Roupa para assistir desfile de moda?

qua, 17/06/2009 - 09h01

Roupa para assistir desfile de moda

Divulgação/ Casa dos Criadores

Há quem pense que o figurino de quem vai assistir um desfile de moda, como São Paulo Fashion Week, deve ser “estrambólico”, moderno e ousado. Se a dúvida é parecer 'fashion' sem ficar ridícula, lembre que o evento é de moda, um dos mais importantes da mundo, e não um circo cheio de palhaços enfeitados. O Vila Fashion foi buscar dicas com a super consultora de moda Bia Kawasaki e ainda aproveitou para saber como Lucia Rolla, a executiva da Divisão de Higiene e Beleza do Grupo Bertin iria ao evento!

Bia lembra que a SPFW é um evento grandioso, com o objetivo claro de bons negócios aos participantes e muito marketing aos patrocinadores. As pessoas que participam do evento são estilistas, empresários de moda, modelos, fotógrafos e imprensa. E, segundo Bia, elas estão absolutamente focadas nos negócios e não na roupa que estão usando ou na própria aparência. “Mas os curiosos, estes sim são o que buscam desesperadamente os holofotes da mídia. Para isso, todo esforço em chamar atenção não é desperdiçado e vale tudo: chapéus extravagantes, roupas malucas, cabelos e maquiagem mais excêntricos ainda”, fala. Mas é preciso cuidado.

A consultora diz que se você gosta de jeans, deve ir de jeans! Se curte vestidos, abuse dos que tem no guarda-roupa. Se tem estilo conservador, não vale inverter e, se é ousada, mantenha-se moderna. “Só sugiro que não se transforme. Seja você mesma e aproveite cada momento. Faça contatos, conheça os bastidores, assista a todos os desfiles que puder, informe-se nos lounges sobre as novidades e não se esqueça de seus cartões pessoais”, indica.

Lucia Rolla indica o básico: calça jeans, camisa ou camiseta branca, uma bota confortável e bolsa bem grande. “Faça o estilo basicão, assim a chance de errar é zero. Pode abusar de algum acessório bacana como um cachecol de cor bem forte, um casaco sobretudo ou trench coat”, sugere.

“Se peguntar ‘- eu iria a um shopping fazer compras vestida assim?’ ajuda. Se a resposta for negativa, saiba que provavelmente errou na produção”, ensina. Para ela, é preciso deixar a preocupação com o ‘fashion’ de lado. “Tire proveito de seus pontos fortes, realce sua beleza natural, disfarce os ‘pontos fracos’ e use esta regra por todos os dias de sua vida e não somente para ir ao SPFW”, diz Bia, que também trabalha com personal stylist.

Lucia também sugere cuidado para não parecer que colocou tudo que tinha em casa ou tudo que está na moda ao mesmo tempo, no mesmo look. “Se olhe no espelho e sempre tire algo. Só uma coisa deve ser o foco e só uma peça deve chamar a atenção”.

Muita gente fica naquela dúvida: preciso estar mesmo na moda ou é melhor ir mais apagadinha, para não chamar a atenção? Diante dessa pergunta, Bia é certeira: “A mulher que é apagada será apagada até com uma melancia no pescoço. A pessoa que tem um brilho natural chamará atenção por sua elegância nata e também por uma postura coerente à sua história de vida. Os bons modos atraem. A delicadeza no trato com as pessoas é chamativa. O bom humor e o otimismo marcam positivamente uma pessoa”.

Mas para pelo menos parecer sintonizada com o mundo da moda, a indicação de Bia é ser ‘clean’. “As pessoas que reconheço como “antenadas” amam um jeans com camisetas lindas e sapatos charmosos e confortáveis. São pessoas que ralam muito no dia-a-dia e não tem muito tempo (nem paciência) para enfeites e adornos. Estão sempre bem arrumadas não abrem mão de um bom corte de cabelos e capricham em uma produção pessoal que dure o dia todo, pois sabem que não terão tempo de muitos retoques ao longo do dia”. Para não se tornar uma “fashion victim”, seja você mesma. Vestir algo em casa e se transformar na hora de sair é erro na certa!

Lucia, que é fã de marcas como Animale, Daslu Basic, André Lima, Cris Barros, Zara, Espaço Fashion, Ellus, Diesel e Lucky Brand sugere reflexão antes de sair de casa. “É preciso ter estilo sem achar que vai para uma produção de moda, e sim para um evento. A produção vai estar na passarela e não pelos corredores”. Ela já conferiu outras edições da SPFW e, este ano, vai tentar passar por lá!


Fique de olho no Especial SPFW do Vila Mulher, durante a cobertura mostraremos looks de anônimos e famosos que estarão por lá.

Por Sabrina Passos (MBPress)

1 comentários no Vilaclub

Comente!
Daniela Almeida
qua, 17/06/2009 - 12h00 - reportar abuso

essa é uma boa hora para ousar mais e monstrar seu estilo unico

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas