Qual a diferença entre os exercícios aeróbios e anaeróbios

ter, 11/03/2008 - 18h55

diferença de exercicios

Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte.

No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).

São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.

São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.

Sempre citamos que um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

Para perda de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos irão acelerar o metabolismo. Mas, o ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar.

Os exercícios físicos terão a função de acelerar o metabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.

Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades necessárias em um processo de perda de gordura corporal.

Além disso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício. Tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning". Mas este processo tem maior amplitude após sessões anaeróbias.

5 comentários no Vilaclub

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Abigail Ferreira
quin, 29/12/2011 - 12h29 - reportar abuso

Meu médico me indicou fazer exercícios todos os dias, musculação e aerobilico, para não ter perda óssea. Qual exercício é indicado nesses casos? Como não gosto de musculação, estou fazendo pump, gluteos e abs. Abigail

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Ronaldo Cunha
ter, 12/07/2011 - 13h09 - reportar abuso

Excelente explicação, muito suscinta. Gostaría de saber se durante o exercício em uma esteira seria ideal intercalar alguns \"piques\" mais fortes durante a atividade. Tipo correr na velocidade 9 e em alguns momentos aumentar para a velocidade 15 por exemplo por um minuto e depois retornar para a 9. Ou o melhor é sempre manter um ritmo constante?

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david
seg, 23/05/2011 - 16h09 - reportar abuso

Anaeróbico significa \"sem ar\", e refere-se à geração de energia no tecido vivo independente do oxigênio. Exercícios anaeróbicos são atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos. Durante períodos de tempo mais longos de exercício físico, o metabolismo aeróbico provê a energia, o que é chamado de exercício aeróbico.

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Meninin
seg, 26/04/2010 - 13h18 - reportar abuso

Vc tem que comer bastante salada, evitar carne em excesso e praticar caminhada por uma hora, ou, um passeio de bicicleta por 1 hora e meia. A intenção é que você mude o percurso às vezes para o corpo não se acostumar sempre com a mesma coisa.

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viviane
qua, 16/12/2009 - 13h57 - reportar abuso

que tipo de dieta voces me indicam fazer, e que exercicios fisicos devo fazer para perda de peso!!! Obrigada

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karininha
seg, 19/04/2010 - 12h26 - reportar abuso

eu tenho uma tia q é nutricionista e recomendou a minha irmã a não comer muitas calorias e evitar maçã (mas pode comer frutas com casca) e evitar tambem o refri e coisas muito gordurosas!!!

karininha
seg, 19/04/2010 - 12h56 - reportar abuso

eu tenho uma tia q é nutricionista e recomendou a minha irmã a não comer muitas calorias e evitar maçã (mas pode comer frutas com casca) e evitar tambem o refri e coisas muito gordurosas!!!

karininha
seg, 19/04/2010 - 12h55 - reportar abuso

eu tenho uma tia q é nutricionista e recomendou a minha irmã a não comer muitas calorias e evitar maçã (mas pode comer frutas com casca) e evitar tambem o refri e coisas muito gordurosas!!!

karininha
seg, 19/04/2010 - 12h54 - reportar abuso

eu tenho uma tia q é nutricionista e recomendou a minha irmã a não comer muitas calorias e evitar maçã (mas pode comer frutas com casca) e evitar tambem o refri e coisas muito gordurosas!!!

karininha
seg, 19/04/2010 - 12h48 - reportar abuso

eu tenho uma tia q é nutricionista e recomendou a minha irmã a não comer muitas calorias e evitar maçã (mas pode comer frutas com casca) e evitar tambem o refri e coisas muito gordurosas!!!

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