Os traços e curvas femininas fazem parte do imaginário de muitos artistas que retratam em telas seu modo de ver os corpos de mulheres. Em muitos casos, essas obras ganham sensualidade e sutileza, por isso também são usadas como objetos de decoração.
Isso acontece justamente com os quadros e azulejos do casal de artistas plásticos Cris Conde e Beto Figueira, que juntos montaram a Katzazulejaria, um simpático espaço no bairro do Jardins, em São Paulo. Os desenhos baseados na imagem do corpo feminino são pintados em conjuntos americanos, painéis e almofadas. Mas são os azulejos que mais trazem a arte da sensualidade para o cotidiano.
Cris é autodidata e trabalha no ramo há 20 anos. "Meu primeiro atelier nasceu em Brasília, depois fui para Tiradentes, Viena e agora estou em São Paulo. Nunca trabalhei com galerias. Sempre apresentei meu trabalho de uma forma muito intimista e ao mesmo tempo profissional. A maior intenção é conhecer pessoalmente o meu público, podendo interagir de forma direta. O que eu mais gosto é poder observar as reações das pessoas diante das minhas peças", diz. Já o seu marido chegou a trabalhar em agências de publicidade. Quando se conheceram, isso há quatro anos, formaram uma dupla de criação e execução das peças em azulejos. Mesmo como trabalho em conjunto, cada azulejo tem influências de cada um.
"Ele possui uma linha própria, focada também no desenho feminino. Digo que o trabalho dele é um pouco erótico, um pouco mais direto que o meu. Afinal é desenho de homem", diz a artista. As peças podem servir de decoração principalmente no quarto do casal. "Indico as mais coloridas, uma referência a sensualidade feminina".
[galeria]
Para Cris, o mais bacana em seu trabalho é observar a reação das peças diante de suas telas e azulejos. Mesmo com desenhos que ressaltam o corpo feminino, ela observa que não há nenhum tipo de preconceito ou problemas em aceitar as peças. "Gosto das formas femininas. Na verdade nunca pensei quando começou o meu interesse por isso. Apenas pinto!". No seu dia-a-dia de artista, o universo feminino e o próprio cotidiano é o que mais a inspira, entretanto ela tem alguns artistas que servem como referência.
"Às vezes tenho até a impressão que os conheci pessoalmente dada a intimidade. Gosto de Matisse, Modigliane, Picasso, Gustav klimt Egon Schiele e Juarez Machado, que adorava quando criança".
As peças estão disponíveis em seu ateliê (Alameda Campinas 1037, Jardins). Encomendas dos azulejos podem ser feitas através do e-mail katzbrasil@gmail.com. Em breve, a dupla vai abrir um showroom no Rio de Janeiro.
Por Juliana Lopes
Como seduzir na cama cada Signo!
Dicas para ter mais prazer no sexo de acordo com cada signo
Metade das mulheres assiste pornô gay, revelam pesquisas
Brinquedos e filmes eróticos para uma sexualidade mais empoderada
8 coisas bizarras que só acontecem na hora H
Mapa do prazer: pesquisa aponta as zonas erógenas de homens e mulheres