Érica Minchin
Com a palavra:

Érica Minchin

Dicas de roupas para trabalhar

Qua, 02/09/2009 - 15h59

Na coluna em que falei sobre as variações da duplinha jeans + camiseta, a Vilamiga Eleonora comentou que com a chegada do calorzinho achava difícil ficar elegante no trabalho usando saia. Para ela, a calça parece sempre mais adequada.

Publicidade

Atendendo ao pedido de Eleonora, o texto de hoje vai dar algumas dicas sobre isso.

Primeiro, vou alertar que a saia pode ser muito mais elegante (inclusive por ser mais feminina!) do que a calça, sim! Mas alguns detalhes são importantes:

- Os modelos de saia em linha "A" ou os retos, tipo lápis, são ótimos para o trabalho - o primeiro ajuda quem quer disfarçar os quilos a mais, já o segundo é um clássico e auxilia a criar curvas mais femininas em quem é magra demais (sem exagero!)

- A altura da barra não pode ser de mais que um palmo acima do joelho - não mostra mais do que o necessário e garante a mobilidade.

- No caso da saia lápis, não escolha uma superjusta, além de marcar muito e poder destacar detalhes indesejáveis, corre o risco de ficar sexy demais - o ambiente pode ser menos formal, mas ainda é de trabalho!

Já os vestidos são práticos e bem fresquinhos, os modelos "chemise" e "wrap dress" são ideais. Os cuidados com o comprimento e o ajuste continuam fundamentais, preste atenção ao decote também.

As calças são sempre confortáveis e não precisam de cuidado extra ao se locomover - os modelos ideais são as calças retas (clássicas) ou pantalonas (mais elegantes!). Skinnies e Leggings só podem ser usadas com uma peça comprida e soltinha por cima! Já as bermudas na altura do joelho são ótimas opções para o verão.

Para não passar calor, os tecidos devem ser leves e maleáveis. Todas podem ser feitas em jeans ou uma sarja mais fina. Abra espaço no guarda-roupa para as calças claras , como branco e nude, que saem do lugar-comum e são super elegantes - mas fique atenta à transparência!

As blusas podem ser tipo batas, soltinhas, ou camisas mais ajustadas. Um dos melhores tecidos para se usar nas blusas de verão é a cambraia - é leve, fresca e confortável! Se ficar muito transparente, use uma regata ou uma blusa de alcinha, do tipo segunda-pele, por baixo. O uso de sobreposições, aliás, tira um pouco da informalidade do look, e deixa com mais ar de "roupa de trabalho"

Se mesmo os lenços mais leves superaquecem, aposte em colares, cintos, pulseiras e bolsas feitos em materiais que tem a cara do verão: como a madeira, os materiais super coloridos, as estampas com plantas e flores, a palha e o couro claro ou o com um ar mais rústico.

Sandálias muito abertas não são as escolhas mais adequadas para o ambiente de trabalho - por mais informais que estes sejam. Se achar que sapatilhas e sapatos fechados abafam muito, opte por peep toes que não mostram muita pele (pele à mostra é sinônimo de sensualidade), mas deixam os pés respirarem. Saltos muito altos e finos nem pensar! O conforto é fundamental, opte por sapatilhas ou saltos médios e grossos.

Passeando pelo closet virtual, montei alguns looks interessantes:

Look confortável - A bermudinha é despojada e ideal para o verão, na altura do joelho e misturada com uma camisa básica, fica mais adequada para os ambientes de trabalho sem perder o conforto.

Dicas de roupas para trabalhar

Trabalho informal divertido - Esse look é para as mais criativas, ele é arrumado porém super divertido e confortável. A saia em A pode deixar mais magra e o zíper também alonga!

Dicas de roupas para trabalhar

Conforto elegante - A pantalona é super elegante, misturada com uma blusa de malha com gola laço fica despojada e confortável e em cores neutras se adapta em vários ambientes!

Dicas de roupas para trabalhar

High Low - A camiseta branca é um coringa, para fazer uso dela sem que pareça "básica demais", misture com uma saia diferenciada."

Dicas de roupas para trabalhar

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: ericaminchin@yahoo.com.br

18 comentários no Vilaclub

Comente!
Eleonora Eleonora
Qui, 03/09/2009 - 10h24 - reportar abuso

A Vilamiga aqui agradece a atenção!!! As dicas estão ótimas! Vou tentar achar umas bermudinhas arrumadinhas tbm, tentando que não marque o culote, né?
Super obrigada e parabéns pelo sucesso da coluna!!! :)

responder ao comentário
Qui, 03/09/2009 - 00h52 - reportar abuso

bom dia!gostaria de saber qual tipo ideal do meu corpo, porque a revista manequim vem dizendo p q nós saibamos o tipo do nosso corpo, confesso q n entendí como saber qual tipo é o meu.se retangulo, oval, pera, invertido...não entendo, por favor dá p me explicar? e tem mais, como adquirir modelos com moldes de túnicas, blaser, calças, saias sociais etc...mary obrigada

responder ao comentário
Qua, 02/09/2009 - 17h27 - reportar abuso

Eu adoro saia, ainda mais no verão e trabalhando na rua, imagine o verão se eu andasse só de calça teria cozinhado já! O segredo é o comprimento mesmo, tem que ser confortável pra vc nao ficar se preocupando se ta aparecendo alguma coisa.

responder ao comentário
Patricia Patricia
Qua, 02/09/2009 - 17h10 - reportar abuso

Boa Tarde !!!

Por gentileza, estou em um impasse tenho um casamento este final de semana e não gostaria de gastar dinheiro, então pergunto se uma saia preta e uma blusinha azul esta adequado para a ocasião. Agradeço muito se me responder.

Grata

responder ao comentário
Maria Maria
Qua, 02/09/2009 - 16h33 - reportar abuso

Também concordo que a saia pode ser muito elegante mas uma saia no joelho ou um pouco acima. Um palmo acima do joelho já é praticamente uma minissaia, ainda mais considerando que a maioria das brasileiras está por volta do 1,60m...

responder ao comentário
Qua, 02/09/2009 - 15h52 - reportar abuso

as partes do meu corpo que mais gosto são as minhas pernas são meu carro chefe adoro colocar sai sei la a gente ficva mais feminina mais elegante e sem contar que alguns homens adoram srsrrss abraços

responder ao comentário
Qua, 02/09/2009 - 15h45 - reportar abuso

Oi meninas, para ver os looks é só clicar nos nomes dos looks (destacados em rosa).

responder ao comentário
Dila/RS Dila/RS
Qua, 02/09/2009 - 15h29 - reportar abuso

Adorei a matéria, mas faltaram as fotos para que pudessemos visualizar os modelos.
Trabalho em uma Consultaria Juridica, gostaria mesmo era de me vestir com terninos ou blaser e saia, mas como é uma roupa cara, me visto normalmente com calça jeans e blusas bonitas e discretas. O sapato também é importante, para deixar elegante.

responder ao comentário
MARIANE MARIANE
Qua, 02/09/2009 - 15h25 - reportar abuso

e como ver os os looks????

responder ao comentário
Jacqueline Jacqueline
Qua, 02/09/2009 - 15h17 - reportar abuso

E cadê os looks???

responder ao comentário
Veja mais comentários

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo moda das famosas
X
Calça capri: direto dos anos 90
Calça capri: direto dos anos 90 Veja aqui por vilamulher