :kayokony@hotmail.com vlw ate a proxima ;)

responder ao comentário
Laisa Laisa
Qui, 07/04/2011 - 19h18 - reportar abuso

pessual talvez vou ter que usar aparelho, queria saber se doi quando vai dormir , e que cor de borrachinha fica bonita , e discreta beijos :*

responder ao comentário
josi josi
Qua, 25/08/2010 - 13h00 - reportar abuso

meu filho tem 9 anos e esta usando um expansor dentaro na parte superior da boca ele tem o dentes de baixo mias pra frente que os de cima eu tenhop que ativar o aparelho todos os dias ele relama de sentir eles moles e não dorme direito a noite o posso fazer para ajudar ele a dormir melhor e a não sentir dores que remedio posso dar???????????????? se alguem ja passou por isso me ajude!!!!!

responder ao comentário
Queila Queila
Ter, 03/08/2010 - 14h55 - reportar abuso

Queridas, aqui trago comigo algumas respostas sobre ortodontia, pelo fato de que não sou dentista, mas sou uma estudiosa da área e quero ajudar vcs....Pois bem, as pessoas que não tem aparelho e querem colocar só porque são loucas por aparelho e querem usar porque outros usam não podem colocar, o dentista estudado que é bom na sua área não vai permitir se vc tiver os dentes no lugar,muito pelo contrário, vai te orientar a poder mudar de opção e lhe abrir os olhos, já que isso é importante.Não adianta só chegar lá e pedir que o dentista coloque. E para as pessoas que tem dentes tortos e um em cima do outro devem extrair o dente ou os dentes que estão sobre outros e se tiver dentes tortos ou acavalados colocar aparelho fixo. Para quem tem dentes muitos juntos não é necessário extrair, mas peça a seu dentista que ele passe uma lixinha pequenininha de ferro entre os dentes que estão juntos, e para quem não tem dente a opção mais comum é usar prótese, mas para quem quer sentir que tem seus próprios dentes naturais pode fazer aplicação de tipo um parafuso, uma incisão na gengiva, para ficar com dentes própios. Em geral a aplicação de dentes de verdade é mais demorada, mas se a clínica for boa e especializadas como a imbra, por exemplo,vc pode ter todos os dentes em sua boca num piscar de olhos !
Segue abaixo, listado tratamento mais indicado para vc !

Dentes tortos : aparelho fixo
Dentes acavalados: aparelho fixo e móvel
Dentes um sobre o outro: extração
Dentes normais: Apenas passar fio dental e escovar
Sem Dentes: Prótese ou incisão
Gostaram da dica ? Obrigada !
BY QUEILA FERNANDES

responder ao comentário
juliana gomes sena juliana gomes sena
Dom, 25/07/2010 - 10h11 - reportar abuso

quanto que custa para colocar aparelho

responder ao comentário
Danni Danni
Dom, 24/05/2009 - 14h33 - reportar abuso

Oii...
Vou colocar o meu aparelho acho que essa semana, acho lindo, mais não sei se em mim vai ficar tão legal assim...mas tenho que usar né ? rsrs
Algumas pessoas falam que dói,mais isso varia, tem gente que se adapta muito rápido, outros não.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamento
X
Pré-adolescentes têm vergonha dos pais
Pré-adolescentes têm vergonha dos pais Veja aqui por vilamulher