Foto - Shutterstock
Sempre acreditamos estar melhor quando acompanhados do que com alguém, mas ao se juntar a uma pessoa é preciso avaliar bem a escolha. Afinal, se for começar um relacionamento que seja com alguém que te deixe segura e feliz. Porque se for para ficar com alguém que só te traz estresse e aborrecimento, com certeza é melhor ficar sozinha.
Para construir um relacionamento saudável é preciso construir uma vida a dois agradável. Ok, sabemos que nem tudo são flores. Mas se entre o casal existe cumplicidade e propósitos em comum, já existem motivos mais do que suficientes para apostar na relação.
Segundo o psicólogo John Gottman há algumas atitudes capazes de criar e fortalecer os laços entre o casal e nós listamos alguns deles. Confira:
1) Identificar e conhecer o universo do parceiro
Casais emocionalmente inteligentes conhecem o universo um do outro e possuem um “mapa do amor” do parceiro. Isto é, conhecem seus gostos e preferências, objetivos, valores, visão de mundo, anseios, temores e esperanças.
Em nossa vida, cada um de nós experimenta o mundo através dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e do território. Assim, criamos nosso mapa interno a partir do mundo externo, mas o que está do lado de fora pode não ser a mesma coisa que está na sua mente e nós tendemos a responder às situações de acordo com o mapa de nossos valores, nossas crenças, memórias e conhecimento cultural.
Por isso que saber quais são as preferências, valores, forças, objetivos e desafios do parceiro é importantíssimo pra uma vida a dois mais tranquila.
2) Você admira seu parceiro?
Existir admiração e respeito entre o casal é fundamental. Até porque, se não há motivação para mudanças e melhorias, provavelmente não há sequer motivação para permanecer juntos. De acordo com o psicólogo, os casais felizes dedicam 5 horas adicionais por semana ao cultivo desses sentimentos. Ou seja, eles disponibilizam seu tempo para o outro. E se você acha que estamos falando de uma linda noite de romance – apesar de ser muito gostoso -, você está enganada. Falamos de pequenos gestos que significam muito: um beijo de chegada ou despedida; conversas de travesseiro, passeios e atividades corriqueiras, porém prazerosas.
3) Tem dado a atenção que seu parceiro merece?
Sentimentos positivos são criados também através de pequenos “lances”, ou formas de chamar a atenção do outro. Um sorriso, uma confidência dividida, um convite para um programa a dois. Voltar-se para o outro significa ficar atento aos “sinais” do parceiro e, claro, respondê-los o quanto. Deixe-se influenciar pela pessoa que você escolheu par ter ao seu lado.
Aqui o apoio tambm é importantíssimo, por isso, divida decisões, negocie concessões e partilhe o poder.
4) Resolva os problemas antes de ir para cama
De acordo com John Gottman, as divergências pontuais e solucionáveis constituem apenas 31% dos conflitos do casal, mas isso não significa que seu potencial para causar estragos seja desprezível. Tudo aquilo que pode ser resolvido deve ser solucionado o quanto antes, a fim de evitar o desgaste desnecessário.
Se o casal não consegue negociar e se comprometer até mesmo para a resolução de questões menores, não irá administrar os conflitos perpétuos. Pense em todas as possibilidade que podem ser feitas para ajudar a resolver o conflito e apresente-as a seu parceiro. Ter uma boa comunicação é vital para a vida a dois.
5) Brigas com prazo de validade
Conflitos eternos podem levar os parceiros a se fecharem em suas posições. Questões perpétuas nunca ou raramente são resolvidas, porém, ao ponderar os motivos da discussão e abrir-se ao diálogo, o casal começa a construir caminho para poder administrá-las de maneira a controlar e reparar os danos já causados ao relacionamento.
Paula Perdiz
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres