Moda das Famosas

Barras de calça - você conhece todos os modelos?

Qui, 13/12/2012 - 05h00

Barras de calça você conhece todos os modelos

Foto: Hero/Corbis

Comprar calça e não ter que fazer a barra é muita sorte. E para quem costuma dobrar ou cortar a calça é hora de parar e caprichar mais no acabamento da roupa.

Publicidade

Uma barra bem feita, por exemplo, valoriza a peça e ajuda a melhorar o caimento, além de deixar quem veste sempre mais elegante. Mas, você sabe qual a opção mais adequada para cada tipo de roupa e tecido?

Para te ajudar a escolher a melhor opção em cada caso, a Restaura Jeans explica quais os modelos de barras mais indicado para as calças do seu armário. Dá só uma olhada.

Barra Galoneira - a costura feita em máquina específica, a Galoneira, daí o nome, é adequada para dar acabamento em malhas, viscolycra e outros tecidosmais flexíveis. . O ponto dela deixa o tecido livre para esticar normalmente e pode ser feita com um fio mais elástico que não esgarça os tecidos, coisa que acontece quando é usado outro tipo de máquina.

Barra Lenço - leva esse nome por que originalmente era utilizada para dar acabamento em lenços de pano. Ideal para vestidos de festa ou peças de tecidos muito finos, é feita dobrando-se duas vezes o fim do tecido sobre ele mesmo, formando um "rolinho" fino. O que dá sustentação ao trabalho delicado é a própria linha de costura. É um trabalho artesanal, extremamente delicado.

Barra à Mão - o trabalho, fino e delicado, é realizado com uma agulha muito fina por dentro da peça de roupa. A costura é passada em um só ponto do tecido, em apenas um fio onde a linha se fixa. Boa opção para dar acabamento em calças sociais ou em peças de tecidos como lã ou poliéster. Não é tão resistente quanto a barra feita à máquina, mas tem um charme especial.

Italiana - muito utilizada em calças sociais, para um acabamento diferenciado, esse modelo de barra exige no mínimo 10 cm de sobra de tecido no comprimento da peça onde o serviço será realizado, já que é uma barra larga, dobrada e fixada para cima, por fora da peça, o que dá um efeito diferente.

Barra com Viés - é usada quando há pouco tecido no comprimento da roupa, o recurso possibilita fazer a vira do tecido para dentro da peça, adicionando um viés de seda ou algodão, dependendo do tecido. "É um recurso de salvamento, para quando a peça foi cortada errada, por exemplo, e ficou curta", explica José Paulo Dias, franqueado da loja.

Barra Original - também chamada de ‘sobreposta’ ou ‘encaixada’, recebe esse nome porque consiste no corte e reaplicação do acabamento original da peça, respeitando as diferentes lavagens, texturas e desgastes do tecido, vindo de fábrica. A barra mais pedida nas costureiras e bastante utilizada em calças jeans, principalmente as que têm detalhes na barra, como zíperes ou cores diferentes.

Lendo a matéria lembrou daquela calça que não usa por estar com a barra comprida? Se você tem um pouco de habilidade manual e uma máquina de costura e está pensando em arriscar fazer você mesmo, dá uma olhada no vídeo e pegue macetes para não errar.

Por Paula Perdiz

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos