Parto Normal X Cesariana

quin, 01/01/2009 - 13h37

Parto Normal X Cesariana

A maioria dos médicos recomenda o parto normal, pois é mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê. “Embora atualmente a cesariana seja uma intervenção realizada com muita segurança, é uma cirurgia e, por isso, tem maior índice de complicações (infecções, hemorragias, hematomas, lesão de órgãos, dores, aderências, indicação para outras cesarianas) e de mortalidade que um parto normal, tanto para a mãe quanto para o bebê”, afirma Cláudio Basbaum, ginecologista e obstetra introdutor do Parto Leboyer (Nascimento sem Violência) no Brasil.

No procedimento natural há um total envolvimento e participação da mulher ou do casal no processo da acolhida de seu bebê, com repercussões imediatas altamente positivas no vínculo afetivo entre eles. “No parto normal, tanto a mulher quanto o bebê têm mais vantagens, a princípio pela amamentação. Na cesárea, o pós-operatório dificulta esse processo devido à pouca locomoção que a mulher pode realizar. Futuramente, isso pode resultar em problemas emocionais e psicológicos da criança. O recomendado é que o bebê seja amamentado até meia hora após o parto”, afirma o pediatra Cláudio Ribeiro Aguiar, presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Já a cesariana, apesar de evitada, é fundamental em alguns casos. “Quando existem riscos para a mãe ou para o bebê, o parto de cesárea é fundamental. Certas doenças que eventualmente ocorrem na gestação, como incompatibilidade sangüínea, diabetes ou pressão alta, podem exigir uma cesariana para antecipar o parto. Em outros casos, como por exemplo, descolamento da placenta (quando a placenta se descola da parede uterina, impedindo que o bebê receba alimento e oxigênio, além de trazer elevado risco de hemorragia e morte da mãe), o parto cirúrgico se impõe em caráter de urgência”, diz Basbaum.

De imediato, a cesárea deverá ser indicada quando há sinais de “sofrimento fetal” durante o trabalho de parto ou gravidez de risco, variação grave dos batimentos cardíacos fetais ou eliminação de mecônio (primeiras fezes do feto) no líquido amniótico da bolsa de água.

Se o problema é a dor sentida no parto normal, há tempos sabe-se que com o recurso da anestesia a mulher pode dar à luz com muito conforto. Este procedimento pode ser usado assim que se intensifiquem as queixas de dor ou desconforto excessivo.

Existem até anestesias que permitem que a mulher caminhe durante as contrações. No entanto, não se pode esquecer que a cesariana às vezes é a única salvação para a mãe e o bebê.

A lojista Andréia Souto é mãe de Enzo, de cinco anos, e Patrick, de oito meses. Mesmo sabendo dos benefícios do parto natural, ela optou por cesárea em sua primeira gravidez e parto normal na segunda. “Na minha primeira gravidez, eu era muito nova e fiquei com medo de ter alguma complicação. Nos últimos meses de gestação, optei por fazer cesárea”, conta.

Andréia afirma que o pós-operatório foi a parte mais difícil da cesárea. Além da recuperação mais demorada, ela fez movimentos bruscos sem intenção e a cicatriz da barriga ficou maior do que o normal. “Com o Enzo, eu já estava mais tranqüila, mais madura também. Por isso, meu obstetra aconselhou o parto normal. Eu não estava muito tensa na hora, mas confesso que a dor é enorme. Mesmo assim, no final vale a pena”, afirma a lojista.

Veja também:

Parto em casa - grávidas aprovam!

Fonte - MBPress

19 comentários no Vilaclub

Comente!
Filipe Negreiros
sab, 30/06/2012 - 16h03 - reportar abuso

Sou homem e apoio a cesária.É uma grande MENTIRA falar q PN é melhor que sesária. Procurem as taxas de mortalidade e só acharão pesquisas feitas em hopitais púbicos e com dados com mais de 20~30 anos!! Até médicos de baseiam nessas pesquisas( o que dá a elas credibilidade). Aos que acham q sabem q opnião de DEUS uma mensagem: ou Ele quer que utilizemos da nossa inteligência(dom que Ele nos deu), sendo assim,somos livres para ter uma sesária ou não usem da sua inteligência e tenha parto normal COMO ANIMAIS e rasquem o cordão umbilical com os dentes,e aguarde fechar as FERIDAS NA VAGINA que ocorrem em 60% dos PN com o tempo(,nada de pontos(como a natureza quer,lembra?) e enfim, corram o risco de morte das mulheres de 10000 anos atrás,quando não existiam os AVANÇOS CIENTÍFICOS CRIADOS A PARTIR DO DOM DO RACIOCÍNIO QUE DEUS NOS DEU. Obrigado por ler meu desabafo. =/

responder ao comentário
Cecilia Costa
sab, 26/05/2012 - 23h14 - reportar abuso

Flavia... Bom, postei logo abaixo, mas acho que deu falha no meu comentário. Como vc havia respondido um comentário meu e te agradeço, pois são poucas as mulheres de cabeça aberta, aquelas que defendem suas vontades e necessidades sem julgas a vontade da pessoa alheia, vim te responder... Ja troquei de GO e não adianta, se quiser uma cesárea tenho que pagar pq o pré natalista ele acompanha o pré natal, mas no parto só com plantonista, e para pn ou pc o valor é de 1.500 reais ! Já entreguei nas mãos de Deus sabe .... Estou sendo acompanhada por um obstetra especialista em gravidez de alto risco, estou passando com meu psiquiatra, vão me encaminhar para psicóloga e vamos ver ne? O médico sabe meus medos e minhas complicações anteriores e vou deixar bem claro dias antes do meu parto que toda e qualquer responsabilidade é dele ! Pois acompanhou no pré natal, não irá fazer meu parto e nem ao menos me dará qqr tipo de guia ou liberação pra cesárea. E além de td isso moro num lugar afastado da maternidade que escolhi. Agora vou esperar, ja que estou entrando no meu sétimo mês e ver o que realmente irá acontecer, tentar superar meus traumas e confiar em Deus para que td dê certo. Obrigada pela atenção! :-)

responder ao comentário
Flávia
seg, 20/08/2012 - 22h58 - reportar abuso

Nossa Cecília que benção!!!!! Fico muito feliz em saber desta notícia!!!!! Graças a Deus vcs estão bem, e deu tudo certo....e é isso ai nós temos que lutar pelos nossos direitos!!!!! Curte muito seu baby viu!!!! A minha provavelmente nasce semana que vem!!!! Estou ansiosa!!!! Posto noticias quando nascer....um grande beijo e fique com Deus!!!!

Cecilia Costa
quin, 16/08/2012 - 19h32 - reportar abuso

Olá Flávia ! Vim te dizer que felizmente encontrei um médico maravilhoso e que tive meu bb nesse dia 11 de sgosto de 2012 :-) Fiz cesárea e sem cobrar nada do médico ! Deus é bom e só tenho a agradecer.. Sem hemorragia, claro que lá com as dificuldades de um cirurgia, mas feliz por meu Lorenzo ter vindo ao mundo pra me trazer felicidade! Espero que estejam bem vc e seu bb! Bjo grande e fica com Deus !

Flávia
seg, 28/05/2012 - 09h55 - reportar abuso

Nossa Cecilia, é realmente uma pena você ter que passar por isso tudo nesta fase da vida que deveria ser só de alegrias. Tenho certeza de que não deve ser só com você, muitas mulheres devem passar pelo mesmo drama. Mas como você disse, é ter fê em Deus e orar para que dê tudo certo. Um a coisa é certa, Deus vai lhe dar as forças necessárias para passar pelo que for. Na sexta feira uma amiga minha deu a luz a sua filhinha, a Ana Luiza, ela nasceu com 2k e 400g, minha amiga planejou sua cesária a gravidez inteira por que moramos longe da maternidade que escolhemos, e o PS da nossa cidade é assustador, detalhe que ela trabalha no PS, a cesária estava marcada para as 38 semanas e adivinha ela estava com 37 semanas e meia e a meia noite começou a sentir contrações, foi ao PS e estava com sete dedos de dilatação, não permitiram que ela saísse para ir para a outra maternidade, que fica a uma hora e meia daqui. Pois é, ela teve sua pequena de 2,400k de parto normal, no PS mesmo. A principio fiquei assustada e preocupada, será que o mesmo vai acontecer comigo? Mas em seguida, percebi que Deus nos manda recados de maneiras diferentes e cheguei a conclusão de que ele esta apenas me dizendo que vai dar tudo certo como deu para minha amiga, e vai dar para vc também! Estou com 26 semanas hoje e pelo que vi você esta com um pouco mais que eu, portanto vamos aguentar essa ansiedade mais ou menos no mesmo ritmo, seremos fortes, e daqui a três meses e um pouquinho teremos nossos bebês lindos em nosso colo! Boa sorte viu!!!! Vc estará em minhas orações para que fique calma e serena na sua hora! Beijos Flávia.

