Jeans velho, com cara de novo

seg, 19/10/2009 - 04h07

Jeans velho com cara de novo

Nenhuma peça do guarda-roupa feminino é tão democrática quanto o jeans. Se bem combinado, pode tanto vestir você para uma festa quanto para um domingo no parque. E a peça nem precisa ser novinha. O jeans antigo, já encostado no armário, pode bem se renovar. E é você mesma quem pode dar vida nova a ele.

A primeira dica da personal stylist e consultora de imagem Aninha Pasternak, dona da loja Virgemaria, de São Paulo, é experimentar a peça antiga. "Tente novas combinações, prove sem preconceito. Às vezes, tudo o que seu jeans precisa, além de uma camisa branca, são novos acessórios", afirma.

Se mesmo assim você achar que não rola mais usar aquela peça na formação original, as dicas de Aninha podem lhe dar uma peça nova. Se o cós é muito alto, ela diz que é possível retirá-lo. Aí, basta trocar o zíper por outro mais curto. Se estiver muito justo, a ideia é aplicar um segundo tecido, como detalhe, alargando o cós. Se a calça for muito baixa, a opção é transformá-la em saia. Basta abrir a costura interna das duas pernas e unir as partes.

Uma boa calça pode ainda virar bermuda ou shorts. Basta cortar! E se não gostar da peça selvagem, desfiada - e até curta o suficiente para aparecer o forro do bolso -, aproveite a parte descartada da calça para criar uma barra com efeito original de fábrica. "Essa parte pode ainda virar ainda uma linda ecobag ou uma almofada. Uma das nossas estagiárias aqui da Virgemaria faz lindas flores de cabelo com jeans reciclado. A outra, que adora bichos, recorta gatos e cachorros para aplicar em camisetas brancas, rebordando por cima", conta.

Outra opção é mudar a cor e a lavagem do seu jeans preferido. "Algumas lavanderias podem relavar ou retingir sua peça, que fica como nova, inclusive retirando ou atenuando efeitos, como listras horizontais mais claras na altura dos quadris, que aumentam o volume". Modelos ‘boot cut’ ou ‘boca de sino’ podem ficar ‘retas’ com um simples ajuste de pernas, a partir do joelho.

As saias jeans também podem ser renovadas. "As muito curtas podem receber um barrado em jeans ou algodão. As longas podem ser cortadas. Se forem justas, recebem nesgas em outro tecido", sugere. Ela conta que customizou uma saia black jeans, mini e justa, encaixando duas nesgas largas (uma em cada lateral) de tecido de paetês pretos, além de colocar um cós bem largo em malha punho. "A saia ficou evasê, mini, com um toque de brilho para cair na balada".

A sua jaqueta jeans preferida também pode ganhar vida nova. Basta trocar os botões, tingir ou mandar lavar. "É possível ainda ajustar criando pences e dar efeitos de pregas em mangas, fechar bolsos ou criar novos, retirar ou trocar punhos", indica. "Esta semana, por exemplo, colocamos cordões de ajuste em uma peça oversized, criando efeitos de drapeado que estão na moda", lembra. "Cortar mangas e transformar em colete aquela jaqueta antiga também é viável".


Ana lembra que a moda do verão - e do próximo inverno - pede brilho. Então, se quiser, pode aplicar correntes, tachas, termoadesivos que imitam cristais e até paetês nas peças em jeans. "Fitas de veludo dão um ar romântico, invernal. Tecido com florido liberty [mini florzinhas] no cós ou forrando golas e partes internas aparentes também são boas opções de customização". Fácil, bonito e barato!

Por Sabrina Passos (MBPress)

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Eunice Célia
dom, 27/03/2011 - 09h23 - reportar abuso

Bom dia! quais produtos q eu uso pra tingir uma calça jeans clara q foi manchado com água sanitária. Ou me indica uma lavanderia aqui em Bh pra eu levar. Grata

responder ao comentário
Gi
dom, 12/12/2010 - 01h37 - reportar abuso

Esse texto ficou péssimo, difícil de entender, ainda com uma linguagem truncada e pra completar sem imagens no final ilustrando o texto. Nota 0

responder ao comentário
bele vieira
dom, 05/12/2010 - 08h16 - reportar abuso

eu adoro costumizar minhas roupas principalmente qdo eu to dura, e o melhor eh q minhas roupas são exclusivas eu naum corro o risco de sair na rua e ver alguem com uma roupa igual a minha isso eh péssimo

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

bolsasgravidezsexomoda verãosapatosmaquiagempenteadoscustomizaçãocortes de cabelobolo de cenouramoda gordinha