Como limpar corretamente os sapatos

seg, 12/07/2010 - 05h27

Como limpar corretamente os sapatos

Foto: divulgação/Corso Como

Que mulheres amam sapatos, isso ninguém pode negar. Mas nem sempre sabemos como limpar corretamente os calçados, tão essenciais do dia a dia, não é mesmo? Pois saiba que cada um tem um jeitinho especial de ser tratado para que a vida útil seja prolongada.

Segundo Paloma Herrera, designer e estilista de calçados femininos, de São Paulo, a melhor forma de limpar a maioria dos sapatos femininos, sendo eles de couro ou material sintético, é o bom e velho paninho. "Antes de engraxá-los é necessário uma boa limpeza com pano seco ou mesmo uma escova - desde que não seja dura, para não arranhá-lo. Se estiver muito sujo, use um pano úmido, apenas com água e um pouco de sabão neutro", aconselha.

Após a "lavagem" é preciso colocá-los para secar. Mas, nada de deixá-los "torrando" ao sol. "Deixe em temperatura ambiente, longe do sol e jamais utilize algum secador", alerta Paloma. Além disso, colocar um pedaço de jornal amassado dentro dos calçados é uma boa pedida.

Mas não é só limpando que os sapatos ficam bem conservados. Cuidado na hora de guardá-los também é essencial. Para isso, Paloma conta que o ideal é que os pares sejam colocados em armários ou gaveteiros ventilados e bem longe da luz solar, luz direta ou mesmo calor. Para as botas, a dica é colocar jornais amassados dentro dos canos, antes de enfiá-las nos armários.

Sapatos de couro requerem um cuidado mais delicado. Paloma afirma que o ideal é escolher um local que não seja muito seco (para não ressecar) ou úmido (para evitar o mofo). Pedras de cânfora poder ajudar com relação à umidade.

Para um brilho intenso e conservação das fibras do couro, a dica é utilizar cremes especiais. "Se o calçado estiver com as cores opacas, o melhor é aplicar um líquido renovador de couros", conta Paloma. "Para dar brilho, aplique um creme específico com pano macio como, por exemplo, a flanela", explica. Se o problema são as manchas, a dica da estilista é usar os bons produtos disponíveis no mercado. "A vaselina tem se mostrado eficaz para remover manchas", sugere. Para quem adora uma sapatilha ou mesmo um tênis, ou qualquer outro sapato feito de tecido, a melhor forma de limpá-los é utilizar álcool ou querosene.


Para manter os sapatos em ótimo estado e ainda sem aquele cheirinho desagradável, vale abusar ainda de desodorante para calcados e talco anti-séptico para os pés. Assim, um dos melhores amigos das mulheres vai ficar muito mais tempo dando voltinhas por aí.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

1 comentários no Vilaclub

Comente!
Raquel
quin, 05/12/2013 - 02h59 - reportar abuso

Adorei! :)

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas