Arriba! Jantar mexicano fácil de preparar

Sex, 27/04/2012 - 10h50

Arriba Jantar mexicano fácil de preparar

Burrito Sombrero e Taco Cabron. Foto: Divulgação


Que tal variar na cozinha e experimentar as delícias da culinária mexicana? Há várias opções de pratos fáceis e saborosos, é só separar os temperos e por a mão na massa!

Segundo a chef Filomena Reis, Diretora de Alimentos e Bebidas da Nacho Loco, empresa especializada na culinária mexicana, as iguarias mais pedidas no restaurante mexicano são fajitas e as quesadillas de diversos sabores.

Publicidade

"As quesadillas podem levar qualquer recheio combinado com queijo. A sabor margarita, como a pizza, as de brócolis e as de camarão são as preferidas", comenta a chef.

Filomena Reis revela que é possível encontrar os ingredientes necessários, como tortillas, em diversos supermercados dos grandes centros metropolitanos. "A Pullman também tem um produto chamado RAP10 que substitui bem as tortilhas originais e é bem mais em conta", sugere a chef.

Outra dica é usar o famoso salgadinho Doritos. Segundo Filomena ele pode ser servido com salsas diversas, guacamole e dips de cheddar, frijoles etc. Mas ela lembra: "Nachos ou totopos, originalmente não têm sabor, nem sal. O gosto fica por conta das salsas e dips."

Quem quer decorar a mesa também tem diversas opções. Que tal vasos ou arranjos, com velas ou espalhadas sobre a mesa? Tudo bem colorido e vermelho! A chef lembra que nos mercados municipais podem ser encontrados uma infinidade de variações de pimentas frescas e pimentões coloridos. "Eles fazem uma decoração maravilhosa!", opina.

A chef diz que culinária mexicana não se resume a pimentas. Ela sugere: "As receitas podem ser preparadas com muito sabor e economizando na ardência, servindo as pimentas à parte para que cada um dose conforme sua preferência. As pimentas mais comuns são a jalapeño e a habanero. A marca nacional Cia das Ervas disponibiliza essas variações em conserva."
Veja algumas receitas tipicamente mexicanas!

Taco Cabron (por Restaurante Nacho Libre)

Ingredientes:
1kg carne moída
1 colher pimenta do reino
1 colher curry
½ colher sal
3 colheres cebola triturada
1 colher salsa
1 colher alho

Molho para refogar:
1 colher salsa
½ pimentão
75 ml molho de tomate
2 colheres de cebola
25 ml molho de pimenta

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes do tempero mexicano em um recipiente e misture até formar uma mistura homogênea. Acrescente a carne moída e deixe em repouso por alguns minutos. Coloque todos os ingredientes do molho para refoga no liquidificador, bata até virar uma mistura homogênea e reserve.

Passado o tempo de repouso da carne, leve ao fogo numa panela pré-aquecida com óleo e refogue até que solte toda a água. Depois acrescente o molho para refogar e mexa por alguns minutos.

Burrito Sombrero (por Restaurante Nacho Libre)

Ingredientes:
Massa de tortilha, semelhante ao pão sírio.

Recheio:
50g de filé mignon grelhado com temperos verdes e tempero baiano
50g queijo cheddar
50g molho chilli beans (pasta de feijão)
10g de molho barbecue

Modo de Preparo:
Leve a massa tortilha até a chapa aquecida, coloque os condimentos um em cima do outro na ordem disposta acima.

Fajitas de Frango (por Restaurante Nacho Loco)

Ingredientes:
500g de filet de frango em tiras finas
10 tortilhas de trigo

Legumes:
1 tomate em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão verde em tiras
1 pimentão vermelho em tiras
1 cebola em tiras

Para a marinada:
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher de (sopa) de óleo
1 colher de (chá) de páprica doce
1 colher de (café) de cominho
Pimenta chile em pó a gosto
Sal a gosto
Suco de 1 laranja

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes da marinada e coloque sobre o frango. Deixe marinar por uma hora no refrigerador. Em uma chapa de ferro ou frigideira aqueça um fio de azeite e grelhe o frango em fogo bem alto até que fique macio. Acrescente os legumes e o caldo da marinada, salteando-os rapidamente até que amoleçam sem cozinhar demais. Prove e retifique o sal. Aqueça as tortilhas, uma a uma, levemente em frigideira sem óleo, de ambos os lados. Disponha sobre cada uma um pouco do frango com os legumes, enrole e sirva acompanhado de queijo, sour cream e guacamole.

Dica: você pode servir diretamente na chapa com as tortilhas aquecidas à parte para que cada um faça sua própria Fajita. O sour cream pode ser substituído por coalhada seca ou cream cheese temperado com suco de limão e sal a gosto.

Quesadillas de Camarão (por Restaurante Nacho Loco)

Ingredientes do recheio:
500g de camarões grandes
2 colheres (sopa) de azeite
Suco de meio limão
1 dente de alho moído
½ cebola ralada
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara de requeijão cremoso

Modo de preparo:
Grelhe os camarões no azeite, tempere com sal, pimenta e suco de limão. Tire-os do fogo e pique em cubos grandes. Na mesma frigideira acrescente a cebola e o alho, refogue até ficarem macios, junte os camarões picados, deixe reduzir o caldo e misture o requeijão. Esfrie.

Para a Montagem:
10 tortilhas de trigo
2 tomates em cubos pequenos
1 cebola em cubos pequenos
200g de queijo prato ralado
150g de requeijão sabor cheddar
20g de pimenta jalapeño.

Modo de montagem:
Sobre metade da tortilha espalhe um pouco do cheddar misturado com a pimenta jalapeño picada. Coloque duas colheres do recheio de camarão, salpique com um pouco dos tomates e cebolas em cubos e o queijo prato. Dobre a tortilha ao meio, fechando-as em formato de meia lua. Pressione-as para que fiquem bem coladas. Aqueça uma frigideira antiaderente sem óleo, coloque duas quesadillas por vez, em fogo baixo, tampe e deixe dourar de um lado. Vire-as e deixe dourar do outro lado. Certifique-se que o queijo derreteu. Corte-as ao meio e sirva quente com salsa e guacamole.

Dica: faça as quesadillas com antecedência e guarde-as embrulhadas em papel manteiga na geladeira. Meia hora antes de servir, retire-as da geladeira, para que voltem à temperatura ambiente. Leve-as à frigideira ou coloque em assadeira, sobre papel manteiga e ao forno pré-aquecido até que dourem.


Guacamole (por Restaurante Nacho Loco)

Ingredientes:
1 abacate grande amassado grosseiramente
Suco de um limão
1 colher (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de tomate picado
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (chá) de pimenta jalapeño picada.
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve à geladeira até a hora de servir. Sirva com nachos, quesadillas ou fajitas

Por Bianca de Souza (MBPress)

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

festa junina
X
Aprenda a fazer um pão de banana
Aprenda a fazer um pão de banana Veja aqui por vilamulher