Tratamento para tireóide

ter, 19/02/2008 - 13h35

tratamento de tireoide

As mulheres são as maiores vítimas do mau funcionamento da glândula tireóide. Aquelas com hipotireoidismo, ou seja, com forte queda da produção dos hormônios tireoidianos, podem apresentar alterações menstruais, redução da libido, além de dificuldades para engravidar e produzir leite na ocorrência de uma gestação.

“Durante os nove meses de gravidez, é fundamental que a portadora do hipotireoidismo seja acompanhada atentamente também pelo endocrinologista, a fim de garantir um desenvolvimento saudável do bebê. Afinal, a doença é um mal congênito bastante freqüente”, complementa o endocrinologista Flavio Madruga.

Isso significa que se a mãe não se cuidar, o filho pode nascer sem a tireóide ou com disfunções na glândula. Por esse motivo, é fundamental que a criança seja submetida ao tradicional “Teste do Pezinho” antes de deixar a maternidade, uma vez que é por meio dele que os médicos identificam um eventual problema do gênero no recém-nascido.

Já as mulheres com hipertireoidismo, provocado pelo excesso de hormônios tireoidianos, sofrem de sintomas opostos aos apresentados por pacientes que sofrem de hipotireoidismo. Uma de suas causas é a Doença de Graves, que pode provocar, entre outros sinais, uma protuberância no pescoço denominada bócio. “Eu ficava muito ‘elétrica’, acelerada, ansiosa, inquieta, tinha tremores, queda de cabelos, taquicardia, grande perda de peso, atraso menstrual, irritabilidade excessiva e insônia. Não tinha noção do que poderia ser. Até que fiz exames e passei a me tratar”, diz Érika Fidalgo, 46 anos, que descobriu sofrer de hipertireoidismo há seis anos.

Tratamento

Segundo o clínico geral Paulo Olzon Monteiro da Silva, de São Paulo, normalmente as duas disfunções tireoidianas são controladas por medicamentos. “O hipotireoidismo não tem cura e deve ser controlado por meio da reposição hormonal, com dosagem específica para cada caso. Já o hipertireoidismo é tratado com medicamentos antitireoidianos e, em alguns casos, com administração de iodo radioativo. É como se fosse uma cirurgia, mas sem intervenção cirúrgica. O iodo destrói o excesso de hormônios”, atesta.

A cirurgia para retirada da glândula, por sua vez, é restrita aos pacientes com grande aumento do bócio ou suspeita de câncer. “Esses são os casos em que é necessário fazer a intervenção”, conclui.

101 comentários no Vilaclub

Comente!
taleia queiroz de oliveira
sab, 26/07/2014 - 10h21 - reportar abuso

olá bom dia. na verdade tenho uma curiosidade, não tenho essa doença, mais conheço algumas pessoas q tem, e eu fiquei sabendo que quem toma essa dose de iodo não pode ter relação sexual, achei isso meio absurdo mais como eu sou leiga no assunto resolvi perguntar pra alguém que realmente entenda, e então isso é verdade?

responder ao comentário
Josiane
seg, 14/10/2013 - 10h29 - reportar abuso

Olá, bom dia! Ando com problemas de pressão e, meu médico pediu para que eu fizesse alguns exames. Já marquei o retorno, mas, tem algo que me deixou preocupada e eu gostaria de esclarecer, se assim possível. Meu TSH, diz: VALORES DE REFERÊNCIA: 0400 A 4,00 IU/ML. Meu exame apresentou o seguinte: ths= 3,000 iu/ml. O que isso quer dizer? Desde já, grata pela atenção!

responder ao comentário
Geziane
quin, 04/07/2013 - 21h18 - reportar abuso

Tenho 29 anos e fui fazer um ultrassonografia e estou com um nódulos bilaterais quem me pediu esse exame foi a endocrinologista porque estou com excesso de de peso e não consigo emagrecer

responder ao comentário
silvana
quin, 13/06/2013 - 17h23 - reportar abuso

eu tenho 31 anos descobri a dois meses atras que estou com tireoide fui fazer exames de rotina e la no meu exame estava 8.51 eu emagreci sete quilos em dois meses ando muito irritada muita vontade de chorar minhas unhas quebram faceis to perdendo a vontade de ter relação sexual to muito preocupada mesmo tomando o medicamento nao estou melhorando ando sem apetite alimentando muito mal alguem pode me ajudar ?

responder ao comentário
claudia caetano da silva
seg, 20/05/2013 - 23h34 - reportar abuso

estou preocupada não paro de tremer,é horrivel e acho q também gandotenho fico me afogando sempre é horrivel tenho q ir no médico.

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas