Culinária Alemã: outros pratos além do chucrute

Sex, 11/04/2008 - 12h31

Prato típico alemão

Quem nunca saboreou os pratos típicos da culinária alemã vai se surpreender com a mistura de sabores. O cardápio vai muito além da riquíssima variedade de salsichas e chucrutes (repolho fermentado com condimentos).

A carne suína é outro ingrediente que também predomina entre os pratos tradicionais, como, por exemplo, o Eisbein, o joelho de porco, e ainda o Kassler - feito à base de carne de porco.

Publicidade

A mesma é deixada na salmora por dois dias e depois defumada durante 12 horas.

Outra preparação característica é a Schlachtplatte, feita com joelho e bisteca, salsichão vermelho e branco, além de morcilha branca e escura. “A carne suína é muito consumida no dia-a-dia porque as carnes bovinas são mais caras”, explica Diethelm Maidlinger, chef do restaurante Bierquelle.

Mas de acordo com a chef Roberta Jordão, do restaurante paulistano Konstanz, apesar do valor mais elevado, as carnes de caça também estão no cardápio trivial. O Cordeiro com Molho Funghi e Cogumelos é um dos mais consumidos. Outra carne que costuma estar à mesa é a de vitela, que antes de ser preparada permanece no vinho por quatro dias para ser cozida e assada no creme de leite. É servida com repolho roxo e bolinho de pão.

Em Berlim, a sopa de ervilhas, os bolinhos de fígado e a salada de salsicha estão sempre presentes na mesa. Em todos os restaurantes típicos da Bavária nunca podem faltar os semmelknödel, bolinhos feitos de massa ou pão de batata. Isso sem contar com as carnes marinadas, além da dobradinha de vinho, essa última mais tradicional de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha.

Salsichas alemãs

Na Alemanha existem 1500 variações de produtos embutidos que são divididos entre fermentados, cozidos (salsichas e frios) e patês. Entre as salsichas, a mais tradicional é a Frankfurter ou Viena, que além de ser mais fina é feita com 100% de carne de porco. Já a Wiener é uma versão da primeira, que permite a carne bovina no preparo. Geralmente é guarnecida com pães e saladas de batatas cozidas. As mostardas doces também são muito bem-vindas.

“Nos restaurantes brasileiros existem algumas mostaradas mais exóticas, como as de mel, raiz forte ou pimentas verdes, adaptadas ao nosso paladar, pois muitas delas são picantes”, explica a chef Roberta.

Por Juliana Lopes

4 comentários no Vilaclub

Comente!
pedro paulo pedro paulo
Sex, 27/04/2012 - 09h19 - reportar abuso

eu ntenho 8 anos jatenho namorada

responder ao comentário
Daniele Daniele
Qui, 23/02/2012 - 23h16 - reportar abuso

sou casada com um alemao e acho a comida alema otima de saborear,faço sempre em casa e amigos brasileiros que comem aqui adoram

responder ao comentário
luis pimenta luis pimenta
Qui, 29/09/2011 - 12h37 - reportar abuso

esta comida parece um monte de *****
fica ao vosso critério

responder ao comentário
victoria gabi winter da s victoria gabi winter da s
Qua, 15/06/2011 - 11h16 - reportar abuso

bolo de cereja com banana

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
Cupcake de cabeça para baixo!
Cupcake de cabeça para baixo! Veja aqui por vilamulher