Especial de Páscoa

Alcachofras: dicas e receitas deliciosas

Sex, 12/09/2008 - 19h03

Alcachofra

Foto - Douglas Aby Saber

É fácil encontrá-la ao longo do ano, mas é agora que ela está na melhor forma, enfeitando as feiras livres pelo Brasil afora. Além de ser rica em sais minerais e vitaminas do complexo B, essa flor da família dos girassóis também tem propriedades terapêuticas: ótima para o fígado, combate a anemia e auxilia no emagrecimento.

Publicidade

A alcachofra não é só saudável, mas também uma iguaria na cozinha. Antes de escolher a sua para fazer no fim de semana, prefira as arroxeadas e com pétalas fechadas. O talo muito mole, rígido e fibroso indica que ela passou do ponto.

Fique atenta, porque depois de colhida, a alcachofra perde suas propriedades. Por isso é melhor consumi-la em uma semana. Sempre guarde na geladeira ou em um recipiente com água.

É fácil de cozinhá-la. Use apenas água, sal, gotas de limão e vinagre. Pode ser cozida inteira e receber mais temperos, entre eles, alho, aliche e alcaparras. Antes disso só não esqueça de cortar o talo e as pontas das pétalas. Quando está ao ponto, as pétalas saem naturalmente e a carne fica macia e saborosa. “Essa flor é tão versátil que podemos utilizá-la de várias formas”, ressalta Analídia Ortmann, fornecedora de alcachofra para restaurantes e empórios de São Paulo

A maioria das receitas é feita apenas com o fundo, também chamado de coração. Para usá-los, você deve cortar primeiro as pétalas e o talo, depois descasque ao redor do fundo, para retirar as camadas de pétalas.

Alcachofras

Carpaccios, saladas, risotos e ainda recheios para massas ficam ótimos com ele. Mas também dá para aproveitar o talo. Basta descascar, retirar o miolo e cozinhar, também é ótimo para rechear massas.

Algumas receitinhas inusitadas, entre elas, risoto, pastel, salpicão, strogonoff e até quiche de alcachofra serão servidas na 16ª Expo São Roque, que acontece em outubro, na cidade que fica a 60 km da capital de São Paulo. Caso você não vá até lá, veja as maravilhas que você pode fazer em casa com a flor.

Alcachofras surpresa
Fundos de alcachofra gratinados
Salada Constance

Por Juliana Lopes

1 comentário no Vilaclub

Comente!
valeria canton valeria canton
Sáb, 13/08/2011 - 09h11 - reportar abuso

adoroooo,td de bom o site vila sabor

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos