
foto: Fá Giandoso/Elo7
Para esquentar o seu inverno, que tal fazer uma manta leve, para deixar seu cantinho mais aconchegante e bonito? Aprenda com o tutorial da artesã da Elo7 e professora da eduK, Fá Giandoso!
Neste passo a passo vamos aprender a fazer um dos blocos mais tradicionais do Patchwork: o "Log Cabin". Nesta versão utilizamos o mesmo princípio do bloco, mas de forma mais simples.
Usando somente faixas e flanela para o forro, esta peça é um excelente começo para quem quer dar o ponta pé inicial na confecção de quilts.
Materiais:
- Faixas coloridas de retalhos de diversos comprimentos, mas de mesma largura;
- Quadrados brancos para o centro de cada bloco;
- Flanela para o forro da manta;
- Máquina de costura;
- Tesoura, régua e cortador para patchwork;
- Ferro de passar;
- Fita métrica.
Detalhes importantes:
- Neste tutorial Fá usa margem de costura de 1/4 de polegada (use o pé calcador apropriado de sua máquina ou regule a posição da agulha). Todas as faixas de tecido foram cortadas com 2,5" de largura.
O quadrado inicial e as faixas têm a mesma largura. Ela começou com quadrados de 2,5". Logo, as faixam tinham 2,5" de largura. Você pode usar qualquer medida para esse quadrado inicial (maior ou menor). Lembre-se de que as faixas têm a mesma largura do quadrado inicial.
Comece com 1 quadrado branco de 2,5" (ou a medida que você quiser) e um quadrado de mesma medida estampado. Costure os dois quadrados
Abra toda costura com o ferro. Isso é muito importante para obter blocos uniformes, além de facilitar a união dos mesmos.
Use uma das faixas, circunde o quadrado branco inicial e o costure.
Abra a costura de cada faixa costurada e refile se necessário (corte algum excesso com a régua e cortador).
Coloque a última faixa completando o bloco que "contornou" todo o quadradinho branco inicial.
Usando a linha do quadrado branco como margem, escolha uma medida para refilar seu bloco. No caso desse bloco foi escolhido a medida de duas polegadas, corte o excesso. Isso permite que todos os seus blocos tenham o mesmo tamanho final.
Repita o processo e faça quantos blocos forem necessários para sua manta. Para calcular o tamanho final de sua peça meça o primeiro bloco e calcule quantos serão necessários para "preencher" a área final. Nesse tutorial fiz apenas quatro blocos para explicar a técnica. Faixas mais largas, blocos maiores.
Una todos os blocos por faixas horizontais. Depois, una essas faixas entre si e forme sua peça final.
Com a ajuda de uma fita métrica, meça a peça final (que pode ser quadrada ou retangular, como você preferir e projetar). Calcule o tamanho do forro de flanela que deve ser cortado na medida exata do topo do trabalho (blocos unidos).
Direito da flanela com direito do topo, una ambas partes com a ajuda de alfinetes. Comece a costura pelo centro e deixe um pequeno buraco para virar a peça do lado direito.
Após costurar, lembre-se de cortar os quatro cantos do trabalho (apenas uma pontinha, não corte as pontas costuradas, somente o excesso).
Vire a peça para o lado direito. Se necessário, use uma agulha de tricô ou um lápis para acertar as pontas (o excesso de tecido cortado na etapa anterior faz com que os cantos fiquem menos volumosos). Dê formato na peça com o ferro de passar e coloque as bordas da parte descosturada para dentro da peça. Se desejar, alfinete esse buraco do trabalho.
Costure bem na pontinha para fechar o buraco e contorne toda a peça. Se desejar você pode "ecoar" essa costura por mais algumas vezes o que deixará os cantos de seu trabalho mais firmes.
Sua manta dupla face está pronta! Você pode usar muitos retalhos e fazer uma peça bem alegre como essa amostra!
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15 Por Jessica Moraes