Foto: reprodução/ pequerecetas.com
Se você gosta de comer bem - não liga para número alto de calorias - e tiver a oportunidade de ir a Espanha, vá correndo!
Mesmo quem não conhece o país com certeza já ouviu falar de pratos clássicos como paellas e os sanduíches de jamón (espécie de presunto cru), mas ao chegar lá a gente conhece outro clássico que está disponível em quase todos os restaurantes e mercados (congelados) em várias versões: as croquetas!
Olhando pra elas parece que são bem parecidos com os nossos croquetes, mas ao morder, que me desculpem os nossos salgadinhos: não é nem possível comparar! O recheio é cremoso e, entre as versões de frango, jamón e bacalhau - as mais famosas - fica difícil escolher a preferida.
Por lá, elas vêm como acompanhamentos de pratos e também estão disponíveis nos bares em porções - os famosos tapas - para acompanhar a sangria, um vinho e até uma cerveja. Mas o bacana é que é fácil de preparar, pelo menos aqui no Brasil a opção mais simples é a de frango - a dica é usar restos. Já ficou com água na boca? Então anote aí a receita (o rendimento é de 20 croquetas). Se quiser fazer com outro protagonista, é só trocar o frango pela carne que preferir!
Ingredientes:
- 1 xícara de café de azeite
- 5 colheres bem cheias de farinha
- um pedaço (aproximadamente um quarto) de frango que pode estar cozido, assado ou frito - o que você tiver na geladeira
- 1 cebola
- 700 ml. de leite
- 1 colher de café de sal
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de rosca.
Modo de preparo
Picar a cebola em pedaços bem pequenos e desfiar o frango.
Pegue uma panela bem grande e coloque o azeite, adicione a cebola, meia colher de sal e abaixe o fogo. Quando a cebola estiver dourada coloque o frango e aumente mude para fogo médio. Sempre misturando, deixe no fogo por 10 minutos. Coloque as 5 colheres de farinha e novamente misture bem - o resultado será uma massa bem grossa. Então inclua metade do leite e mexa bem.
Quando estiver bem misturado junte o resto do leite. Mexa por cerca de oito minutos. A massa vai se soltar do fundo a panela e ficar bem lisa. Quando chegar neste ponto, coloque em uma tigela e deixe repousar por cerca de três horas (melhor mesmo é deixar de um dia pro outro, mas três horas já é suficiente). Depois desse tempo, use uma colher para fazer os ‘rolinhos’ com a massa. Depois é necessário passar as croquetas no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e pronto!
E como eu disse no início da matéria: se não há preocupação com as calorias, o acompanhamento perfeito para as croquetas é uma bela porção de batatas fritas!
Por Larissa Alvarez