Claudia Matarazzo
Com a palavra:

Claudia Matarazzo

Ceia de Natal - mais fácil do que parece

Seg, 15/12/2008 - 12h31

Pode acreditar: hoje, é muito mais fácil organizar uma ceia. Até porque, é perfeitamente possível lançar mão não apenas dos inúmeros serviços de pratos prontos e/ou congelados.

Publicidade

E também não há mal algum em pedir uma mãozinha a todos os participantes da festa.

Apesar das inúmeras facilidades oferecidas por restaurantes e serviços de buffet, a ceia de Natal é uma ocasião em que é muito mais agradável e conveniente comemorar em casa. Isto não significa que você tenha de passar as festas com a barriga encostada no fogão ou catando os papéis de embrulho do chão.

Hoje em dia não é necessariamente a “mãe da família” ou o casal mais velho quem oferece a ceia. Se a família for numerosa, quem dispõe de mais espaço pode muito bem abrir sua casa para todos neste dia. Além de ser um gesto simpático, todos certamente ficarão mais confortáveis e as chances da ceia ser um sucesso aumentam bastante.

Simplificar a vida faz parte da nova etiqueta. Assim, não hesite em sugerir a cada pessoa o que levar. É melhor para eles que não terão de quebrar a cabeça com esse detalhe e, muito mais conveniente para você que terá o controle da situação. Esse sistema evita que vocês acabem tendo de cear cinco perus sem nenhuma sobremesa e com escassez de bebida

Na hora de escolher os pratos lembre-se que vivemos em um país de clima tropical. Portanto, é impossível seguir ao pé da letra algumas receitas de Natal que são muito mais adequadas ao clima Europeu - onde foram criadas. Evite excesso de chocolates, amanteigados e até mesmo as nozes, tradicionais. Elas podem estar presentes para enfeitar, porém não são uma boa pedida como base de ingredientes para receitas nessa época.

A decoração da mesa pode ser super simples, mas tem que ser alegre. As próprias cores do Natal já contribuem para isso. Se usar guardanapos de pano, por exemplo, amarre-os com uma fita dourada e uma bola verde ou vermelha. Ao tirar o enfeite, as bolas podem ser acrescentadas ao arranjo de centro de mesa já preparado para isso.

Finalmente, a ceia para as crianças pode ser antecipada ou não. Se você resolver seguir a tradição e servir somente a meia noite mesmo, é melhor avisar os pais dos garotos para que eles comam alguma coisa antes de sair de casa. Outro sistema mais trabalhoso, porém eficiente para que não fiquem indóceis de fome é servir uma “ceia infantil” simples e mais cedo a eles. Que não os impedirá, mais tarde, de participar do jantar dos adultos.

Jornalista, escritora e palestrante, Claudia Matarazzo é autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento: “Visual, uma questão pessoal”, “Negócios Negócios - Etiqueta faz parte”, “Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois”, "Casamento sem Frescura", "net.com.classe", "Beleza 10", "Case e Arrase - um guia para seu grande dia", "Gafe não é Pecado" e "Etiqueta sem Frescura"

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
Aprenda a fazer muffins de espinafre
Aprenda a fazer muffins de espinafre Veja aqui por vilamulher