Carne Assada Básica

ter, 19/02/2008 - 11h05

Rendimento

6 porções

Ingredientes

  • 1,2 kg de alcatra
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • 2 dente(s) de alho picado(s)
  • 1/4 xícara(s) (chá) de vinho branco
  • 1 colher(es) (sopa) de mostarda
  • 2 colher(es) (sopa) de ervas finas
  • 1 folha(s) de louro
  • 3 colher(es) (sopa) de Óleo de soja
  • 1 unidade(s) de cebola fatiada(s)
  • 3 unidade(s) de tomate maduro(s)
  • quanto baste de salsinha
  • quanto baste de cebolinha verde

Modo de preparo

1 - Tempere a carne com antecedência de, ao menos, umas duas horas. Misture o sal, alho picado e todos os temperos que irá utilizar. Fure a carne com a ponta de uma faca de cozinha. Esfregue a mistura de temperos em toda ela. Junte o vinagre e deixe-a marinar.

2 - Leve ao fogo uma panela de pressão (ou comum, se tiver paciência). Deixe-a aquecer bem e coloque nela o óleo. Limpe a carne dos pedacinhos de tempero e reserve-os, juntamente ao líquido em que ficou. Coloque a carne para fritar na panela quente. Aí começa nosso exercício de paciência, pois o assado tem que ficar bem dourado. Isso é demorado, mas essa fritura é que sela a carne, evitando a perda de líquidos, o que deixa a carne ressecada. Depois que estiver dourada, junte a vinha dalhos reservada e deixe que evaporem os líquidos dela, para, então, juntar a cebola fatiada e o alho picado. Refogue, mesmo sem tirar a carne da panela.

3 - Quando as cebolas estiverem refogadas junte os tomates picados, com ou sem pele, aí é uma questão de gosto. Refogue os tomates, junte o louro e outros temperos à sua escolha e, se não for usar panela de pressão, vá colocando água aos poucos, até que a carne esteja cozida. É um processo demorado, No entanto, se estiver usando uma panela de pressão, coloque água suficiente para quase cobri-la, ficando a uns 2 dedos abaixo do topo da peça de carne. Essa quantidade, é uma sugestão aleatória, pois vai depender, sempre, do tipo de carne que utilizar, da potência de sua panela e, principalmente da quantidade de carne. Nas primeiras vezes que fizer, fique por perto e após uns 30 minutos de iniciada a pressão, dê uma levantada na panela e calcule o peso, pois, por ele, poderá verificar quanta água ainda resta na panela.

4 - Para saber se a carne está pronta, terá que abrir a panela, não há outro jeito. Solte o vapor ou coloque sob a torneira aberta, até que não tenha mais vapor. Abra-a, tente enfiar um garfo, este deverá penetrar na peça, com relativa facilidade. Se estiver boa, mas o molho ainda não estiver grossinho, deixe-a mais tempo no fogo, até que o molho fique encorpado. Junte salsa e cebolinha picadas, um minuto antes de desligar o fogo. Sirva fatiada, coberta de molho. Salpique salsinha e cebolinha, picadas bem finamente, para decorar.

1 comentários no Vilaclub

Comente!
Eliana Silva
dom, 17/08/2008 - 10h41 - reportar abuso

Nunca se deve acelerar a saída do vapor de uma panela de pressão, pois isso pode ocasionar uma explosão. Ao colocá-la em baixo da torneira ou lenavtando-se o pino, o vapor qu8e sai com maior velocidade, faz com que o líquido suba e leve com ele as partículas (de tempero ou feijão, por exemplo) que podem entupir o orifífio e assim impedir a saisa do vapor, fazendo explodir a panela.

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

gravidezsexoorgasmo femininoemagrecermaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadedietaamamentaçãobolo de cenourabolo de chocolatebolo de liquidificadordieta dukansobremesa fácilcobertura de chocolate