Truques para engravidar - mitos e verdades

ter, 09/08/2011 - 05h09

Truques para engravidar

O sonho de muitas mulheres é engravidar rapidamente, porém muitos boatos e lendas sobre o assunto atrapalham, ao invés de ajudar. Posições certas, alimentação ou remédio? As dúvidas são várias e é por isso que vamos te contar todas as verdades e mentiras sobre como se tornar uma mãe de primeira viagem, rapidinho!

Para quebrar os mitos que englobam esse desejo, conversamos com o Doutor José Bento, ginecologista, autor de três livros sobre a saúde da mulher entre milhares de outras funções. Conhecido como "o médico que toda mulher gostaria de ter", o doutor trabalha nos hospitais Albert Einstein e São Luis desde o início dos anos 80.

Prepare o caderninho com as anotações para não errar nunca mais! Vamos lá:

Ovulação é todo mês?

De acordo com o ginecologista, existem alguns meses do ano em que a mulher não ovula e, por isso, pode não engravidar. "Conforme a mulher vai ficando mais velha, ela não ovula todo mês", conta o doutor. "Com 20 anos se ovula de 10 a 11 vezes no ano, com 40, a mulher ovula de duas a três vezes apenas". Por isso a dificuldade de mulheres com idade mais avançada engravidarem.

Posições: ficar de ponta cabeça? Almofada pra levantar o bumbum?

Esse é talvez o maior tabu entre as mulheres que querem ser mães. Dr. José nos ensina: "Quando o homem vai ejacular, na primeira saída, 90% dos espermas viajam numa velocidade de 40 Km/h". Para termos uma idéia, um maratonista de 100m corre a 37 Km/h, ou seja, o espermatozóide é muito, muito veloz. "Portanto", continua o gineco, "posição alguma garante gravidez. O que pode ajudar, e muito, é durante a relação sexual manter o pênis mais próximo do colo do útero".

Método Billings

Se você já tentou engravidar com certeza já ouviu falar nesse método. É uma maneira indireta de saber se a mulher está ovulando, isso quando o muco cervical aumenta em quantidade, fica filante e transparente no período ovulatório. "Não é 100%. Se a mulher tiver qualquer tipo de corrimento ou alteração no ph vaginal pode dar errado", explica Dr. José. "A melhor maneira de saber o dia da ovulação é através de um ultrassom".

Estresse, ansiedade e férias

"As consequências que o estresse traz podem atrapalhar, mas ele sozinho não faz nada", nos esclarece Dr. Bento. A vida das mulheres atualmente inclui trabalhar, estudar, cuidar de casa e ainda arrumar tempo pra se cuidar, ou seja, é uma correria danada. "Essa ansiedade pode acarretar em aumento de peso, por exemplo, que atrapalha no sonho de se engravidar. "Por mais que se tenha uma vida atribulada, a natureza está conspirando para que a mulher engravide", diz.

Por isso, nas férias existe mais facilidade em se engravidar. "O sol deixa a mulher mais fértil e estimula a glândula hipófise que produz hormônio com mais qualidade. Além disso, nas férias se tem mais relação sexual", conclui.

Cigarro e Álcool

Os hormônios do corpo humano são metabolizados no fígado, portanto, o consumo de álcool e cigarro vai afetar diretamente no desejo de uma gravidez. O ginecologista nos explicou que o principal fator que atrapalha para se ter uma boa fertilidade é a idade, porém, o cigarro e o álcool são inimigos tão ruins quanto.

Alimentação

O especialista nos conta que a mulher deve evitar carboidrato e doce e aumentar a ingestão de nozes, castanha e linhaça. A substância Omega 3 é essencial no cardápio das futuras gestantes.

Tabelinha

Esse antigo método só vai funcionar se a mulher tiver um ciclo regular, ou seja, exato.

Excitação e frequência das relações sexuais

O que também se ouve muito é que ter relações todos os dias diminuem a possibilidade de gravidez. Isso é mito. "Quanto mais relação tiver, mais chance de uma gravidez", conta o doutor. "Assim como quanto mais excitado o casal, mais sangue se concentra na região pélvica, o que também ajuda".

Absorvente interno

Boatos afirmam que introduzir o absorvente interno após a relação impede o espermatozóide de fugir. Essa afirmação poderia ser considerada nos tempos de nossas avós, porém, hoje em dia, com tanta informação que temos sabemos que não tem fundamentação alguma. Assim como o doutor já nos explicou, o espermatozóide, com sua velocidade, já passeia pelo útero logo após a ejaculação do homem.

Teste de ovulação de farmácia

Funciona. O ginecologista explica: "Esse teste mede o aumento do LH, hormônio que aumenta quando se está preste a ovular".

Gel Lubrificante

Gel lubrificante não impede gravidez. "O que pode acontecer é uma alteração no ph vaginal que pode dificultar a entrada do espermatozóide, mas não evitar uma gestação", revela o doutor.


Duchas?

Fazer ducha com bicarbonato de sódio antes da relação para ajudar a engravidar é mito. "Isso só faz diminuir a acidez vaginal", conclui Dr. Bento.

Nem tudo está perdido

Para as mulheres que mesmo depois de todos esses procedimentos não alcançaram um resultado positivo, agradeçam a medicina, pois existem diversos tratamentos hoje em dia para essa conquista.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

7 comentários no Vilaclub

Comente!
Daiane Ingred Fonseca Mendonça
seg, 20/01/2014 - 00h33 - reportar abuso

quero saber onde posso comprar o bicarbonato de sódio?

responder ao comentário
camila
sex, 18/10/2013 - 19h08 - reportar abuso

ai diz que idade e cigarro e álcool prejudica quem quer engravidar e quem esta gravida pra mim isto e mito,tenho uma amiga de 43 anos que esta gravida e fuma e bebe horrores falei com ela dei conselho mas nada adiantou,fiquei com uma raiva danada eu querendo tanto ter um filho e não consigo engravidar e não bebo e nem fumo

responder ao comentário
daniela fernandes rodrigues
ter, 10/04/2012 - 09h59 - reportar abuso

oi bom dia? sou mae de uma menina de 9 anos e estou tentando engravidar de novo a 6 anos e nao consigo e nao uso nada para me previnir oque faço? obrigada

responder ao comentário
Priscila Caldas Batista Vila Verde
sex, 07/10/2011 - 10h49 - reportar abuso

Excelente matéria para quem quer engravidar...

responder ao comentário
claudia
quin, 06/10/2011 - 22h53 - reportar abuso

oi estou tentanto ficar gravida á 8 meses e nao consigo ,tomei mesigyna há 6 anos ,,ja tenho um filho de 8 anos o que fazer por favor me ajuda ...

responder ao comentário
Pamela
sab, 19/01/2013 - 10h39 - reportar abuso

Oi,eu tb tomei mesigyna por 6 anos e já faz 1 ano que estou tentando e nao engravido.Meu medico disse que meu endometrio esta fino por causa que a injecao faz afinar.Ele disse que meu endometrio esta com 5,7m e o normal seria acima de 9mm.Eu tb nao sei o que eu faço.

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas