Moda das Famosas

Pão de Queijo Mineiro

Ter, 19/02/2008 - 11h55

Rendimento

30 porções

Ingredientes

  • 1/2 copo(s) de Óleo de soja
  • 1 copo(s) de leite
  • 3 unidade(s) de ovo
  • 250 gr de queijo meia-cura
  • 1/2 kg de polvilho doce
  • 1 colher(es) (sobremesa) de sal

Modo de preparo

Coloque o polvilho, em uma bacia. Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos.

Publicidade

Assim que levantar fervura, desligue o fogo e escalde o polvilho. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Faça as bolinhas do tamanho desejado. Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira sem untar. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire os pães do forno assim que começar a dourar levemente embaixo.

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Sáb, 30/08/2008 - 21h16 - reportar abuso

Tenho algumas receitas de pão de queijo mas esta sem dúvidas é a mais original delas. Sempre tentava fazer pão de queijo e nunca dava cero. Aquelas receitas que vem em algumas embalagens de polvilho são uma piada. Bem, vamos ao que interessa: Quer fazer a receita dar certo, então use EXATAMENTE os ingredientes que estão na receita nas quantidades exatas. A única coisa que pode variar para menos é o óleo. Pode-se adicionar uma colher de margarina para dar um cheirinho à mais mas reduza um dedo do óleo. O segredo está em fazer a massa ficar "areada". Para isso, ao jogar o leite com o óleo quase fervente no polvilho, vá mexendo com uma colher de sopa mesmo, vá "esfarelando" a massa com a colher. Esta "massa" na verdade é meia seca e farelenta. Só dá para perceber que é uma massa se apertar entre as mãos e formar uma bolota meia seca. Os ovos é quem dará a consistência (liga) na massa. Inclusive, se bater antes a massa fica mais leve. O quejo pode ser até aqueles tipo parmesão (em saquinho) ralado (use no máximo 150g). Depois de adicionar os ovos, mexa a massa com uma colher até ficar macia e molinha. Adicone o queijo e mexa até misturar bem. Se a massa ficar mole à ponto de não dar para fazer uma bolinha com as mãos, adicione polvilho (uma colher no máximo). Se ficar dura, acrescente leite (duas colheres por vez. Quanto mais sovar a massa, mais areado (fofo) ele vai ficar.
O resto é anotar quel foi a melhor fora. Por que? Porque o polvilho varia muito do doce para o azedo e pior que isso, varia de fabricante e de região. E para quem não sabe, o polvilho doce é a fécula de mandioca e o azedo é o do "biju de tapioca".
Espero que isso ajude. Ah sim, não desista! Coloque aqui como ficou o pão de queijo se não der certo pois pelo jeitão dele, dá para avaliar o que saiu errado.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos