O cenário por trás da moda

Sex, 19/06/2009 - 10h08

O cenário por trás da moda

Você assiste a um desfile de moda e tem a impressão de que ele começa antes mesmo da primeira modelo entrar na passarela? A passarela, por si só, é tão bem pensada, decorada e preparada que parece um desfile à parte? Pois saiba que há muita gente (e muito trabalho!) por trás do imaginário que um cenário é capaz de criar.

José Marton, diretor criativo da Marton+Marton, já assinou mais de 150 cenários, em 10 anos de experiência.

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Segundo ele, o cenário tem o poder de gerar uma simbologia e criar um clima para a apresentação, onde materiais, cores e formas dialogam com tudo, num grande teatro da moda.

Mas como é que o cenário ganha vida? Tudo começa com um bom briefing, repassado pela marca, é nesse momento que as primeiras ideias nascem. Em geral, as empresas não têm algo formatado, logo de cara. “Depois da primeira reunião, partimos para uma análise mais aprofundada, filtramos o que é realmente necessário e passamos a pensar no cenário, na volumetria sempre em cima da planta do local”, conta José.

O cenário por trás da moda

Além de todo esse trabalho, ainda é preciso pensar na luz, na cor e nas formas, buscando sempre atrelar à cartela de cores da coleção, mas de uma maneira subjetiva e não tão literal. “Tudo para evidenciar e enriquecer a nova coleção”, ressalta. E para que o cenário não fique maior que a coleção, é preciso dosar. “Acredito que quando a coleção é boa, o cenário consequentemente acaba sendo bom. É uma relação de mão-dupla”, opina.

Por trás de todo o encanto que um cenário provoca há uma mente criativa (ou mais de uma), que se inspira nas mais diversas formas de expressão visual. “A magia da criação vem do universo do meu dia-a-dia, do meu contato com a arte e a arquitetura, com o meu cotidiano e isso influencia muito. Raramente eu pego um livro ou uma foto para criar algo. Na verdade, toda a inspiração parte de uma somatória de tudo o que já vi, li e captei dessa atmosfera e da minha jornada profissional”, conta José.

O cenário por trás da moda

O tempo e o custo de preparação de um cenário variam muito de marca a marca. A Marton+Marton, por exemplo, já fez cenários com três meses de planejamento e outros com apenas 10 dias. “Um bom prazo é de dois a três meses para termos mais tempo para pesquisar e chegar num ideal”, fala. Segundo ele, em geral há 15 profissionais envolvidos no projeto (três na criação, dois para maquetes, dois para orçamentos, um para a engenharia industrial, um desenhista, um operador de maquinário e mais cinco marceneiros).

“Para montar o cenário, contamos com um coordenador e um profissional que faz a interface na fábrica. Além disso, há pelo menos 12 montadores, mas esse número pode chegar a 40, dependendo do projeto”, calcula.

O cenário por trás da moda

José Marton. Foto: divulgação.

A montagem, por outro lado, depende da grade do desfile. “Podemos ter uma noite toda ou até mesmo 1h30. Ano passado, no desfile de verão da “Água de Coco”, tivemos 1h45 para montar oito toneladas de cenário”. Haja empenho. E dinheiro. O orçamento para criação de um cenário varia de marca para marca e isso é uma questão de marketing, do foco que querem dar com o budget que tem. Mas os valores, segundo José, variam de R$ 15 mil a R$ 200 mil.

Este ano, a Marton+Marton é novamente responsável pelo cenário da “Água de Coco” e também da “Cori”, para o São Paulo Fashion Week, além de ter assinado o cenário do universo infantil do mundo de Lilica Ripilica, para Fashion Rio.


Agora, quando estiver assistindo a um desfile, ao vivo ou pela televisão, abra o olho para o que está por trás - literalmente - da moda. Você certamente vai se surpreender com os detalhes que potencializam o charme e o estilo de uma coleção.

Por Sabrina Passos (MBPress)

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