Barras de calça - você conhece todos os modelos?

Qui, 13/12/2012 - 05h00

Barras de calça você conhece todos os modelos

Foto: Hero/Corbis

Comprar calça e não ter que fazer a barra é muita sorte. E para quem costuma dobrar ou cortar a calça é hora de parar e caprichar mais no acabamento da roupa.

Publicidade

Uma barra bem feita, por exemplo, valoriza a peça e ajuda a melhorar o caimento, além de deixar quem veste sempre mais elegante. Mas, você sabe qual a opção mais adequada para cada tipo de roupa e tecido?

Para te ajudar a escolher a melhor opção em cada caso, a Restaura Jeans explica quais os modelos de barras mais indicado para as calças do seu armário. Dá só uma olhada.

Barra Galoneira - a costura feita em máquina específica, a Galoneira, daí o nome, é adequada para dar acabamento em malhas, viscolycra e outros tecidosmais flexíveis. . O ponto dela deixa o tecido livre para esticar normalmente e pode ser feita com um fio mais elástico que não esgarça os tecidos, coisa que acontece quando é usado outro tipo de máquina.

Barra Lenço - leva esse nome por que originalmente era utilizada para dar acabamento em lenços de pano. Ideal para vestidos de festa ou peças de tecidos muito finos, é feita dobrando-se duas vezes o fim do tecido sobre ele mesmo, formando um "rolinho" fino. O que dá sustentação ao trabalho delicado é a própria linha de costura. É um trabalho artesanal, extremamente delicado.

Barra à Mão - o trabalho, fino e delicado, é realizado com uma agulha muito fina por dentro da peça de roupa. A costura é passada em um só ponto do tecido, em apenas um fio onde a linha se fixa. Boa opção para dar acabamento em calças sociais ou em peças de tecidos como lã ou poliéster. Não é tão resistente quanto a barra feita à máquina, mas tem um charme especial.

Italiana - muito utilizada em calças sociais, para um acabamento diferenciado, esse modelo de barra exige no mínimo 10 cm de sobra de tecido no comprimento da peça onde o serviço será realizado, já que é uma barra larga, dobrada e fixada para cima, por fora da peça, o que dá um efeito diferente.

Barra com Viés - é usada quando há pouco tecido no comprimento da roupa, o recurso possibilita fazer a vira do tecido para dentro da peça, adicionando um viés de seda ou algodão, dependendo do tecido. "É um recurso de salvamento, para quando a peça foi cortada errada, por exemplo, e ficou curta", explica José Paulo Dias, franqueado da loja.

Barra Original - também chamada de ‘sobreposta’ ou ‘encaixada’, recebe esse nome porque consiste no corte e reaplicação do acabamento original da peça, respeitando as diferentes lavagens, texturas e desgastes do tecido, vindo de fábrica. A barra mais pedida nas costureiras e bastante utilizada em calças jeans, principalmente as que têm detalhes na barra, como zíperes ou cores diferentes.

Lendo a matéria lembrou daquela calça que não usa por estar com a barra comprida? Se você tem um pouco de habilidade manual e uma máquina de costura e está pensando em arriscar fazer você mesmo, dá uma olhada no vídeo e pegue macetes para não errar.

Por Paula Perdiz

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo moda das famosas
X
Terno é opção coringa
Terno é opção coringa Veja aqui por vilamulher