Pão de Queijo Mineiro

Ter, 19/02/2008 - 11h55

Rendimento

30 porções

Ingredientes

  • 1/2 copo(s) de Óleo de soja
  • 1 copo(s) de leite
  • 3 unidade(s) de ovo
  • 250 gr de queijo meia-cura
  • 1/2 kg de polvilho doce
  • 1 colher(es) (sobremesa) de sal

Modo de preparo

Coloque o polvilho, em uma bacia. Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos.

Publicidade

Assim que levantar fervura, desligue o fogo e escalde o polvilho. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Faça as bolinhas do tamanho desejado. Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira sem untar. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire os pães do forno assim que começar a dourar levemente embaixo.

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Sáb, 30/08/2008 - 21h16 - reportar abuso

Tenho algumas receitas de pão de queijo mas esta sem dúvidas é a mais original delas. Sempre tentava fazer pão de queijo e nunca dava cero. Aquelas receitas que vem em algumas embalagens de polvilho são uma piada. Bem, vamos ao que interessa: Quer fazer a receita dar certo, então use EXATAMENTE os ingredientes que estão na receita nas quantidades exatas. A única coisa que pode variar para menos é o óleo. Pode-se adicionar uma colher de margarina para dar um cheirinho à mais mas reduza um dedo do óleo. O segredo está em fazer a massa ficar "areada". Para isso, ao jogar o leite com o óleo quase fervente no polvilho, vá mexendo com uma colher de sopa mesmo, vá "esfarelando" a massa com a colher. Esta "massa" na verdade é meia seca e farelenta. Só dá para perceber que é uma massa se apertar entre as mãos e formar uma bolota meia seca. Os ovos é quem dará a consistência (liga) na massa. Inclusive, se bater antes a massa fica mais leve. O quejo pode ser até aqueles tipo parmesão (em saquinho) ralado (use no máximo 150g). Depois de adicionar os ovos, mexa a massa com uma colher até ficar macia e molinha. Adicone o queijo e mexa até misturar bem. Se a massa ficar mole à ponto de não dar para fazer uma bolinha com as mãos, adicione polvilho (uma colher no máximo). Se ficar dura, acrescente leite (duas colheres por vez. Quanto mais sovar a massa, mais areado (fofo) ele vai ficar.
O resto é anotar quel foi a melhor fora. Por que? Porque o polvilho varia muito do doce para o azedo e pior que isso, varia de fabricante e de região. E para quem não sabe, o polvilho doce é a fécula de mandioca e o azedo é o do "biju de tapioca".
Espero que isso ajude. Ah sim, não desista! Coloque aqui como ficou o pão de queijo se não der certo pois pelo jeitão dele, dá para avaliar o que saiu errado.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

beyoncé 50 tons de cinza festa junina
X
Diferentes recheios para panquecas
Diferentes recheios para panquecas Veja aqui por vilamulher