Cecilia Costa
sab, 17/03/2012 - 21h59 - reportar abuso

Tive dois partos normais e tive hemorragia npos dois, agora após 12 anos estou gravida de 4 meses, com 35 anos, em tratamento ha 1 ano com depressão e tenho medo do parto normal, mas meu convenio não faz parto cesárea a não ser que seja realmente necessario ... Acho um absurdo eu com minhas condições limitadas não poder escolher meu parto, sem contar as 12 hrs em trabalho de parto em que fiquei, sem anestesia e muitas coisas mais, falar em parto normal é facil, mas aq humanidade tão dita na hora do parto some !!! O pior de td é que se eu quiser uma cesárea tenho que pagar 1500 reais para o medico .

responder ao comentário
Cecilia Costa
sab, 26/05/2012 - 14h01 - reportar abuso

Então, eu acabei saindo de um médico e partindo pra outro que é especialista em obstetrícia de alto risco, vou ser acompanhada além do meu psiquiatra, tbm por uma psicóloga e entreguei pra Deus ... Seja o que Deus quiser ! Medo tenho, claro! Sei tbm que se perde bem mais sague em uma cesárea do que num normal, mas... Estou me acostumando com a idéia de ter normal novamente, se bem que hj estou entrando no sétimo mês e meu bb ainda esta atravessado. Pode virar até a data de parto, mas por enquanto nada! E quanto a procurar outros médico, ja fiz isso tbm e a resposta é a mesma, nenhum faz parto, apenas acompanham a gestação, se quiser que o próprio faça tem que pagar, o que é um absurdo sendo normal ou cesárea! Afinal, nós passamos 9 meses em pré natal com um médico e pra parir tem que ser com plantonista. Pra não me estressar mais larguei mão. Vamos ver daqui pra frente como fica, e em caso que prováveis responsabilidades, claro que o responsável é o médico, pois ele desde sempre soube dos meus medos e minhas complicações anteriores. Agora é aguardar ...

Flávia
sab, 26/05/2012 - 10h18 - reportar abuso

Cecilia, não sei como vc esta agora, mas converse com seu médico e caso ele não queira fazer uma cesário procure um outro médico para ter certeza, pois geralmente os convênios não discutem parto, pois o que acontece é o seguinte, quando vc vai ter seu bebê, e o médico opta por uma cesária p convênio não pode pensar para autorizar, pois enquanto eles pensam a mãe e o bebê sofre, por tanto eles geralmente autorizam na hora, é só o médico afirmar a necessidade da cesárie e eles autorizam. A razão para ser feita uma cesária, são inúmeras, até medo ou desespero da mãe podem ser razões para ser feita uma cesária, pois esse medo pode por em risco a vida dela e do bebê. Plano de saúde nenhum quer perder um paciente por não ter autorizado uma cirurgia, eles podem não marcar com antecedência mas se vc combinar direitinho com seu médico na hora ele opta por cesária e pronto. Caso seu médico se recuse a fazer isso, deve ser por que ele é destes radicais que insistem que o parto normal é melhor em qualquer circunstâncias, o que é falso, se a mãe tem medo, depressão, como vc já é uma razão mais que justificável para fazer uma cesária. Neste caso procure outro médico, vc nem precisa dispensar o seu, apenas vá a um outro médico e se explique, veja a opinião dele e então se ele for te ajudar mude oficialmente de médico.

Cristiana
sex, 25/05/2012 - 18h56 - reportar abuso

A Cesárea tem mais risco de hemorragia do que normal..

Cristiana
sex, 25/05/2012 - 18h36 - reportar abuso

A Cesárea tem mais risco de hemorragia do que normal..

Luana
qua, 09/05/2012 - 13h57 - reportar abuso

Concordo totalmente com os comentários que dizem que homens não tem nada que opinar sobre parto, ainda mais de forma insensível, prepotente e ultrapassada como o sr. Luiz o fez. A homem nenhum cabe decidir de que forma será conduzido o parto de sua mulher, e na verdade na minha opinião essa decisão cabe única e exclusivamente À MULHER, que é quem vai passar pelo processo e lidar com as conseqüências dele (seja PN ou PC) pelo resto da vida. Acho revoltante uma MULHER, como a Sueli, estar indo contra a liberdade de escolha e o livre arbítrio de todas as mulheres...e isso em pleno ano de 2012, inacreditável que ainda existam pessoas que pensem assim. Não sou contra PN nem PC, sou a favor do DIREITO DE ESCOLHA e faço minhas as palavras da Flávia, cujos argumentos e observações me pareceram muito sensatos e pertinentes. Mulheres: se informem, pesquisem, perguntem, e decidam o que julgarem ser melhor pra vocês e para os seus bebês. E quando decidirem, cerquem-se de pessoas mente aberta e que irão lhes apoiar com carinho e respeito independente da escolha que fizerem.

responder ao comentário
Flávia
sex, 25/05/2012 - 19h25 - reportar abuso

Ufa, finalmente alguém com bom senso!!!! Obrigada por me compreender Luana. E esse negócio de mulher sendo contra o direito de escolha do parto é realmente triste não é? Lutamos tanto por democracia, direitos, liberdade e ter um parto imposto é demais né.... É injusto e opressivo para uma mulher não ter o direito de saber como será seu parto.

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas