Cozinha exótica chinesa

Qui, 21/08/2008 - 10h55

Cozinha exótica chinesa

Cigarra, cavalo marinho, cobra e grilinhos no espeto. Difícil engolir essa, não? Pois é. Até mesmo os chineses não incluem essas iguarias nas suas refeições diárias. “Para eles também é bastante exótica. A maioria não come esse tipo de cardápio. Experimentam mais na base de curiosidade.

Publicidade

A alimentação básica ainda é peixe, carne suína, frango, frutos do mar”, explica o Wilson Yao, consultor empresarial de negócios entre Brasil e China.

Entretanto, antigamente os insetos estavam mais presentes na mesa chinesa. Isso aconteceu por vários motivos. Imagine um país com apenas 10% da terra cultivável e com tanta gente para se alimentar. A solução foi criar uma culinária a partir dos ingredientes mais fáceis de encontrar: brotos de bambu, raízes de lótus, algas marinhas e cogumelos, e muitos insetos, uma ótima fonte de proteínas.

Conforme Yao, a falta de comida em vários lugares obrigou os chineses a comer tudo que se movia, com o objetivo de obter proteínas. “Depois eles transformaram em pratos. Atualmente, alguns insetos servem até de remédio na medicina chinesa”, diz.

Eles acreditam que a centopéia dourada, por exemplo, ajuda na digestão, além de ser indicada no combate ao reumatismo e a artrite. Os curiosos e amantes da cozinha exótica encontram os insetos e bichinhos mais na região do Cantão (sul do país), em feiras e ruas. Lá você experimenta um cardápio super variado de acepipes, desde centopéias e bicho-da-seda, fritos ou em forma de churrasquinho. “Dificilmente, você vê os chineses do norte e das regiões centrais com este tipo de comida”.

O consultor não chegou a experimentar insetos, mas muitos de seus amigos já tiveram esse “privilégio”. “Ele sempre falam que é super crocante. Mas a carne de cachorro eu já arrisquei”, brinca. Yao explica que geralmente ela é feita ensopada (hot-pot), consumida principalmente nos dias mais frios. “É impossível comer no verão, o prato aquece bastante o corpo”.

Ele também experimentou um tipo de frio feito com a carne de cachorro “com gosto bastante parecido com a carne bovina”. Segundo Yao, o churrasco de cachorro na chapa é outro prato comum, só que o consumo dessa carne é bem pouco se comparado aos coreanos, que tem até criadouros.

De forma geral, a China é uma das culinárias mais variadas do mundo que variam bastante conforme as regiões. Os pratos do sul são à base de arroz. E as massas sempre estão na mesa dos chineses do norte. Para se ter uma idéia são 56 etnias diferentes, “embora a Han represente 93% da população, portanto, não podemos generalizar a alimentação, as diferenças regionais são muito fortes no país”, finaliza.

Por Juliana Lopes

6 comentários no Vilaclub

Comente!
Luiza Luiza
Dom, 09/10/2011 - 20h29 - reportar abuso

Legalzaço! Mas...muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito show e NOJENTINHO! hihi!

responder ao comentário
emily emily
Sáb, 02/04/2011 - 19h02 - reportar abuso

esa comida e orivel nao sei como conseguem comer nosa eles sao sem nosao...

responder ao comentário
Qua, 27/08/2008 - 15h38 - reportar abuso

ja penssou os pobres daqui naõ passariam tanta fome se fosse incluida na cesta basica das familias pobres pelo menos eles teriam mais saude ja viu um chines morrer novo geralmente eles vão até o 100 ou mais anos pois tem saude pela alimentação exotica que possuem.

responder ao comentário
Sáb, 23/08/2008 - 17h38 - reportar abuso

eles devem saberem o que estão fazendo e comendo,pois existe gosto pra tudo no mundo.pra eles deve ser maraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaavilhosoooooooooooooooooooooo!

responder ao comentário
Sex, 22/08/2008 - 12h40 - reportar abuso

tem k ser bem lok para comer ék.

responder ao comentário
Qui, 21/08/2008 - 11h17 - reportar abuso

NOSSA ESSES CHINESES TEM UM GOSTO MUITO ESTRANHO.
HAJA ESTOMAGO!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
O bolo branco do Cake Boss
O bolo branco do Cake Boss Veja aqui por vilamulher