Alcachofras: dicas e receitas deliciosas

Sex, 12/09/2008 - 19h03

Alcachofra

Foto - Douglas Aby Saber

É fácil encontrá-la ao longo do ano, mas é agora que ela está na melhor forma, enfeitando as feiras livres pelo Brasil afora. Além de ser rica em sais minerais e vitaminas do complexo B, essa flor da família dos girassóis também tem propriedades terapêuticas: ótima para o fígado, combate a anemia e auxilia no emagrecimento.

Publicidade

A alcachofra não é só saudável, mas também uma iguaria na cozinha. Antes de escolher a sua para fazer no fim de semana, prefira as arroxeadas e com pétalas fechadas. O talo muito mole, rígido e fibroso indica que ela passou do ponto.

Fique atenta, porque depois de colhida, a alcachofra perde suas propriedades. Por isso é melhor consumi-la em uma semana. Sempre guarde na geladeira ou em um recipiente com água.

É fácil de cozinhá-la. Use apenas água, sal, gotas de limão e vinagre. Pode ser cozida inteira e receber mais temperos, entre eles, alho, aliche e alcaparras. Antes disso só não esqueça de cortar o talo e as pontas das pétalas. Quando está ao ponto, as pétalas saem naturalmente e a carne fica macia e saborosa. “Essa flor é tão versátil que podemos utilizá-la de várias formas”, ressalta Analídia Ortmann, fornecedora de alcachofra para restaurantes e empórios de São Paulo

A maioria das receitas é feita apenas com o fundo, também chamado de coração. Para usá-los, você deve cortar primeiro as pétalas e o talo, depois descasque ao redor do fundo, para retirar as camadas de pétalas.

Alcachofras

Carpaccios, saladas, risotos e ainda recheios para massas ficam ótimos com ele. Mas também dá para aproveitar o talo. Basta descascar, retirar o miolo e cozinhar, também é ótimo para rechear massas.

Algumas receitinhas inusitadas, entre elas, risoto, pastel, salpicão, strogonoff e até quiche de alcachofra serão servidas na 16ª Expo São Roque, que acontece em outubro, na cidade que fica a 60 km da capital de São Paulo. Caso você não vá até lá, veja as maravilhas que você pode fazer em casa com a flor.

Alcachofras surpresa
Fundos de alcachofra gratinados
Salada Constance

Por Juliana Lopes

1 comentário no Vilaclub

Comente!
valeria canton valeria canton
Sáb, 13/08/2011 - 09h11 - reportar abuso

adoroooo,td de bom o site vila sabor

responder ao comentário

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
Cheesecake de framboesa
Cheesecake de framboesa Veja aqui por vilamulher