Como usar as pantalonas

Qua, 30/06/2010 - 10h14

Como usar as pantalonas

Desfile Graça Ottoni/Fashion Rio Verão 2011. Foto Agência Fotosite

Festas, jantares corporativos ou aquela reunião de trabalho sempre pede algo a mais do look de escritório. Para sair da mesmice do terninho básico e da calça social, uma boa pedida são as pantalonas, que já serviram de uniforme das mulheres quando elas entraram no mercado de trabalho, isso na década de 40.

Publicidade

Também não saíram do guarda-roupa das hippies durante os anos 70 e de vez em quando aparecem em algumas coleções. "Ela funciona bem em vernissages, jantares, aniversários, batizados e todas as festas que não sejam formais", indica a personal stylist Cintia Castaldi.

Sendo assim, estas calças mais amplas são um bom curinga caso você não queira usar um vestido. O que vai determinar o look são os elementos escolhidos com esta peça-chave. Se ela tem tecidos mais brilhantes e nobres, entre eles, cetim, seda, tafetá, shantung, ou aplicações, como lantejoulas ou paetês, por exemplo, a camisa é básica e sem muitos detalhes - uma blusa transparente de musseline ou seda pode ser uma opção.

Quando a pantalona é mais simples, vale tirar da gaveta brincos, colares e pulseiras com cara de joias, em pedras de todos os tipos. Uma bolsinha menor, do tipo envelope ou chanel, e um coque ou trança, fecham o visual sem medo de errar.

"Alguns detalhes na própria calça dão um tom mais descolado. Os cintos que fazem parte da peça são um bom exemplo. Mas se você quiser uma peça mais elegante com bolso, sempre escolha o tipo faca. Para este verão, uma boa pedida são as calças de linho, mais indicadas para sair por aí aos finais de semana, não em eventos que exijam mais elegância", aponta a personal.

"O modelo com cintura mais alta alonga a silhueta e deixa a mulher mais elegante, além de dar a impressão de que a mulher é mais magra. Geralmente ficam melhor em mulheres com cintura no lugar e/ou pernas longas. Devemos observar os modelos mais baixos se não encurtam o tronco, no caso das mulheres com cintura mais alta", alerta. Para as mais baixinhas, a personal indica uma pantalona mais longa, que cobre quase todo sapato e prestar atenção ao cós. "Exemplo, para mulheres com cintura alta é melhor procurar modelos com cós médio ou pouco mais baixo".

Em pantalonas mais volumosas, a dica é usar blusas por dentro da calça. Já a modelagem tradicional encara o trabalho ou uma festa mais chique. E o modelo com cós alto combina com blusas justinhas. Para os pés, Cintia cita as tendência de inverno, como sapatos e sandálias abotinadas, com meia pata, e também os modelos Oxford, altos ou baixos. "Eles deixam as mulheres super elegantes e atualizadas", completa a personal. Para coquetéis e um casamento informal, Cintia recomenda usar a peça com uma sandália abotinada meia pata (salto médio ou alto), e uma blusa de tecido elegante manga longa ou 7/8.


"Se a festa for à noite opte por blusas de cetim ou seda e coloque um blazer por cima, uma estola também funciona bem. E para quem gosta, as blusas com ombros estruturados ou golas, super em alta, complementam o look", finaliza.

Por Juliana Lopes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo
X
Xadrez - aposta certeira
Xadrez - aposta certeira Veja aqui por vilamulher