Separação e divórcio. Quais os direitos de cada um?

qua, 20/02/2008 - 12h41

separacao e divorcio

Quando o encanto acaba e o relacionamento se desfaz é um momento difícil para todos. Ambas as famílias e amigos sentem a dor da perda. Mas o que fazer na hora de terminar um casamento? Quem fica com o que?

Segundo o advogado Alexandre Cassiano, de São Paulo, o ideal é a separação judicial consensual, na qual os direitos de cada um dos ex-cônjuges estão diretamente ligados ao regime de casamento que foi realizado. "Atualmente, o regime adotado em larga maioria é o da comunhão parcial de bens", explica.

Se o término da relação não for amigável, deve-se ingressar em juízo com ação de separação litigiosa. Caso ele seja consensual, as partes podem até dividir honorários de advogado. Já se for litigiosa, a parte que não puder arcar com honorários advocatícios deverá procurar um profissional do Estado.

Quando o casal tem filhos, então, o divórcio é ainda mais delicado. Além das divisões de bens, existem as decisões em relação à guarda, regime de visitas e pensão alimentícia. "Meu conselho para quem não está feliz no casamento é primeiramente certificar-se da sua decisão, nunca se levar pela emoção", orienta o advogado.

Para o divórcio ser alcançado é preciso completar um ano de homologação em juízo da separação judicial. Se não houver separação judicial, são necessários dois anos após o rompimento.


Fonte - MBPress

288 comentários no Vilaclub

Comente!
eder joaquim correa
ter, 19/08/2014 - 19h21 - reportar abuso

sou casado a 14 anos , estou separando amigavelmente da minha mulher , tenho 2 filhos menores , quero dar todos os direito dela mais nao sei quais sao, qual o valor de pensao? é 30 porcento do salario ada carteira? acabeide de comprar uma casa, mais ela esta financiada, ate hoje so paguei mais ou menos 10 mil reais,mais a casa vale uns 130,000,00, no caso na venda do agio da casa seria 5 meu e 5 dela? eu poderia comprar a parte dela?

responder ao comentário
ericka
sex, 15/08/2014 - 08h51 - reportar abuso

sou casada,mas estou passando por um processo orrivel.preciso de uma orientação .tenho casa e moveis construimos muito antesde ser casar teve dinheiro meu e dele.ele esta maltratando muito minha filha e isso não é de agora faz tempo ele já tem um processo por conta disso quero mim separar porque não aguento mas queria saber sobre a casa se eu tenho direito ou não tenho 4 filhos só um é dele porfavor preciso dessa resposta .

responder ao comentário
fabio
quin, 24/07/2014 - 16h54 - reportar abuso

vivo com uma pessoa a 6 anos, e fizemos um papel de convivência, com separação de bens isso quer dizer que eu não tenho mas direito algum no q e dele nem ele no meu, ou no que construímos antes desse papel ainda tenho direito.

responder ao comentário
geovana
ter, 08/07/2014 - 02h55 - reportar abuso

se um casal se separa é possível um homem ficar com a casa ? Tipo a mulher do meu primo é muito porca, a casa deles é muito suja, chão incardido, louça se não for meu primo ela não lava,ele trabalha das 15hrs as 2hrs, e depois ele descansa, ela não faz almoço, nem janta, ela vive no bar da mãe com a filha de 4 anos de idade, vai pro bar as 7hrs e volta só 23hrs ou 1hr da manhã. Quais os direitos do meu primo ? A casa só tá no nome dele.

responder ao comentário
Naná
quin, 22/05/2014 - 17h08 - reportar abuso

Estou separado já algum tempo, minha és mulher ficou com a casa que mora e mais uma de dois comado e três chamados alugados. fiquei apelas com um carro , como temos uma casinha na praia logo após minha aposentadoria vim mora na casa, só que ela alega que eu não tem direito a nada, pois eu abondonei o lar. tanto fez que tive que sair da casa. Ela trabalhava agora já aposentado mesmo assim não quer me da nada. como devo fazer

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas