Chef Rodrigo Anunciato
Com a palavra:

Chef Rodrigo Anunciato

Udon: referência entre pratos japoneses

Qui, 26/06/2008 - 17h35

Udon, um dos pratos mais representativos da culinária japonesa, consiste em macarrão branco feito da mistura de farinha de trigo (udon-ko), sal e água. Os seus fios geralmente têm de 1 a 3cm de diâmetro e são servidos em tigelas chamadas donburi, com caldo quente ou frio, e coberto por vários ingredientes.

Publicidade

Os caldos são à base de katsuobushi (bonito seco) e shoyu. O tempero fica por conta do shitimi tougarashi (condimento picante com 7 tipos de especiarias).

Uma das versões sobre a origem deste prato diz que o monge Kobo Daishi, fundador da seita budista Shingon no Japão, trouxe o udon da China em 806 para Kagawa, uma província localizada na ilha de Shikoku.

Segundo uma outra versão, o udon é originário de Muginawa, um tipo de macarrão branco e fino, feito a partir da farinha de trigo, farinha de arroz e sal, bastante semelhante ao somen de hoje.

Os pratos de udon mais conhecidos são:

- Kake udon (região de Kanto) ou Su udon (região de Kansai): servido quente com cebolinhas picadas e kamaboko (pasta de peixes grelhados);

- Kitsune udon: servido com abura-ague (tofu frito) e cebolinhas picadas. O prato tem este nome devido as afirmações lendárias sobre a preferência gastronômica do kitsune (raposa) ao ague;

- Tempurá udon: servido com tempurá;

- Tanuki udon : servido com age-kasu (bolinhas de massa de tempurá);

- Tsukimi udon: servido com ovo cru. Tsukimi significa apreciação da lua. No prato, a gema do ovo simboliza a lua e o macarrão as nuvens;

- Nabeyaki udon: servido em nabe (caldeirada).

Não importa qual seja o tipo, o udon quente é prato perfeito para os gelados dias do inverno japonês. Claro que também faz a vez em nosso inverno, menos rigoroso, mas que pede um caldo bem quente para esquentar a alma. Sem dúvida, um prato par ser saboreado a dois.

Udon referência entre pratos japoneses

Domo arigato. Sayonara.

Colunista do Vila Sabor, o Chef Rodrigo Anunciato é formado em gastronomia pelo Senac e professor titular da Faculdade de Gastronomia da UniSantos.

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
Macarrão em menos de 20 minutos
Macarrão em menos de 20 minutos Veja aqui por vilamulher