Eu só quero chocolate!

Tempurá

Ter, 19/02/2008 - 12h55

O tempurá é um dos pratos mais atraentes da culinária japonesa. Sua massa leve e crocante encanta os mais delicados paladares.

Publicidade

Muitos povos passaram pelo Japão deixando suas marcas na cozinha local. Durante o século XVI os jesuítas e os comerciantes portugueses montaram uma colônia em Nagasaki. Como todo bom estrangeiro eles faziam pratos de sua terra natal.

Durante o Quatuor Tempora (Quatro Tempos), celebração católica onde as pessoas deviam comer pouco e abster-se de ingerir carne, os jesuítas preparavam camarões fritos em uma massa com farinha e ovos. Incomodados com a tentativa de serem catequizados pelos portugueses os japoneses expulsaram-nos do Japão, ficando apenas com sua herança gastronômica.

O tempora virou tempurá e com o passar do tempo os japoneses foram refinando essa técnica, usando um óleo mais leve e acrescentando vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia. O tempurá se popularizou na cidade de Tokyo, onde era vendido em barracas assim como o sushi. Hoje existem restaurantes especializados exclusivamente em tempurá.

Rendimento

4 porções

Ingredientes

  • 1 unidade(s) de cebola
  • 1 unidade(s) de cenoura
  • 1 unidade(s) de pimentão verde
  • 4 unidade(s) de vagem
  • 1/4 unidade(s) de abóbora japonesa
  • 1 unidade(s) de batata-doce
  • 4 unidade(s) de ervilha-torta
  • 1/2 unidade(s) de berinjela
  • 1/4 pé(s) de couve-flor
  • 1/4 maço(s) de brócolis
  • 4 unidade(s) de camarão pistola

Massa

  • 4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 unidade(s) de ovo
  • 1 litro(s) de Água gelada(s)

Molho

  • 2 xícara(s) (chá) de caldo de peixe
  • 1/2 xícara(s) (chá) de shoyu
  • 1 xícara(s) (café) de saquê mirim
  • 1/4 xícara(s) (chá) de nabo ralado(s)

Modo de preparo

Corte a cebola em rodelas e depois corte-as no meio espetando um palito para os anéis não se separarem. Corte a cenoura em fatias finas de 7 cm x 3m. Corte o pimentão em fatias de 7 cm x 3 cm. Corte a vagem ao meio sem separá-la totalmente, deixando 1 cm na base. Corte a abóbora japonesa em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Corte a batata doce em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Tire as pontas da ervilha torta e o fiapo fibroso que fica na lateral. Corte a berinjela em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Corte a couve-flor em talos de 7 cm. Corte o brócolis em talos de 7 cm. Limpe e tire a casca do camarão e faça três cortes horizontais na barriga para que ele fique reto na hora de fritar.

Massa

Bata o ovo levemente. Misture a água gelada com o ovo. Acrescente a farinha sem diluí-la totalmente, deixando-a empelotada. Passe os legumes e o camarão levemente na farinha, em seguida na massa e frite-os em óleo quente (180º C) por 1 a 3 minutos até que fiquem ligeiramente dourados. Retire os alimentos do óleo e deixe-os escorrer em uma grade, você poderá improvisar um escorredor de frituras com seu escorredor de louças. O papel deixará o tempurá encharcado.

Molho

Misture o caldo de peixe, o shoyu e o sake mirim e aqueça-os em uma panela. Antes de servir acrescente o nabo ralado.

Dica:
- Para se fazer um bom tempurá é importante que a água esteja bem gelada e a farinha não se dissolva totalmente, ficando empelotada.
- A massa é a última coisa que deve ser feita.
- Se você não for usá-la completamente, faça apenas meia receita, pois ela não pode ser guardada.
- Para saber se o óleo está na temperatura exata, jogue um pouco de massa. Se ela subir à superfície rapidamente o óleo está no ponto.
- Cuide para que o óleo não esquente demais e queime a massa.
- Ocupe somente um terço da superfície do óleo, para que ele não esfrie.
- Certifique-se que os legumes e os camarões estejam bem secos.
- Para o molho você poderá usar caldo de peixe em tabletes ou em pó.
- Se você quiser um tempurá mais dourado, use mais um ovo.
- Os ingredientes listados são apenas uma sugestão, você poderá usar qualquer tipo de vegetal, peixe ou frutos do mar.

Assuntos relacionados: Asiática Japão Pratos Principais Legumes

Leia Também

4 comentários no Vilaclub

Comente!
Daniel Daniel
Dom, 03/01/2010 - 11h40 - reportar abuso

Esta mesma receita está em muitos outros sites de culinária, com a mesma história e etc, poxa, se não for para fazer algo original ao mesmo a fonte deve ser citada, para evitar problemas jurídicos e ter um pouco de ética, ok?

responder ao comentário
domingos domingos
Qua, 11/11/2009 - 19h17 - reportar abuso

Ola,
so' faltou mostrar a foto...

responder ao comentário
maria elena lopes de mora maria elena lopes de mora
Sáb, 31/10/2009 - 23h36 - reportar abuso

eu gostaria de saber se posso cozinha r os legumes e depois por jjunto com a massa depois fritar essa massa com camaraõ por cima eu tenho q colocar tdos esses legumes posso tirar alguns foi assim q eu comi os legumes misturados na massa arruma a massa em uma escumadeira por cima coloca os camarão depois frita como pastel e coloca p/ escorrer so´q não tinha batata doce nem abobora japonesa e nem pimentão se tnha eu naõ senti o gosto. resp breve por favor fike com deus

responder ao comentário
Marizilda stefano Marizilda stefano
Sex, 11/09/2009 - 15h09 - reportar abuso

Sobre essa receita, gostaria de saber se os legumes são cozidos ou devem ser feitos crus?

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Calcule suas calorias

O que você consumiu no

Ex.: pão de forma, café, açúcar mascavo

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos