Especial de Páscoa

Customize seu abadá!

Qui, 11/02/2010 - 05h00 -

Customize seu abadá

Patrícia Naves. Foto: divulgação/ Camarote Bar Brahma.

Publicidade

Onde você vai passar o Carnaval? Se for numa festa com amigos, já deve ter separado um modelito. Quem vai desfilar nas Escolas de Samba tem uma fantasia própria. Mas quem vai para alguma micareta, seguir um trio elétrico ou simplesmente curtir a festa nas ruas, o que deve vestir? Para não errar no figurino, o abadá é uma boa pedida.

A peça simples e grandona, curinga dos Carnavais, pode se transformar numa roupa charmosa e alegre. "O processo de customização requer apenas criatividade. No caso do Carnaval, fica ainda mais fácil e divertido, já que a data permite exageros, coloridos e tudo o que se tem direito. O mais simples de se fazer, no caso dos abadás é mesmo o recorte da peça e aplicação de aviamentos, como fitas e paetês", fala a estilista Juliana Ariza. A consultora de moda e personal stylist Bia Kawasaki listou várias mudanças que vão estilizar seu abadá. Confira:

1. Visualizar o abadá como um retângulo de tecido;
2. Tirar a parte dos ombros e deixá-lo tomara que caia amarrado nas costas ou na lateral;
3. Deixar um ombro só ou frente única;
4. Cortar um V horizontal na frente (centro) e usar transpassado e amarrado atrás;
6. Fazer a barra e deixá-lo curtinho e soltinho;
7. Trabalhar os decotes: V, canoa, assimétrico, drapeado nas costas;
8. Cortá-lo em tiras soltas, como serpentinas.

Bia, que também fundou o curso de Consultoria de Moda e Imagem Pessoal da Faculdade Santa Marcelina em 2004, lembra que o a customização deve respeitar o corpo de quem vai vestir o abadá. "Modelos muito justinhos e curtinhos só ficam bem em quem estiver super em forma, com cintura bem fininha e peito firme no lugar!".

Juliana dá outras dicas importantes. "O único cuidado a ser tomado são as costuras, já que ao cortá-las você acaba desmontando a peça. Portanto, procure fazer o recorte rente à costura, mas nunca diretamente nela. A não ser que seja parte da ideia de customização, por exemplo, utilizar uma fita no lugar da costura para unir as laterais da camiseta. Essa ideia é bem bacana para diminuir o tamanho da peça, caso seja uma camiseta muito grande ou larga".

Se você quer personalizar seu abadá e deixá-lo bem alegre, pode usar acessórios sem encarecer a produção. "As casas de armarinhos têm uma infinidade de opções: lantejoulas, pedrarias, botões, fitas, bordados, fivelas, viés, franjas, miçangas, tecidos transparentes para futuras sobreposições", diz a consultora de moda.

Mas, atenção para não exagerar. "Cuidado com os exageros, porque ao invés de estilosa, você vai acabar parecendo uma árvore de natal. Então, procure combinar alguns aviamentos, como fitas e paetês, e não se esqueça de levar em consideração as cores escolhidas. Aí vale tudo, miçangas, paetês, fitas, desenhos, botões, e até mesmo palavras, ou figuras desenhadas com tinta para tecido, ou spray. Uma ideia bem bacana e de simples execução é, depois de cortar a gola fora, fazer alguns furinhos acompanhando o desenho de onde antes era a gola e passar uma fita entre eles, que pode ser amarrada atrás", explica a estilista.

Customize seu abadá

Foto: divulgação/ Camarote Bar Brahma.

Quando a mudança for simples, você pode customizar seu abadá em casa, como sugere Juliana. Caso você não tenha muita prática, Bia aconselha a procurar uma costureira, só para garantir. E as duas concordam que a produção deve ser testada antes, numa camiseta velha. Assim, você estará treinada para transformar a roupa. Se optar por cortar muito a sua peça, "lembre-se de usar com um top por baixo de acordo com a transformação escolhida para não correr o risco de ficar sem nada caso a nova costura sofra algum acidente", diz a personal stylist.

Anotou tudo? Então agora é só curtir o Carnaval com criatividade e estilo!

Por Priscilla Nery (MBPress)

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos