Moda das Famosas
Érica Minchin
Com a palavra:

Érica Minchin

Dicas para usar botas nesse inverno

Seg, 22/03/2010 - 05h00

Quando o assunto é moda inverno 2010, recebo alguns pedidos de dicas sobre botas. Pode usar bota por cima da calça? E as ankle boots? Todo mundo pode usar? Com o que combinam? Acho lindo bota de cores diferentes de preto e marrom (tipo azul, roxo, etc). Como dá para usar? Quem tem perna grossa pode usar bota com shorts? Gosto da combinação entre estampa floral e bota, mas está datada?

Primeiro: Um par de botas cria uma linha horizontal, que achata e alarga a silhueta.

Publicidade

Portanto, se sua intenção é parecer mais alta e magra, essa é uma escolha perigosa.

Por cima de uma calça de cor diferente (um jeans azul com uma bota marrom, por exemplo), essa linha vai ficar muito marcada, ainda mais quando levarmos em consideração que, para caber dentro da bota, a calça tem que ser justa, e isso faz com que o quadril seja ressaltado.

Mas nem tudo está perdido: para que essa linha fique menos aparente, podemos usar a calça (ou uma meia-calça, se for o caso) da mesma cor ou de cor próxima à da bota.

Algumas pessoas acham que bota com calça jeans para dentro é muito básico e batido, mas isso não quer dizer que "não pode". Por ser uma opção muito prática, essa combinação dificilmente deixará de ser usada.

Ankle boots também encurtam e engrossam as pernas, mas são uma boa solução, pois como o nome já diz, fica na linha do tornozelo e a combinação bota larguinha + região mais estreita do corpo faz com que essa área pareça mais fina do que quando usamos uma bota de cano longo mais ajustada em uma região mais larga, como a coxa, por exemplo. Esse modelo é ótimo para contrapor um look muito curto ou muito leve, principalmente no verão. E, por ter menor destaque, é o melhor jeito de usar cores menos óbvias, sem chocar tanto.

A quarta pergunta é mais complicada... Lembrando que as botas criam uma linha horizontal, e os shorts também (e que toda linha horizontal achata e alarga a silhueta), ao combinar as duas, a perna parecerá ainda mais grossa. A solução pode ser usar peças escuras nessa região, bota ankle + meia preta grossa + shorts escuro, por exemplo.


A moda tem ressaltado a mistura de opostos, por isso as botas têm sido usadas com estampa floral. Acredito que isso ainda vá durar pelo menos até o final do inverno, porém, se o look estiver de acordo com a o estilo e se for algo que faça com que se sinta confortável, não tem porque abandoná-lo quando esse período chegar. Afinal, já dizia Chanel: Moda passa, o estilo permanece.

Para não perder o costume, separei alguns looks do closet virtual.

Érica Minchin trabalha com pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos em moda e ministra cursos e palestras sobre imagem e tendências. Ela ensina que aparência é a ferramenta de comunicação não-verbal mais poderosa e estimula explorar as melhores maneiras de fazer uso dela. Contato: contato@ericaminchin.com

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos